O que fazer em Niterói em um fim de semana sugere algumas das inúmeras opções para aproveitar bem a antiga capital fluminense, que tem muito a oferecer à todos os visitantes.
Caso tenha oportunidade de visitar Niterói, mas não tem muito tempo disponível, talvez só um fim de semana, confira abaixo nossas dicas e selecione a que mais te agrada e aproveite cada minuto neste destino especial.
Para chegar à Niterói partindo da cidade do Rio de Janeiro, muito provavelmente você passará pela Ponte Rio-Niterói, de carro ou de balsa.
De carro ou balsa conseguimos contemplar toda a grandiosidade da Ponte Rio-Niterói, com seus 72 metros de altura, 27 metros de largura e 13.290 metros de comprimento.
A Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 1974 e na época era a segunda maior ponte do mundo.
Atualmente ela detém os títulos de maior ponte do hemisfério sul em concreto protendido e a maior da América Latina, ou seja, uma obra de engenharia de enorme projeção e grande importância.
Com a construção do MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Oscar Niemeyer projetou a cidade para o Brasil e o Mundo.
Construído no mirante da Boa Viagem, projetado para a belíssima orla marítima, atualmente é um dos pontos turísticos mais importantes do Rio de Janeiro e do Brasil.
Inaugurado em setembro de 1996, atrai inúmeros visitantes em busca de seu importante acervo e de suas curvas arquitetônicas, marca registrada do ilutre arquiteto Oscar Niemeyer.
Horários de funcionamento: De terça à domingo, das 10h às 18h. Não abre às segundas.
Inaugurado em 1976, o Parque da Cidade de Niterói é um dos melhores locais para apreciar toda a beleza da região, se tornando uma das atrações mais importantes da cidade.
Além de ser uma área de proteção ambiental, possui um pequeno bar e uma rampa disputada para o melhor momento do dia, o por do sol imbatível.
No dia que o visitei, ocorreu até um pedido de casamento, aplaudido por vários, foi emocionante e lindo.
Horários de funcionamento: Diariamente das 7h às 18:00h, sendo que no verão funciona até às 19:00h. O acesso é gratuito.
O Solar do Jambeiro é um antigo casarão, conhecido nos tempos áureos como Palacete Bartholdy, sobrenome de um dos ricos proprietários, que residiu com sua família na propriedade.
Foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por solicitação da família, com o objetivo de preservar a propriedade.
Atualmente abriga um importante Centro Cultural, além de possuir também um ótimo restaurante. Vale a pena conhecer esta relíquia na cidade.
Horários de funcionamento: De terça à sexta das 13h às 18h, sábados e domingos das 10h às 18h. O jardim funciona de terça à domingo das 9h às 18h.
Esta linda ilha, ligada ao continente por uma ponte, abriga algumas interessantes construções históricas, entre elas a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Além de sua importância histórica, a visita à ilha presenteia o visitante com uma belíssima vista da baía de Guanabara.
Informações sobre agendamentos e horários de visitas no Disque Turismo 0800-2827755.
Chegamos à minha parte preferida de Niterói, “Nikiti” para os íntimos e já me sinto tão íntima, rsrs.
Toda vez que vou à cidade visitar minha irmã e sua família, sempre faço questão de visitar pelo menos alguma de suas lindas praias.
E são lindas mesmo, e limpas, com águas próprias para banho. Portanto, é muita diversão garantida e por isto está entre as minhas mais categóricas recomendações.
Dentre as minhas preferidas, sugiro as praias de Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga e a Prainha, que é uma extensão desta última, logo após uma grande pedra, um pouco mais popular, mas muito linda.
Confira abaixo as fotos de cada uma e eleja também a sua preferida para passar ótimos momentos de relaxamento e descontração. E aproveite!
A Débora do blog Diário de Uma Viajante nos trás outra dica de praia muito legal na região, confira em O que fazer em Itaipuaçu, vale a pena conferir!
Com um lindo costão, a Praia de Itacoatiara tem uma das mais famosas trilhas de Niterói e é esta que recomendo, principalmente por causa da vista maravilhosa no final do percurso.
Existem outras trilhas que chamam a atenção também e merecem ser conhecidas, talvez em outra oportunidade e com mais tempo.
São elas: Pedra do Elefante, Morro das Andorinhas, Travessia Tupinambá, Enseada do Bananal, Morro do Santo Inácio e Morro do Morcego.
Ou seja, o que não falta é trilha em Niterói, e com certeza, uma delas irá te encantar.
Caso seja um(a) apreciador(a) de trilhas e está no Rio de Janeiro, que tal escolher alguma para curtir também? A Débora Santiago do blog Diário de uma viajante indica 10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro. Faça sua escolha e aproveite!
Niterói é famosa pela belíssima vista para a Cidade Maravilhosa, e o título é merecidíssimo.
Seja da orla da Praia de Icaraí, do MAC – Museu de Arte Contemporânea ou de vários outros pontos da cidade. O Rio estará sempre emoldurado pelo azul do céu e do mar.
E palmas para Niterói que o apresenta tão bem aos seus visitantes, que com certeza desejarão retornar à “Cidade Sorriso”, como Nikiti City também é conhecida.
Aliás, o título de “Cidade Sorriso” se deve ao fato de que Niterói é a cidade que possui os melhores indicadores sociais do estado, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade).
Além de possuir grandes belezas naturais, patrimônios arquitetônicos projetados por Oscar Niemeyer e serviços de qualidade para a população.
