Desde dezembro de 2005, a capital mineira possui um dos museus mais interessantes e completos do país, o Museu de Artes e Ofícios.
Localizado em região bastante central, na Praça Rui Barbosa, 600, mais conhecida como Praça da Estação, é uma atração que, com certeza, qualquer visitante terá facilidade em incluir no seu roteiro por Belo Horizonte.
Com 9.000 m², o edifício construído em 1922, abriga um importante acervo com mais de 2.000 peças dos Séculos XVIII ao XX.
As peças em exposição foram utilizadas nas mais diversas profissões e assim contam a história da evolução do trabalho no Brasil.
Ao entrar no hall do museu já temos uma idéia do que nos aguarda, a história preservada com muita tradição, respeito e profissionalismo.
O acervo teve início a partir da coleção particular do engenheiro Flávio Gutierrez, que circulou pelo Brasil no Século XX, e foi adquirindo o que considerava mais importante a fim de que a história fosse contada em detalhes.
A exposição destinada aos Ofícios Ambulantes mostra os utensílios e ferramentas utilizados pelos vendedores ou prestadores de serviços ambulantes.
Na exposição dos Ofícios da Mineração, os objetos eram utilizados em garimpos e minas, principalmente as de ouro.
Logo abaixo, os crivos, equipamentos utilizados pelos ourives para a separação de gemas em tamanhos e quilates diferentes, preferencialmente diamantes. Portanto, daí veio a famosa expressão: “Passar pelo crivo”.
Em seguida, dois exemplos de Ofícios do Comércio, só para ilustrar, uma antiga farmácia ou botica e um armazém de secos e molhados, mais conhecido como venda.
O Museu de Artes e Ofícios possui uma área externa, onde ficam os equipamentos de porte maior.
Para acessá-la, o visitante precisa atravessar um túnel que passa por baixo dos trilhos de uma estação que corta o museu ao meio.
É bem interessante visitar o museu e ver através das paredes de vidro os trens chegando e partindo.
Neste segundo prédio, encontramos um espaço chamado Jardim das Energias, onde é exibida uma coleção destinada a contar a história da energia no período antes da industrialização.
Vários objetos eram movidos à força humana, por escravos, ou força animal, por bois e cavalos.
Lá encontrei dois alambiques, em pedra sabão e cobre, dos Séculos XVIII e XIX, utilizados na produção de cachaça artesanal
O Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte é um espaço cultural criado para contar a história e as relações sociais advindas do trabalho no Brasil e cumpre muitíssimo bem esta missão.
Um trabalho maravilhoso de preservação de parte importante da nossa história e ao alcance de todos gratuitamente.
Não deixe de conhecer também algumas das atrações mais importantes da capital mineira, confira as dicas em 8 motivos para se apaixonar por BH.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo Pequenos Grandes Viajantes com o tema Viagem pela História. Venha viajar com os outros blogueiros, acessando os posts abaixo:
Viajante Móvel: O que fazer em Rouen, capital histórica da Normandia.
Across The Universe: Tudo sobre a visita ao Memorial JK, em Brasília
Vamos viajar pra onde agora: Viagem pela história do Brasil
Viajante Econômica: Museu do Café conta a história do grão no Brasil
Experiência Barbara – O que fazer na cidade histórica de São João del Rei
Vamos Por Aí – Walking Tour Berlim: Conheça a história da cidade
Entre Mochilas e Malinhas – Palácio Quitandinha em Petrópolis: um pedaço da História do Brasil
Uma Viagem Diferente – 15 Cidades Históricas do Brasil para conhecer
6 Viajantes – Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu
Chicas Lokas na Estrada- Uma viagem na história do Brasil por Minas Gerais
Blog Dani Turismo – As Ruínas Maias: Chichén Itza, Tulum, Cobá e Uxmal
- Plaza de Bolívar, em Bogotá, Colômbia - 8 de março de 2025
- Castelo Brown, em Portofino, Ligúria, Itália - 8 de fevereiro de 2025
- Gênova a Portofino de trem, Itália - 30 de janeiro de 2025
Pingback: Museu do Café conta a história do grão no Brasil - Viajante Econômica
Pingback: História do Brasil por Minas Gerais | Chicas Lokas na Estrada | Dicas de viagem
Pingback: Across the Universe | Tudo sobre a visita ao Memorial JK, em Brasília
Umas das coisas mais legais de Belo Horizonte é que diversos dos seus museus são gratuitos. Não tem desculpa para não aprender mais sobre nossa história, né?
