Iniciamos nossa experiência no Vale do Douro partindo da estação São Bento, no Porto, norte de Portugal.
A estação já é uma viagem, de tão linda, com seus azulejos azuis encobrindo todo o saguão; seguimos em um dos confortáveis comboios com destino à cidade de Peso da Régua, no Vale do Douro.
Não deixe de conferir nossas dicas do Porto em Motivos para visitar o Porto, 8 inspirações.
O trajeto durou aproximadamente 1 hora e 50 minutos de uma viagem linda, às margens do Rio Douro, com suas encostas com abundante vegetação e lindos campos de vinhas.
Chegamos à estação de Peso da Régua, também conhecida por Régua, no início da manhã, em um dia ensolarado e muito bonito, era verão na Europa.
Também era aniversário do meu marido, 02 de agosto, motivo pelo qual escolhemos este passeio, para celebrarmos e brindarmos à mais um ano de vida. E foi uma excelente escolha!
Saindo da estação, pegamos um dos taxis que ficam estacionados aguardando por passageiros e pedimos que nos levasse à Quinta do Vallado, o percurso foi rápido, de aproximadamente uns 10 minutos.
A vinícola está localizada às margens do Rio Corgo, um dos afluentes do Rio Douro, em uma região encantadora, dominada por verdes colinas de vinhas.
Chegamos à recepção e fomos atendidos por um funcionário que nos informou que havia vaga para nós na visita guiada daquele dia.
Porém, caso o grupo já estivesse com o número de visitantes completo, não conseguiríamos fazer o tour, portanto, recomendo que se faça um agendamento prévio para não haver surpresas desagradáveis. Demos sorte!
Ao lado da recepção se encontra uma loja com todos os produtos da vinícola, tais como: vinhos de mesa, vinhos do Porto, azeites, roupas, bonés e acessórios que ampliam a satisfação do degustador no momento de apreciar uma boa taça de vinho.
Fomos conduzidos, junto com outros visitantes, por um funcionário da vinícola, que ia explicando todo o processo da colheita e produção dos vinhos, enquanto andávamos rodeados pelas videiras, que estavam carregadas de frutos, um belo cenário.
As oliveiras estavam carregadas de frutos também, uma plantação que fornece outro produto bastante procurado na Quinta do Vallado, o azeite.
Chegamos ao local onde o milagre acontece, quando é extraído o suco que sofrerá todo o processo de elaboração do vinho, da fermentação ao envase.
A estrutura é toda revestida em Xisto, uma pedra bastante abundante na região e fundamental no desenvolvimento da produção de vinho no Douro.
Dentro desse ambiente, todos os recursos são utilizados para que o processo seja o mais cuidadoso possível, passando pelo método tradicional de pisa a pé em lagares, para determinados vinhos, até a moderna tecnologia disponível.
Conhecemos duas grandes caves, uma para os vinhos do Porto Tawny, que são envelhecidos em tonéis de madeira, existentes há muitas gerações, e outra, subterrânea, com capacidade para 1.000 barricas, onde estagiam os melhores vinhos, em condições ideais de temperatura e umidade.
Após visita às caves, fomos conduzidos à melhor parte do dia, a degustação dos vinhos.
Fizemos a degustação Vallado Tasting, que custou 25 euros por pessoa, e incluía os seguintes vinhos: Vallado Reserve White, Vallado Superior Douro Red, Vallado Touriga Nacional Red, Vallado Reserva Field Blend Red e Vallado Porto Tawny 10 years old Porto.
O ambiente é aconchegante e a degustação bastante descontraída, quando os visitantes interagem entre si, tudo muito simpático.
A adega da Quinta do Vallado está aberta ao público ao longo de todo o ano, com provas diárias em português às 12h00 e 15h30, e em inglês, às 16h30, todas com duração de 1 hora e 15 minutos.
Ao final da degustação, prosseguimos caminhando para avistarmos o Wine Hotel e toda a paisagem que compõe a vinícola.
Retornamos ao local onde iniciamos nossa visitação, a área onde fica a recepção e a loja, que conta com um estacionamento em frente para os visitantes.
Pedimos para chamarem outro taxi para nos levar de volta à estação em Peso da Régua e pudemos conferir toda a beleza da região, a partir dali também.
O Vale do Douro possui muitas vinícolas, é considerado a mais linda região vinícola do mundo, e com todo mérito.
Seguimos em direção à área onde saem os barcos para os passeios no Rio Douro e compramos nossos ingressos ao custo de 10 euros por pessoa, com duração de 1 hora.
É um passeio maravilhoso também e que não pode ser ignorado, mas essa outra experiência no Vale do Douro será tema de outro post, não perca!
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo Pequenos Grandes Viajantes, com o tema Enocultura. São tantas dicas legais, que você não pode perder, confira nos links abaixo:
Let’s Fly Away – Vinícola em Chianti na Toscana: passeio no Castello di Verrazzano
Dani Turismo – Roteiro do Vinho em São Roque
Expedições em Família – 5 Vinícolas no Brasil para conhecer
Experiência Barbara – Cafayate – conheça essa região vinícola argentina
3 Gerações e 1 Mala – Piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis
Vamos viajar pra onde agora – Enoturismo: Concha Y Toro ou Bouza?
