Pratos típicos da culinária portuguesa - Destinos Por Onde Andei...

Pratos típicos da culinária portuguesa

Já visitamos Portugal em duas oportunidades, quando pudemos provar alguns dos mais deliciosos pratos típicos da culinária portuguesa e que sugerimos para quem for visitar este país maravilhoso.

Nossa primeira experiência com a culinária portuguesa na cidade do Porto foi em nosso primeiro almoço, logo no primeira dia de nossa chegada.

Fomos surpreendidos com o capricho da apresentação e tempero delicioso de um restaurante pequeno, simples, mas muito bem localizado e com preço justo, o Ó! C´um Caneco!.

Pratos típicos da culinária portuguesa
Salada completa, arroz de tomates e bacalhau empanado do “O! C´um Caneco!

De tanto que gostamos, retornamos à ele em outro dia e fizemos pedidos de outros pratos típicos da culinária portuguesa, um lombo de bacalhau com cebolas, pimentões, azeitonas e batatas para meu marido e para mim o tradicional bacalhau com natas.

Lombo de bacalhau com batatas do Ó! C´um Caneco!
Pratos típicos da culinária portuguesa
Bacalhau com natas do Ó! C´um Caneco!
O Ò! Cúm Caneco! tem pastéis de bacalhau deliciosos também

Saiba onde encontrar estes pratos típicos da gastronomia portuguesa em: Onde comer bem e barato no Porto.

O “A Tasquinha” foi um dos restaurantes no Porto recomendados pelo nosso hotel, lá experimentamos as sardinhas e outros peixes fritos, além de outra versão do já aprovado arroz de tomates.

Peixes e arroz de tomates do A Tasquinha
Nossa escolha de sobremesa no A Tasquinha foi a super cremosa Baba de Camelo

Outro restaurante indicado também pelo nosso hotel foi o Restaurante Zé Bota que tem um salão com as paredes todas decoradas com madeiras de caixas de vinhos, criando um ambiente muito interessante.

Nele pedimos o mesmo prato, um peixe assado com batatas e repolho cozido com cenoura e pimentão, muito bom também.

Prato do Restaurante Zé Bota, no Porto

No Porto ficamos conhecendo também um super lanche que é a Francesinha, uma espécie de sanduíche com vários recheios de carnes e embutidos, regado com um molho especial picante.

Eu fiquei apaixonada por esta iguaria no Porto e comi mais de uma vez.

A deliciosa francesinha do Porto

Outra iguaria imperdível em Portugal são os famosos pastéis de bacalhau, que conhecemos aqui no Brasil como bolinhos de Bacalhau.

O estabelecimento mais tradicional que vende esta delícia é a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, onde pudemos ver desde a produção até eles crocantes e quentinhos esperando os clientes na vitrine.

Pratos típicos da culinária portuguesa
A simpatia da funcionária da casa preparando os quitutes
Balcão e vitrine com os bolinhos de bacalhau
O cliente pode comer o bolinho acompanhado por um Vinho do Porto da Sandeman, um luxo!

Em Guimarães comemos o melhor bacalhau com natas que já provamos, em uma lanchonete pequena de nome Nata Guimarães, localizada no centro histórico da cidade, bem ao lado da muralha com a famosa frase: Aqui Nasceu Portugal. Até hoje sinto saudades!

Pratos típicos da culinária portuguesa
Provando o delicioso bacalhau com natas em Guimarães

Em Aveiro conhecemos os encantadores e deliciosos Ovos Moles de Aveiro, tradição que leva até o nome da cidade.

São pequenos doces com a casquinha branca e fina como uma hóstia, em fomato de conhas do mar e recheados com um creme de ovos muito doce e amarelo, um mimo, dá até pena de comer.

Pratos típicos da culinária portuguesa
Vitrine de loja com caixas dos tradicionais doces ovos moles de Aveiro

São tão famosos na cidade que existem várias lojas que os exibem nas vitrines e os vendem em caixas grandes, médias e pequenas que podem ser tranportadas e até dadas como presentes.

Levei a caixa pequena abaixo para dar de presente para minha irmã, já que estávamos só com malas de bordo nesta viagem, o que nos impedia de levar muitas coisas de Portugal.

