Ir à Ouro Preto fazendo um bate e volta de Belo Horizonte é programa que vários turistas que vão à capital mineira não deixam de fazer.
Hoje o Destinos por onde andei… está participando de uma Blogagem Coletiva com vários outros blogs amigos, com dicas de bate e volta para ajudar quem não se programou neste feriado, mas ainda assim, quer aproveitar o descanso curtindo outros ares.
Minha sugestão é Ouro Preto que fica a 98 Km de Belo Horizonte e é um dos destinos mais procurados para um bate e volta ou mesmo para um fim de semana ou feriado prolongado, que seria o ideal, mas não tendo se programado ou com pouco tempo, dá para aproveitar bastante do que esta cidade, que é Patrimônio Histórico da Humanidade, tem a oferecer. Então vamos lá?
E na Capital Mineira, não deixe de conhecer o Mercado Central de BH, vale muito a pena.
O que fazer em Ouro Preto em um bate e volta de BH
A primeira coisa a se fazer é sentir o clima da cidade, com suas montanhas e o casario, perambulando por suas estreitas ruas e vielas e vasculhar cada cantinho, cada lojinha, comércio e construções coloniais. Sinta os ares da cidade e aproveite, porque é só o começo.
Casario, igrejas e montanhas. Minas é linda demais!!!
O primeiro lugar que indico, como não poderia deixar de ser, tanto pela localização quanto pelo apelo visual, é a Feira de Pedra Sabão, onde diversos artesãos expõem seus trabalhos, feitos com este material muito encontrado na região de Ouro Preto.
O ponto turístico mais característico de Ouro Preto é a Praça Tiradentes, que fica logo quando você chega á cidade, descendo por uma rua de pedras e com um conjunto arquitetônico maravilhoso, onde se destacam o Museu da Inconfidência de um lado, do lado oposto o Museu de Ciência e Técnica, antiga residência dos Governadores e bem no centro, o monumento à Tiradentes, onde ficou exposta a cabeça do mártir, quando de sua morte, para exibição para a população.
Estátua de Tiradentes e antiga Casa dos Governadores ao fundo
A Praça fica em um grande espaço retangular, em um ponto alto da cidade, para onde convergem várias ruas em pé de moleque e é onde acontecem eventos e shows frequentemente, para deleite dos moradores e turistas que visitam o local.
Praça Tiradentes vista do Museu da Inconfidência
Em frente à estátua está o Museu da Inconfidência que já foi a antiga Casa da Câmara e Cadeia, um imponente edifício da época que se destaca dentre os demais da praça.
Atrás de mim, o belíssimo Museu da Inconfidência
E por falar em museu, Ouro Preto possui alguns bastante expressivos historicamente e o que considero mais imponente e bem cuidado, é o MUSEU DA INCONFIDÊNCIA, que tem o intuito de preservar a memória da Inconfidência Mineira e está localizado na Praça Tiradentes. Possui um espaço destinado a abrigar os restos mortais dos inconfidentes e uma das partes da forca de Tiradentes.
O Museu da Inconfidência , presença marcante na praça Tiradentes
A Casa dos Contos está localizada em um imponente prédio em estilo barroco e é um dos importantes museus de Ouro Preto. Foi residência e “Casa dos Contratos”, destinada ao recolhimento dos impostos, serviu também como prisão de Inconfidentes e “Casa de Fundição e da Moeda”.
Casa dos Contos
Lindas sacadas por todo o prédio
A arquitetura do interior é muito rica em detalhes
Visitar a Casa dos Contos é trazer de volta um passado importante de nossa história e conhecer um dos grandes cenários da Inconfidência Mineira.
As igrejas não podem ser excluídas do passeio e uma das mais importantes é a Igreja de São Francisco de Assis, onde atualmente está instalado o Museu Aleijadinho, já que o espaço definitivo está sendo restaurado. O acervo contempla importantes obras de Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, patrono da Arte no Brasil.
Fachada da Igreja de São Francisco de Assis
Obras de Aleijadinho podem ser vistas também no exterior da igreja e atraem muitos visitantes que ficam admirados com tanta perfeição e riqueza de detalhes.
