América do Sul

O melhor barreado de Morretes, Paraná

Onde comer o melhor barreado de Morretes? Esta é uma boa pergunta para quem quer provar este prato delicioso e super tradicional da culinária regional paranaense, quando estiver na cidade.

Depois da minha experiência culinária na cidade, não tenho a menor dúvida de que o melhor barreado de Morretes é no Restaurante Madalozo.

O Restaurante Madalozo fica localizado às margens do Rio Nhundiaquara, em um amplo espaço, inaugurado em meados de 1978 pelo fundador Sr. Honilson Fabris Madalozo, e até hoje é administrado pela sua família.

Endereço: Rua Almirante Frederico de Oliveira, 16, Centro
Morretes – Paraná

Restaurante Madalozo às margens do Rio Nhundiaquara

Conheci o Restaurante Madalozo em um passeio que fiz à Morretes com a turma de blogueiros do Encontro da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, que ocorreu em novembro/18, em Curitiba.

Restaurante Madalozo, Morretes

O restaurante nos ofereceu um almoço super completo e a oportunidade de conhecermos esta iguaria, tão tradicional e deliciosa, da culinária paranaense.

Demonstração do preparo do barreado de Morretes

Assista o vídeo abaixo e veja como foi a explicação sobre o Barreado de Morretes, muito legal mesmo.

Apresentação do Barreado

Fomos servidos das duas maneiras de comer o barreado, com e sem farinha, frutos do mar, banana recheada com barreado, bebidas não alcóolicas e sorvete, um cardápio muito especial.

O Barreado servido sem farinha
O Barreado com farinha e arroz branco soltinho

O barreado é um prato que tem origem nos tempos do Brasil império e o preparo é feito em uma panela grande de barro, com tampa que é vedada com o “barro”, uma mistura de farinha e água, daí deriva o nome.

Os ingredientes do prato são carne de boi de segunda, bacon, cebolas, dentes de alho, louro, cominho, cheiro verde, sal a gosto e muitas horas de fogo para que tudo desmanche e fique bem saboroso.

O barreado de Morretes sem farinha

O barreado é um prato que eu tinha muita vontade de experimentar, e apesar de ter uma aparência bem estranha e até feia, eu adorei.

O sabor é intenso e a farinha confere ao prato uma textura parecida com o pirão de peixe, que eu também adoro. Recomendo!

Morretes está de parabéns com esta tradição deliciosa que o Restaurante Madalozo se esforça para preservar.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva #culinariaregional, onde vários blogueiros contam suas experiências gastronômicas regionais pelo mundo. Confira, porque os posts estão deliciosos, rsrs…

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

  • Fui em Morretes em 2017 e é bem como você descreve, a aparência feia do barreado esconde um sabor muito bom.
    E o legal é que eles explicam a origem, o que desperta ainda mais a curiosidade para provar.

    • Exatamente, Andréa, quem vê não imagina o quanto é saboroso, além da tradição, não é? Obrigada pela visita, beijos.

  • Que saudades desse passeio. Foi ótimo conhecer Morretes e esse barreado estava uma delícia! Adorei experimentar este prato.

    • É verdade, Diego, você estava lá. Delicioso o barreado, um prato bem substancioso, com banana então, fica sensacional. Abração.

  • Faz tempo que sou louca pra experimentar o barreado e também para fazer esse passeio até Morretes. Na última vez que estive em Curitiba (a única vez adulta), estava a caminho de lá, mas o trem da frente descarrilou e tivemos que voltar! Mas um dia sai o passeio com almoço!

    • Que pena, Fernanda, aí dá pra ficar com mais vontade ainda, não é? Torcendo aqui pra que você volte logo e experimente o delicioso barreado. Beijão!

  • Adoro estes pratos que trazem consigo o sabor da história! Confesso que tenho muita vontade de experimentar, já que na vez que fui a Curitiba não me atentei a esta especialidade paranaense!