Caixa pequena com os ovos moles de Aveiro

Na hora do almoço fomos experimentar um dos pratos típicos da culinária portuguesa mais deliciosos que já comi na “Terrinha”, o Leitão à Bairrada, nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Quanto sabor em um só prato!

Leitão à Bairrada, em Aveiro

Em nossa caminhada de volta para a Estação de Comboios de Aveiro, passamos pela Confeitaria Avenida Pastelaria Ramos, cuja tradição no preparo dos melhores doces da gastronomia portuguesa.

As vitrines são um festival para os olhos e para o paladar, tem para todos os gostos e são bonitos mesmo de ver, tive que registrar com minhas lentes.

Tradicionais doces portugueses
Difícil até de escolher entre tanta variedade
Qual seria a sua opção?

Voltando a falar do Porto, fiquei surpresa positivamente ao perceber que diariamente o hotel incluía algumas receitas portuguesas no café da manhã. Difícil resistir e não ganhar uns quilinhos em Portugal, não é?

Os irresistíveis pastéis de nata
Outra receita tradicional: torta de laranja
Em Portugal os nossos sonhos são chamados de Bolas de Berlim

Ainda no Porto fomos conhecer o tradicional Majestic Café, uma cafeteria cheia de charme e história, ponto de encontro de turistas, moradores e artistas da cidade.

Torta de amêndoas do Majestic Café

Em Portugal também podemos encontrar vários produtos que vale a pena conhecer e até mesmo trazer para o Brasil. Veja alguns deles:

licores e geléias de frutas de uma feira livre em Aveiro
Peixe em conserva
vinhos regionais
vinhos do Porto

Existem pratos típicos da culinária portuguesa com nomes muito engraçados, confira um exemplo abaixo e se divirta com a diferença entre o português de Portugal e o do Brasil, rsrs.

Se divirta com a diferença entre nossa língua

Comer em Portugal é uma maravilha, confira algumas comidas típicas de outros países pelo olhar de amigas blogueiras.

A Lilian Azevedo do blog Uma Senhora Viagem nos sugere o delicioso Tajine: comida típica do Marrocos.

A Olívia do blog Olívia Garimpando por Aí trás um alerta importante sobre Comidas Típicas: o que comer e o que não comer em viagens.

A Regina Oki, do blog Turista Fulltime nos apresenta algumas Comidas Típicas da Holanda Para Você Provar, país que viveu durante anos.

A Adelaide do blog Turista Imperfeito nos faz salivar com as Comidas típicas romanas, diretamente da Itália, onde ela vive e pode usufruir destas delícias quando quiser.

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

8 comentários sobre “Pratos típicos da culinária portuguesa

1. Lilian Azevedo

Gi, quanta comida maravilhosa! Bateu uma enorme saudade dos pratos típicos da culinária portuguesa. Sou fã do bacalhau com natas, do pastel de bacalhau, do pastel de Belem. Posso comer mil vezes e sempre apreciar.
    Não provei a punheta de bacalhau mas as bolas de Berlim sim. Anotei aqui o nome dos restaurantes para uma nova visita a esse país que tanto amo.

1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

Fico feliz que tenha gostado das dicas dos restaurantes, Lilian. Portugal é um país para voltar várias vezes e sempre conhecendo e apreciando os deliciosos pratos típicos da culinária portuguesa. Grande beijo!

2. Regina Oki

Que delícia de post, Gi! Amei desvendar um pouco mais da culinária portuguesa através da sua experiência. Eu adoro os pratos típicos de Portugal. E mais ainda, o fato de o bacalhau não ter o preço absurdo que pagamos no Brasil. Os doces me deixaram com água na boca… principalmente, a torta de amêndoas!
    Vou salvar seu post para uma próxima visita a Portugal, pois ainda não provei as Bolas de Berlim! Beijos!

3. Adelaide Pereira

Simplesmente adoro comida portuguesa, principalmente os pratos de bacalhau e os doces.
    Já anotei tudo para a minha próxima viagem nesse país maravilhoso!
    Abs

4. Olivia

Gisele, os pratos típicos da comida portuguesa, por conta da nossa história, geralmente parecem velhos conhecidos, como o bacalhau, mas o seu post engrandece o conhecimento e mostra que existe muito mais a ser explorado e degustado. Que delícia de post, literalmente. Beijos e obrigada por compartilhar.