Across The Universe – 7 vinícolas para você visitar durante uma viagem
Recordações de Viagens – Rota Cantinas Históricas: distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves
MEL a Mil Pelo Mundo – Os Melhores Roteiros de Vinhos da Espanha
Viajando com Sy – Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha
6 Viajantes – Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Que experiência maravilhosa no vale do Douro! Tenho apreciado muito o enoturismo e com certeza vou incluir a Quinta do Vallado em meu roteiro! Amei a dica!
Inclua mesmo, Deyse, tenho certeza de que você vai adorar conhecer essa região e alguma vinícola do Douro. Vale muito a pena. Beijos.
Eu fui há muito tempo atrás no Porto e só visitei as caves, do outro lado do rio. Que são maravilhosas, com os seus vinhos saborosos. Depois de um tempo, percebi os viajantes comentarem, cada vez mais, sobre o Vale do Douro.
Eu pensava que teria que ir de barco e achei super prático pegar um trem para visitar algumas vinícolas. A estação de trem do Porto é belíssima, não?
Hoje em dia, agendar com antecedência o tour é vida! Seria super arriscado chegar no lugar e bater com a cara na porta. Vocês tiveram sorte!
O que acha de uma hospedagem nessa região? Vale a pena o custo x benefício?
Oi, Dani, que pena que não visitou o Vale do Douro, é uma região muito linda, vale a pena conhecer.
Sim, a estação São Bento, no Porto, é simplesmente maravilhosa, uma atração imperdível na cidade.
Em relação a se hospedar no Douro, eu sugiro, desde que você deseje conhecer outras vinícolas por lá. Caso não seja sua intenção, um bate e volta partindo do Porto é mais do que suficiente para conhecer uma vinícola e ainda fazer um maravilhoso passeio de barco pelo Rio Douro, como fizemos.
As vinícolas têm hospedagens maravilhosas por lá, deve ser encantador, mas os preços também não são muito atraentes, então fica a critério do tempo e bolso do visitante. Beijos.
Gente, que cara a degustação na Quinta do Vallado. Eles dão desconto caso compre produtos?
Não tenho dúvidas que a experiência como um todo foi incrível, mas doeu esse valor aí!!!
Louca para conhecer as vinícolas do Vale do Douro.
Oi, Bárbara, achei caro também, e não dão desconto se comprarmos produtos da vinícola, infelizmente. É uma experiência ótima, mas se tratando de euros, os preços são bem salgados mesmo, você tem toda razão. Beijos.
Amei sua experiência na Quinta do Vallado no Vale do Douro. A quinta é linda!!!! Fiquei com vontade de experimentar todos os vinhos :) Além de bem fácil de chegar, não é? Muito boa a dica de reservar a visitação para não ter riscos!
Foi uma experiência ótima mesmo, Lulu, valeu a pena. Sim, melhor reservar com antecedência para não correr risco. Grande beijo e obrigada.
Que deliiiicia de passeio pelo Vale do Douro. Fiquei maravilhada. Além de tudo, o dia estava lindo. Adoro quando consigo visitar vinícolas na época da colheita, para ver as uvas ainda no pé.
Olá, Polli, amei visitar a vinícola com as vinhas cheias de frutos, foi minha primeira experiência assim, adorei também. O dia estava realmente lindo, foi muito especial. Obrigada, beijos.
Quando comecei no mundo dos vinhos o meu primeiro roteiro no papel foi Vale do Douro, e acredita que nunca concretizei esse sonho? Novamente estou aqui atrás desse roteiro e espero que em breve dê certo! Obrigada pelas dicas!
Ah, Symone, eu acredito que as coisas começam a acontecer quando começamos a desejá-las, então fique tranquila que um dia você irá ao Vale do Douro, o roteiro você já tem, só falta a hora certa. Torcendo aqui para que seu sonho se realize o quanto antes. Beijos.
Que passeio bem gostoso pela Quinta do Vallado, também adoro conhecer vinícola e já salvei o post para incluir no meu roteiro para Porto, eu já tinha colocado o passeio de barco pelo Vale do Douro, agora terá um plus a mais.
Que bom, Andrea, fico feliz que tenha te inspirado, obrigada. Beijos.
Gi, que delicia de post. Quando estivemos no Porto, não deu tempo de conhecer nenhuma vinícola. Achei essa Quinta do Vallado top heim.... Teremos que voltar para viver essa experiência no Vale do Douro
Volte mesmo e vá conhecer esta ou outras tantas vinícolas no Vale do Douro, Hebe, você vai amar. Grande beijo, querida.
Incrível essa experiência no Vale do Douro. Adorei as dicas, a arquitetura e a plantação! Adoraria fazer esse roteiro para conhecer a Quinta do Vallado.
Vale muito a pena, Angela, você iria amar. Obrigada.
Nossa, um passeio no Vale do Douro está faltando no nosso currículo! Adorei as dicas. E que lugar lindo, hein? Amamos visitar vinícolas, participar das catas, conhecer os tipos de vinhos de cada região e com certeza essa viagem está nos planos!
Oi, Juli, você vai amar conhecer o Vale do Douro, tenho certeza disso, grande beijo.