O Parque Lage, no Rio de Janeiro, era um dos locais que eu mais queria visitar nos últimos tempos e pude realizar este desejo em uma viagem rápida à Cidade Maravilhosa.
Parque Lage
O Parque Henrique Lage é uma atração pública e gratuita, com aproximadamente 625 mil metros quadrados de Mata Atlântica e aos pés do Morro do Corcovado, e de onde se pode ver bem próximo a imagem do Cristo Redentor.
Atualmente o palacete abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, criada em 1975 pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
Salve o Pin abaixo em seu Pinterest e ajude a divulgar este post!
Um pouco da história
Tudo começou em 1811, quando a fazenda onde havia um engenho de cana de açúcar foi adquirida por Rodrigo de Freitas Mello e Castro.
A família Lage veio a adquirir a propriedade em 1859, e o armador Henrique Lage, em meados de 1920, encomendou ao arquiteto italiano Mario Vodret a missão de remodelar o palacete para ser sua moradia com a esposa, a cantora lírica italiana Gabriella Besanzoni.
Posteriormente, devido à uma hipoteca, o palacete passou a ser de domínio público e foi tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1957.
Desde 2004, os jardins do Parque Lage integram o Parque Nacional da Tijuca e a administração está por conta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Existem outros parques lindos na cidade, a Carol do blog Viajar Correndo nos indica o Parque Radical de Deodoro, o segundo maior parque do Rio de Janeiro. Fica a dica!
O que esperar
A arquitetura elegante e a decoração detalhada foram pensadas para agradar ao gosto refinado da esposa de Henrique Lage; mármores, colunas, afrescos, tudo de extremo bom gosto e que até hoje impressiona os visitantes.
Na área da piscina existe um Café bastante agradável, onde os visitantes podem passar ótimos momentos admirando toda a beleza do palacete.
Quando cheguei ao Parque Lage, já era mais para o fim da tarde e o local não demoraria a fechar, então não consegui ver a parte externa como gostaria, fica para outra oportunidade.
Embora o palacete esteja precisando de uma reforma, os detalhes não deixam dúvidas sobre o cuidado em exibir a riqueza e beleza da arquitetura.
Os jardins do Parque Lage terão que ficar para uma outra vez que eu puder retornar, o tempo não foi suficiente e a noite chegou rápido.
Mas foi o bastante para descobrir mais um lugar que indico para todos quando forem visitar o Rio de Janeiro. Vale muito a pena conhecer!!!
Além do palacete, o parque oferece aos visitantes as belezas dos jardins, trilhas, um aquário em uma gruta, área para piqueniques, lagos, entre outras atrações. Vale a visita, na volta eu confirmo o restante, um ótimo motivo para retornar!
Blogagem Coletiva
O blog está participando de mais uma Blogagem Coletiva com a #euadoroesseparque, onde vários blogueiros mostram seus parques prediletos, confiram os outros posts abaixo:
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Que lugar ma-ra-vi-lho-so.
Tanto a arquitetura quanto a natureza. Com essa vista do Cristo, então…
Adorei, Gi
Muito obrigada, Dri, o Parque Lage é maravilhoso mesmo!
Preciso urgentemente marcar uma visita ao Parque Lage. Apesar de morar na cidade nunca o visitei, seu post só me encheu mais de vontade!
Não acredito que ainda não conhece, Mariel, vai logo conhecer que é lindo demais, rsrs
Ufa, Mariel… que era só eu! Agora estou me sentindo menos culpada. 😬😬Vamos com a Gisele ela for conferir os jardins com mais calma. 😉🤓
kkkk, iremos todas juntas então, Regina, bora marcar esse encontro?
Esse parque é realmente muito bonito e sempre que posso aproveito para fotografar por lá.
Ah, Paulo, realmente é um lugar muito lindo para fotografar. Obrigada
Show Gisele.
Muito obrigada, Rubens, que bom que gostou.
Que arquitetura linda desse lugar! Não conhecia esse parque e adorei a dica! 🙂
A arquitetura é linda mesmo, Ana, precisa conhecer, tenho certeza de que vai gostar muito, beijos.
Oi, Gisele o Parque Lage é um lugar muito agradável e rende ótimos passeios além de um café da manhã admirando essa piscina.Na próxima viagem ao Rio vamos visita- lo juntas.
Ah, como eu gostaria, Lilian, vou cobrar nosso passeio ao Parque Lage, pode aguardar! Beijos
Que lugar lindo e requintado para um café da tarde! Arquitetura fantástica. Adorei o post!!!!
Muito obrigada, Daniela, é um lugar bastante requintado mesmo e bem popular ao mesmo tempo.
Oi,Gisele
Adoro o Parque Lage e realmente é um lugar privilegiado. Voce mostrou muito bem no seu post. Já estive por lá algumas vezes, mas lendo seu post me deu vontade de voltar. Quando vier ao Rio vamos marcar um passeio juntas. beijos
Muito obrigada, Lilian, tenho certeza que será um dia especial visitar o Parque Lage com você. Marcado na agenda para uma próxima viagem ao Rio! Beijos!!!
Faz um tempão que eu fui ao Parque Lage, quero voltar. Adorei o seu relato!
Mesmo? Parece um lugar para voltar várias vezes, eu pretendo voltar e breve! Obrigada pela visita.
Morei 7 anos aqui no Rio. Trabalhava demais e quase não fazia turismo. Agora não tenho mais desculpas, né?! Adorei conhecer o parque “com você”. Quem sabe não vamos juntas um dia, tomar um café de frente praquela piscina?! 🤓😘
Eu ia adorar, Regina, não podemos esquecer de convidar a Lilian Azevedo para ir conosco, ela quer retornar e ver tudo de novo. Topa?
Até um tempo atrás nunca tinha ouvido falar sobre o Parque Lage mas de uns tempos pra cá tenho visto lindas fotos e coloquei na minha lista de lugares pra visitar quando voltar ao Rio.
Vai amar, Cynara, também não tinha ouvido falar antes, mas agora parece que descobriram e virou febre, todo mundo quer conhecer, gosta e acha lindo, inclusive eu! Beijos.