Exatamente, Bárbara, só não conhece quem não se interessa mesmo. São muitos museus maravilhosos e gratuitos que temos aqui. Beijos.
Pingback: 15 Cidades Históricas do Brasil para Conhecer - Uma Viagem Diferente
Adorei o acervo do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte! Não conhecia e fiquei bastante impressionada com a riqueza de peças que contam a história de muitos brasileiros que trabalharam um dia com esse maquinários. Parabéns pela escolha. Quero conhecer! Beijos
Vou te levar lá quando vier à BH, amiga, faço questão de apresentá-lo à você pessoalmente, rsrs. Beijos.
Que bacana Gi esse museu de artes e oficios de Belo Horizonte. Fiquei apaixonada por esse hall, coisa mais linda ! Parabéns lindo seu post
Muito obrigada, Hebe, que bom que gostou do post. Beijo.
Que museu maravilhoso. É verdadeira história e escola vivas! Não cheguei a visitar esse Museu de Artes e Ofícios . Dica mais que anotada para visitar na minha próxima viagem a Belo Horizonte. Amei saber dele. Que prédio lindo e que riqueza de acervo.
É um prédio belíssimo mesmo, Lúcio, o acervo então, nem se fala. Uma das atrações mais interessantes em BH atualmente, super recomendo.
Conhecer a evolução do trabalho no Brasil deve ser tudo de bom! Já anotei a dica para quando retornar a Belo Horizonte. Ótima escolha
Vai gostar muito desse museu, Carol, não perca mesmo quando vier novamente à BH. Beijão.
Eu adoro essa edificação, mas ainda não fui conhecer o Museu de Artes e Ofícios. Uma vergonha para quem nasceu em Belo Horizonte, kkk. Adorei as dicas e vou seguí-las quando voltar em BH.
Vale muito a pena sim, Angela, não deixe de conhecer quando vier à BH. Bom saber que você é daqui. Grande beijo.
Belo Horizonte é cheia de opções culturais e históricas. Adoro cidades assim e estou louca para conhecer o museu de artes e ofícios de Belo Horizonte 🙂
Não deixe de conhecer mesmo, vai amar, Mairim. Grande beijo.
Oi Gisele, que texto show! Concordo com você, que o Museu de Artes e Ofícios seja um dos museus mais interessantes e completos do país. Amo este museu, uma verdadeira viagem pela nossa história, pelos ofícios e tantas artes do saber fazer e desenvolvimento das técnicas relacionadas aos ofícios e profissões. Obrigada por compartilhar!
Eu que agradeço pela visita aqui, Deyse, grande beijo.
Que museu interessante, quando estive em BH em dezembro não cheguei a visitar o Museu de Artes e Ofícios. Uma exposição que nos traz bastante informação sobre a cultura mineira, artesanato em geral e claro, história. Visitarei na próxima vez.
Faça isto, Leo, vale muito a pena visitar este museu super completo em BH. Abraço.
uau fiquei impressionada com esse museu de arte e oficios, nao fazia ideia q existia isso em BH!!! otima dica 🙂
Bem bacana este museu mesmo, Ma, não deixe de conhecer se tiver oportunidade. Obrigada.
UAUUUUUU!! Que Delícia de Museu! O dia que eu for a BH vou com certeza! Eu AMO museu, e esse parece MARAVILHOSO!
É maravilhoso mesmo, Cíntia, não perca a chance de conhecer, vai amar. Beijo.
Não conheci ainda o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte , mas agora que voltei a morar em Minas Gerais , com certeza vou lá conferir essa sua dica. Aqui em casa todos nós gostamos muito de visitar museus.
Aqui em casa também amamos museus, Sil, e este é um que vale muito a pena conferir. Não deixe de ir mesmo. Beijos.
Belo Horizonte me surpreendeu em termos de museus, todos que visitei foram incríveis e nem via a hora passar. Infelizmente não conheci esse Museu de Artes e Ofícios, o que é uma pena pois parece maravilhoso. Com certeza deixarei anotado para a próxima visita.