E tem mais, no IDL de 2017, Niterói ficou em 4º lugar no ranking nacional e a 1ª do estado das melhores cidades para envelhecer.
Niterói merece mesmo o título de “Cidade Sorriso”, agora só falta você incluí-la em sua lista de destinos visitados.
Confira também as dicas de Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te receber.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva com o tema “O que fazer em…”, confira abaixo as dicas das blogueiras amigas, vale a pena!
Expedições em Família – O que fazer em São Miguel das Missões
Viajando com a Cintia – O que fazer em São Miguel das Missões
Entre Mochilas e Malinhas – O que fazer em Santo Antonio do Pinhal, na serra da Mantiqueira
3 Gerações e 1 Mala – O que fazer em Pádua – Roteiro de 1 dia
Mystras – O que fazer em São Nicolau
6viajantes – O que fazer no Deserto do Atacama com criança
LeydsViaja – O que fazer em quatro dias no Jalapão: fervedouros, cachoeiras, dunas e muito mais
CincoCantos – O que fazer em Valleta, Malta
Só Penso em Viajar – O que fazer em Budapeste – Hungria
Disney e outros Destinos Incríveis – O que fazer em Orlando fora dos parques e outlets
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Oi Gi, adorei ler sobre a sua visão da minha cidade, às vezes como moradores não enxergamos as coisas da mesma forma né?
Gostei de ver você falando das trilhas, eu adoro fazer a trilha do Morro das Andorinhas e ver Itacoatiara de cima. A trilha do Costão tá cada vez mais impossível! O povo vem de bonde pra subir. Tem ficado com fila todo fim de semana. Eu vejo sempre porque faz parte do meu percurso de corrida de todo domingo.
Nikiti é mesmo uma beleza, a gente reclama de um monte de coisas, mas essa cidade é especial! Adorei!
Bjs,
Mari
Imagino como deve ser bom morar em Niterói, Mari, claro que a gente sempre reclama da cidade onde mora e costuma gostar das que a gente vai a passeio. Mas como tenho uma irmã que mora lá e gosta muito, tenho este retorno dela como sendo uma cidade muito legal mesmo.
E sem falar nas belezas naturais, que as fotos do post não negam.
Amei seu feed back, principalmente por poder falar de carteirinha sobre Nikiti.
Grande beijo e muito obrigada.
Adorei saber mais sobre Niterói. Já visitei o Rio várias vezes e já atravessei a ponte Rio-Niterói, mas não sabia sobre as atrações e as lindas praias. Já coloquei aqui na lista para uma próxima ida ao Rio!
Que ótimo, Cíntia, vai adorar visitar a cidade e conhecer seus melhores pontos turísticos. Que bom que gostou da dica. Beijos.
Amei as dicas! Morei a vida inteira no Rio e vendo seu post me dei conta que mal conheço Niterói.
Adorei a indicação do Solar do Jambeiro, entrou na minha lista de lugares à conhecer com certeza!
Realmente Niterói costuma ser uma grande surpresa até para quem vive ou viveu no Rio, Ingrid. Mas sempre há tempo para reverter isto, não é?
O Solar do Jambeiro é uma das atrações que mais gostei na cidade também. Não perca mesmo. Beijos.
Quantos passeios incríveis para fazer em um fim de semana em Niterói. São todos passeios que muito apreciamos e o meu sonho de consumo é o Museu de Arte Contemporânea que ainda não conheço. E o por do sol, que coisa mais linda. Amei. Ótimo texto com dicas incríveis.
Muito obrigada, Deyse, tenho certeza de que irá gostar muito. E como boa mineira, vai aproveitar muito as lindas praias. Grande beijo.
Nossa! Preciso explorar mais minha vizinha! Conheço tão pouco dessa cidade linda!
Precisa mesmo, Daniela, se está tão pertinho, aproveite, menina, se jogue em tudo que Nikiti oferece de bom. E não é pouca coisa, haha. Beijos.
Ao ler esse post descobri que preciso voltar! Eu adoro Niterói. Achei a Praia de Camboinhas linda, com uma vista incrível do Rio de Janeiro. A Ponte Rio-Niterói faz parte da minha infância. Então, viajei ao ler essas dicas. Vi que deixei de conhecer muitas coisas legais. Amei esse post.
Que legal, Angela, então precisa voltar mesmo e conhecer tudo que Niterói tem a oferecer. Grande beijo e obrigada.
Eu só passei pela ponte, mas nunca fui na cidade, adorei. Achei uma ótima opção para dar uma esticada no roteiro em uma estada no Rio de Janeiro.
Isso mesmo, Andrea, é ótimo para conhecer um pouco mais da região, você vai gostar. Obrigada. Beijos.
8 maravilhosas e bem-vindas dicas do que fazer em Niterói em um fim de semana!! Ponte Rio/ Niterói, MAC ( esplêndido), praias, parques, ..., quantas atrações!! Ótimo blog!!
Muito obrigada, Tamara, fico muito feliz que tenha gostado das dicas. Beijos.
Nunca fui a Niterói. Mas fiquei morrendo de vontade de conhecer! Adorei o post
Obrigada, Caroline, vai gostar muito quando for. Beijos.
Adorei o post!! Não sabia que tinham tantas coisas legais para fazer/conhecer em Niterói...
Sim, Leyds, tem muita coisa legal para se fazer em Niterói. Obrigada pela visita, beijos.