Blogagens Coletivas

Passeio de barco pelo Vale do Douro, Portugal

O passeio de barco pelo Rio Douro é uma das atrações mais procuradas na região

Exatamente no dia de aniversário do meu marido, fomos conhecer o Vale do Douro, saindo de trem do Porto, com destino à Peso da Régua. E logo depois de visitarmos a Vinícola Quinta do Vallado, voltamos para a estação de comboios e fomos fazer um passeio de barco pelo Vale do Douro.

Claro que eu calculei certinho para que tudo acontecesse neste dia, como um presente, e conto aqui como foi essa experiência.

Chegando à estação, seguimos em direção ao Cais da Régua, de onde avistamos uma placa onde estava escrito “Cruzeiros”, é ali que os bilhetes para os passeios são vendidos.

Saindo da estação de trens basta seguir à direita até o Cais da Régua

Pagamos 10 euros por pessoa para fazermos o passeio de uma hora em uma embarcação tradicional conhecida por rabelo, mas existem outras mais luxuosas, para quem tem mais tempo e dinheiro, verdadeiros cruzeiros no Rio Douro.

Se antecipe comprando seus bilhetes abaixo com nosso parceiro Civitatis e garanta seu lugar para um maravilhoso passeio de barco pelo Vale do Douro e visita à Adega Quinta do Tedo.

Rabelo, tradicional embarcação para passeios no Rio Douro

O rabelo possui uma área coberta e outra descoberta, e os passageiros se acomodam nos lugares que acham mais convenientes; não existem lugares marcados nesta opção de passeio, mas isto não chega a ser um problema.

Vinícola Sandeman às margens do Rio Douro

No início do passeio passamos em frente à tradicional Vinícola Sandeman que tem a imagem de um homem com capa preta e chapéu espanhol, chamado Don, que é o símbolo desta vinícola que produz vinhos do Porto, Xerez, Vinhos da Madeira e Brandy.

O Rio Douro é muito bonito

Seguimos nosso passeio observando os terraços de xisto esculpidos pelo homem para cultivo das vinhas que fornecem as uvas para um dos mais tradicionais vinhos do mundo, o vinho do Porto.

Terraços de xisto das vinícolas do Vale do Douro

Os vinhos do Porto são produzidos no Vale do Douro e transportados em barcos para Vila Nova de Gaia, onde permanecem em caves por longos anos até estarem prontos para a venda e distribuição.

Turistas aproveitando a linda paisagem

O trajeto por onde a embarcação passa é muito bonito, as margens com vegetação abundante, o azul do rio e os terraços de vinhas criam uma atmosfera única e encantadora.

Vimos pessoas nadando nas margens do rio, se refrescando neste dia ensolarado e quente, época de verão em Portugal.

Retornando ao Cais da Régua, passamos por barcos enormes que fazem percursos maiores e mais duradouros pelo Rio Douro.

Ao fundo, a cidade de Peso da Régua com seu casario típico português dava as boas vindas aos navegantes, uma imagem que não vou esquecer nunca mais.

Cais da Régua e a cidade de Peso da Régua ao fundo

Este post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema “rio”. Confira abaixo as experiências e dicas das queridas amigas blogueiras sobre o mesmo tema:

Mulher Casada Viaja – Cruzeiro no Rio Nilo, esse gigante

Chicas Lokas na Estrada – Encontro das Águas em Manaus

Travel Tips Brasil – Vinícolas no Douro: passeios imperdíveis em Portugal

Viajante Econômica – City tour de barco em Frankfurt am Main

Entre Mochilas e Malinhas – Onde nasce o rio Tietê: Parque Nascentes em Salesópolis

Let’s Fly Away – Rafting no Jalapão: o Rio Novo e a Cachoeira da Velha [8on8]

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

Recent Posts

eSIM Internacional: O Futuro das Conexões Móveis ao Redor do Mundo

Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…

4 dias ago

Visita à Torre Grimaldina no Palazzo Ducale, em Gênova

Fizemos uma visita à Torre Grimaldina, quando fomos conhecer o Palazzo Ducale, em Gênova, Itália,…

2 meses ago

Praças de Mendoza, refúgios da cidade

Bem vindo(a) à Mendoza, uma cidade encantadora onde praças pitorescas são o coração pulsante da…

3 meses ago

Santissima Annunziata del Vastato, Gênova

A Basilica della Santissima Annunziata del Vastato é uma igreja localizada em Gênova, Ligúria, Itália.…

Museu Arte Nova de Aveiro

Chegando ao encantador Museu Arte Nova de Aveiro Foi uma ótima decisão termos escolhido Aveiro…

4 meses ago

O que fazer em Jundiaí em 3 dias

O que fazer em Jundiaí em 3 dias é o roteiro de uma Press Trip deliciosa…