    • Oi Emília, precisa experimentar o barreado, é muito gostoso e só de ser uma iguaria regional super tradicional, merece mesmo uma conferida. Garanto que vai gostar. Beijo!

  • Eu já comi o barreado quando fui a Morretes e gostei demais. Fiquei com água na boca lendo seu texto e vendo as fotos!!!

    • Obrigada, Mariana, e eu fiquei com água na boca fazendo o post. O barreado é uma delícia, uma tradição culinária que não pode se perder nunca. Grande beijo!

  • Tantas experiências maravilhosas num só passeio: conhecer a charmosa cidade de Morretes, rodar pela Serra da Graciosa, andar num trem histórico e ainda provar um prato típico da região. Muito bom!

    • Falou tudo, Edileia, esta é a verdadeira essência de visitar Morretes partindo de Curitiba, é um passeio completo. Grande beijo.

  • Eu como de tudo, não tenho problema algum com qualquer espécie 'animal' e sou totalmente aberta a experimentar novos sabores, mas uma coisa que eu não gosto mesmo é de cominho. Vi que é um dos ingredientes do barreado, eu acho que ele se apropria de todos os outros sabores entende? Você sentiu o sabor forte dele ou é numa quantidade que não domina? Pergunto porque quero muito experimentar o barreado e já quero saber o que posso encontrar. Adorei o post :)

    • Oi Cynara, eu não senti gosto forte de cominho no Barreado que experimentei, mas cada um tem um paladar e sensibilidade para ingredientes. Eu adoro coentro e conheço pessoas que detestam, rsrs.
      Precisa provar para sentir se o gosto te agrada ou não, e caso não te agrade, pode ficar com a parte de frutos do mar que o Restaurante Madalozo oferece também.
      Depois me conte a sua experiência, agora fiquei curiosa para saber se vai gostar também. Grande beijo.

  • Ahhh eu partilhei essa mesa e esse barreado com você! Amo experimentar a culinária local, amo essa vivência! Não abro mão de um prato típico e não dá pra ir a Morretes sem provar o barreado!

    • É verdade, Klécia, compartilhamos o melhor barreado de Morretes, hahaha. Foi muito bom, que vontade de experimentar de novo, vamos?

  • Esse barreado é mesmo delicioso!!! Ler seu post me deixou morrendo de saudades dessa trip e também do barreado

  • Que delícia só de lembrar do sabor do barreado! Realmente, a aparência do barreado não nos apeteceu quando colocaram à mesa pra gente. Porém, o cheiro era muito bom e, enfim, experimentamos...muito delicioso! Minha filha, com 2 aninhos na época, comeu horrores!!!! Não fui a esse restaurante, mas em uma próxima visita a Morretes, experimentarei o barreado de lá! Adorei a dica!

    • Experimente sim, Deyse, é um dos melhores restaurantes que servem a especialidade em Morretes. O barreado é realmente delicioso, fiquei fã. Grande beijo.

Recent Posts

eSIM Internacional: O Futuro das Conexões Móveis ao Redor do Mundo

Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…

2 dias ago

Visita à Torre Grimaldina no Palazzo Ducale, em Gênova

Fizemos uma visita à Torre Grimaldina, quando fomos conhecer o Palazzo Ducale, em Gênova, Itália,…

2 meses ago

Praças de Mendoza, refúgios da cidade

Bem vindo(a) à Mendoza, uma cidade encantadora onde praças pitorescas são o coração pulsante da…

3 meses ago

Santissima Annunziata del Vastato, Gênova

A Basilica della Santissima Annunziata del Vastato é uma igreja localizada em Gênova, Ligúria, Itália.…

3 meses ago

Museu Arte Nova de Aveiro

Chegando ao encantador Museu Arte Nova de Aveiro Foi uma ótima decisão termos escolhido Aveiro…

4 meses ago

O que fazer em Jundiaí em 3 dias

O que fazer em Jundiaí em 3 dias é o roteiro de uma Press Trip deliciosa…

5 meses ago