Vindo à BH, Juliana, não deixe de incluir este museu em seu roteiro, é bem legal. Obrigada.
Super rico e diverso o acervo do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, certamente um lugar pra aprender muito sobre a História do nosso país sob o ponto de vista dos diversos tipos de trabalho. E de graça então, imperdível.
É imperdível mesmo, Fabíola, vindo à BH não deixe de conhecer este belíssimo museu. Obrigada.
Sou de BH e não sei dizer o motivo pelo qual ainda não visitei o museu. Fiquei surpresa com a diversidade das obras. Vou visitá-lo assim que reabrir. Amei seu post.
Oi, Tábata, precisa conhecer mesmo, é uma das atrações mais interessantes em nossa cidade. Beijos e muito obrigada.
Belo Horizonte me surpreende a cada dia pelos posts que leio, eu não imaginava tanta riqueza cultural. Esse museu de Artes e Ofícios deve ser incrível . Só a arquitetura dele já me deixou apaixonada e curiosa para conhecer. Ótimo post !
Belo Horizonte tem muita história para contar mesmo, Noélia, não deixe de visitar este museu quando vier à BH, vale muito a pena conhecer. Beijos.
Nunca fui a Belo Horizonte mas colocarei o Museu de Artes e Ofícios na minha lista do que visitar na cidade. Adorei as informações e instalações, muito interessante o projeto do Museu.
É bem bacana mesmo, Victoria, vindo à BH, não perca. Obrigada!
Adoro um museu e esse parece muito interessante! Um tour por Belo Horizonte está nos meus planos há tempos, já vou incluir o Museu de Artes e Ofícios na lista do que visitar. E adorei saber a origem da expressão “passar pelo crivo” – amo aprender essas curiosidades da nossa língua!
Você vai adorar conhecer, tanto quanto eu, Cíntia. Não perca mesmo, as crianças também vão gostar bastante, porque é muito interessante. Beijos.
O trabalho enobrece a alma humana! Essa frase é tão real! Genial o governo abrir um espaço como uma grande vitrine para exemplificar o início do trabalho no Brasil. Imagina na época colonial, sem energia elétrica?! Se hoje, a gente já fica louco da vida quando falta a luz, imagina se submeter a tantas dificuldades para exercer um ofício sem as facilidades da energia elétrica.
Não vamos nem imaginar, Dani, deve ter sido mesmo uma loucura, rsrs. Obrigada pela visita, volte sempre!
Moro em BH e só ano passado visitei esse fantástico museu!
Vale muito a pena conhecê-lo!
Também moro em BH e só ano passado que visitei também, mas pretendo voltar mais vezes. Obrigada.
Adorei saber como é o interior do Museu de Artes e Oficios de Belo Horizonte. Eu, quando fui para BH só passei em frente mas não entrei! Com certeza irei qndo voltar pra BH após pandemia.
Vá mesmo, Diego, tenho certeza de que irá gostar muito. Abraço.
“Beagá” tem um lugar muito especial em meu coração. Amei conhecer o museu através de você e preciso ir conhecê-lo pessoalmente e “respirar” essa parte da história.
Obs.: Adorei saber sobre o “passar pelo crivo”, nunca tinha ouvido falar.
Oi, Aline, bom saber que gosta de BH, quando vier novamente à capital mineira, não deixe de ver de perto este acervo maravilhoso do Museu de Artes e Ofícios. Obrigada, beijos.
To aqui tentando entender porque nunca tive a ideia de conhecer o Museu de Artes e oficios em nenhuma das minhas visitas a Belo Horizonte. Me parece muito bacana
É bem bacana sim, Polliana, na próxima faça uma visita, vai gostar muito. Obrigada, beijos.
O Museu de Artes e Ofícios de BH é mesmo imperdível. Espero ter tempo para visitar. Grata Gisele.
Se não tiver tido tempo nesta visita à BH, não perca na próxima. Beijos.
O Museu de Artes e Ofícios já reabriu? (No Google diz que está temporariamente fechado)
Oi, Evandro, sim, no momento o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte se encontra fechado sem previsão de abertura. Obrigada pela visita.