Outras igrejas também merecem a visitação e chamam a atenção em diversos pontos da cidade.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Onde comer em Ouro Preto Bate e volta de BH
Em Ouro Preto é muito fácil encontrar bons restaurantes, bares, pizzarias, casas de caldos e lanchonetes, tudo perto para fazer um lanchinho, almoço ou jantar. Tive a oportunidade de fazer boas escolhas e sugiro algumas aqui para vocês.
Pizzaria O Passo Pizza Jazz
Instalada em um casarão do Século XVIII e ao lado da Casa dos Contos, serve variadas pizzas e outras sugestões em um cardápio diversificado. Não pedimos pizza e sim um prato de linguiça ao molho de vinho tinto acompanhado de cesta de pães e uma farofinha. Para beber pedimos o delicioso chopp Ouropretana, produzido na região de Ouro Preto.
O casarão onde está a Pizzaria O Passo
Restaurante e Café Bené da Flauta
Fica na Rua São Francisco de Assis, 32 e ao lado da Igreja de mesmo nome. É considerado o melhor restaurante de Ouro Preto, com decoração bem cuidada, ótima carta de vinhos e atendimento simpático. Pedimos o Escondidinho de Bacalhau que estava divino.
Entrada do Restaurante Bené da Flauta
Detalhes da decoração
O delicioso Escondidinho de Bacalhau
Ópera Café
Está instalado na Rua Conde de Bobadela, 75 e serve um pão de queijo delicioso, salgados e sobremesas maravilhosas, que podem ser acompanhados do Café Nespresso. Vende a cerveja Ouropretana e taças da mesma marca.
Fachada do Ópera Café
Onde comprar em Ouro Preto bate e volta de BH
Loja de artesanato Mineiros
Esta loja fica na Rua Conde de Bobadela, 33 e é repleta de objetos de artesanato para presentes, decoração e mobiliário.
Procurem o Fernando que atende muito bem os clientes e despacha os produtos para todo o país.
Atende também pelo e-mail mineirosartesanato@yahoo.com.br e pelo site www.raizdecora.com.br. Fone: (31) 3552-3039.
Anjos em madeira da Loja Mineiros
Feira de Pedra Sabão
Como falei acima, é uma feira que vende artesanato feito com a pedra muito encontrada na região de Ouro Preto. Fica no Largo do Coimbra, em frente à Igreja de São Francisco de Assis e funciona todos os dias até 17:00 horas.
Feira de Pedra Sabão com o Pico do Itacolomi ao fundo
Lojas de doces caseiros e queijos de Minas
A Rua Conde de Bobadela, conhecida também como Rua Direita, é repleta de lojas de artesanato, doces, restaurantes, pousadas e bares e é a mais movimentada e interessante de Ouro Preto.
Estantes repletas de doces de todos os sabores
Chocolates Ouro Preto
Na cidade tem uma fábrica de chocolates e a loja fica instalada em um casarão muito bonito na Praça Tiradentes e vende diversos tipos de chocolate.
A loja de chocolates fica no casarão branco atrás de mim
Vitrine com vários tipos de chocolates
Rua Conde de Bobadela ou Rua Direita, onde se encontra de tudo, além da rica arquitetura e história
Portanto, Ouro Preto é uma cidade histórica pequena, mas muito interessante e cheia de atrativos para seus visitantes, que sairão de lá com a melhor impressão e com vontade de retornar.
Cabe bem em um único dia e lá você vai decidindo o que priorizar no tempo que tiver, porque tem muito mais coisas interessantes para conhecer e se apaixonar.
Confira abaixo outrosblogsque estão participando da Blogagem Coletiva #bateevolta:
Rio de Janeiro- Arraial do Cabo: Passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo – Fourtrip
Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)
As Cidades Históricas de Minas são um sonho a realizar. Apesar de já ter estado em BH e Inhotim, não tive condições de estender a viagem. Iriamos em janeiro próximo, mas mudamos os planos e deixamos em aberto, por pouco tempo. Suas fotos só me deixaram com mais vontade!!! BjO!!!
Ótima dica! Já fiz esse bate e volta quando estava em BH e aproveitei bastante. Deu tempo até de pegar o trem até Mariana. Só não conheci essa feira do Sabão. Agora vou ter q voltar.
Conheço Ouro Preto, pois minha irma morou lá por dois anos. Realmente, as dicas que vc deu são muito bacanas para quem quer conhecer essa cidade histórica. Me encanto com a feira de pedra sabão!!!! Valeu pelas dicas.
Quem mora em BH tem obrigação de fazer esse bate-volta né? rs Eu já conheci Ouro Preto em um feriado corrido por toda a região – Tiradentes, Mariana, São João del Rei e Caraça (saindo de Campinas), fiz um bate-volta quando estava em BH e tb já fiquei 4 dias hospedada em Ouro Preto pra curtir com calma… E ainda quero voltar! rs
Gisele! Lindo! Terei q voltar a Ouro Preto, pois fui qd era criança e fiquei traumatizada! kkkk Cidade histórica com criança… pense q minha mãe não foi feliz com a escolha do destino! Na época fomos à Mariana tb e estava tendo uma festa municipal… tudo lotado e foi muito difícil conseguir onde dormir… Mas hoje, tenho vontade de retornar e olhar com outros olhos! Abraço!!
Com certeza, precisa voltar, Taís, tenho certeza de que terá outra experiência e será muito feliz em sua visita à cidade de Ouro Preto. Um grande abraço e obrigada.
As Cidades Históricas de Minas são um sonho a realizar. Apesar de já ter estado em BH e Inhotim, não tive condições de estender a viagem. Iriamos em janeiro próximo, mas mudamos os planos e deixamos em aberto, por pouco tempo. Suas fotos só me deixaram com mais vontade!!! BjO!!!
Oi, Paula, que bom que gostou. Não deixe de realizar esta experiência incrível, Ouro Preto vale muiiito a pena mesmo.
Ótima dica! Já fiz esse bate e volta quando estava em BH e aproveitei bastante. Deu tempo até de pegar o trem até Mariana. Só não conheci essa feira do Sabão. Agora vou ter q voltar.
Obrigada, volte mesmo, Ouro Preto tem muito a conhecer e a feira de Pedra Sabão é imperdível.
Conheço Ouro Preto, pois minha irma morou lá por dois anos. Realmente, as dicas que vc deu são muito bacanas para quem quer conhecer essa cidade histórica. Me encanto com a feira de pedra sabão!!!! Valeu pelas dicas.
Obrigada, Dani, que bom que gostou. Ouro Preto realmente é incrível!!!
Hummmmm Minas é mesmo cheia de sabores e cores! Adorei o Post!
Obrigada, Anna, vindo ao Brasil não deixe de visitar Ouro Preto, a cidade está cada dia melhor.
Quem mora em BH tem obrigação de fazer esse bate-volta né? rs Eu já conheci Ouro Preto em um feriado corrido por toda a região – Tiradentes, Mariana, São João del Rei e Caraça (saindo de Campinas), fiz um bate-volta quando estava em BH e tb já fiquei 4 dias hospedada em Ouro Preto pra curtir com calma… E ainda quero voltar! rs
Obrigada, Fernanda. Ouro Preto vale mesmo muito a pena e está cada dia melhor. Beijos.
Seu post me deu muitas saudades de Ouro Preto! Acho que depois de 12 anos está na hora de voltar!! Cidade encantadora!
Oi, Simone, que bom que gostou. Volte mesmo, Ouro Preto está cada dia mais interessante para o visitante. Beijo.
Favoritei a página para guardar para a viagem para as cidades históricas! Está na minha listinha de próximos passeios em MG =D
Muito obrigada, Talita, fico muito feliz. Visite mesmo as cidades históricas de Minas, valem muito a pena. Ouro Preto é imperdível.
Ouro Preto é maravilhoso, que belas fotos. E só lembra da comida, já bate a uma fome… Muito bom o post. Abs, Edson
Muito obrigada, Edson, valeu demais. que bom que gostou. Abração.
Gisele! Lindo! Terei q voltar a Ouro Preto, pois fui qd era criança e fiquei traumatizada! kkkk Cidade histórica com criança… pense q minha mãe não foi feliz com a escolha do destino! Na época fomos à Mariana tb e estava tendo uma festa municipal… tudo lotado e foi muito difícil conseguir onde dormir… Mas hoje, tenho vontade de retornar e olhar com outros olhos! Abraço!!
Com certeza, precisa voltar, Taís, tenho certeza de que terá outra experiência e será muito feliz em sua visita à cidade de Ouro Preto. Um grande abraço e obrigada.
Pingback: 10 passeios bate e volta para curtir no feriado - D&D Mundo Afora