É pessoal, o blog está participando de mais uma Blogagem Coletiva da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, sobre os destinos para onde fomos em 2016 e só posso afirmar isso: Esse ano eu viajei e ainda foi pouco!!!
E fazendo a minha Retrospectiva 2016 apresento os destinos que visitei e que me encheram de alegria, seja por retornar à alguns ou conhecer outros novos para mim. Vamos à eles:
Essa foi a minha terceira ida ao país da bota e foi também a viagem mais longa do ano. Foram 19 dias inseridos na cultura, história e gastronomia italianas e muitas horas a bordo dos velozes trens que me levaram, junto com minha família, aos destinos mais desejados e incríveis.
Milão, que eu já conhecia, foi nossa primeira base na Itália, de onde partimos em bate-e-voltas para cidades próximas e retornando bem tarde da noite, depois de aproveitarmos muito durante o dia.
Claro que passamos alguns dias passeando por Milão também, afinal não dá para ir à uma cidade incrível como esta e não dedicar um bom tempo a ela. Só confirmou a minha primeira impressão, Milão é uma cidade para voltar muitas vezes.
Dessa vez fiz questão de incluir a “Cidade dos Apaixonados” no nosso roteiro e ela não decepcionou com tanta coisa para conhecer e admirar.
Realmente uma beleza de cidade, banhada pelo Mar Adriático, em tons de azul e verde e suas gôndolas que transportam os enamorados que dão o apelido carinhoso à cidade. Simplesmente espetacular, luxuosa e efervescente, merecedora da fama que tem.
Murano é uma das ilhas que fica perto de Veneza e somente é acessada por barcos, então foi assim que conseguimos conhecê-la, em um passeio delicioso que incluiu Burano e Torcello.
Visitamos uma fábrica dos famosos vidros coloridos que incluía a apresentação de um soprador que fabricou algumas peças para nossa admiração e de todos os outros visitantes. Um verdadeiro show!!!
Famosa pelas casas coloridas que margeiam o canal e pela fabricação das lindas rendas que estão expostas na entrada das lojas, criando uma interessante tradição que perdura por séculos.
São lindas rendas e bordados produzidos na cidade, com temas regionais como girassóis, papoulas, limões sicilianos, dá vontade de levar tudo.
Esse passeio foi um pouco corrido, porque resolvi parar e fazer uma refeição com calma, mas deu pra sentir o clima da ilha e conhecer tudo, já que é bem pequena.
Por causa disto, o leitor tem um bônus (rsrs) de mais uma foto, uma na chegada à ilha e outra da Igreja de Santa Fosca em estilo veneziano bizantino, uma das grandes atrações do local. Muito bonita e interessante, adorei.
Deveria se chamar sonho, de tanto que desejei chegar até aqui e conhecê-la de perto. Fica às margens do lago de mesmo nome, o terceiro maior da Itália.
Da cidade de Como partem os barcos que percorrem várias cidadezinhas próximas e às margens do Lago de Como, um programa obrigatório na região. Um sonho realizado, sensacional!!!
Um pequeno povoado acessível à partir de Como por um funicular que demora aproximadamente 7 minutos para chegar e uma das vistas mais lindas da Itália e da Europa.
Um cenário indescritível, Brunate não economiza na hora de mostrar toda a beleza do Lago e cidade de Como, além de toda a região. Impactante!!!
Conhecida como “A Soberba” e reconhecida como a capital da Ligúria, Gênova sempre teve uma ligação muito forte com o mar, tendo seu nome ligado ao de Cristóvão Colombo que nasceu e morou na cidade.
Foi nossa segunda base na Itália. Seu porto é um dos mais movimentados da Europa, trazendo turistas que ficam encantados com tudo que a cidade e a região às margens do Mar Mediterrâneo têm a oferecer, e não é pouco.
Conheça um pouco mais dessa cidade linda acessando os posts abaixo:
Eataly de Gênova – O Templo Gastronômico da Ligúria
Oktoberfest Gênova, o Festival da Cerveja na Itália
Distante aproximadamente uma hora de trem de Gênova, Cinque Terre consiste de cinco vilarejos localizados nas encostas às margens do Mar Mediterrâneo: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, este último não conseguimos visitar, porque perderíamos nosso trem de volta à Gênova.
Agora tenho um ótimo motivo para retornar à Cinque Terre, como se visitar esta região, um parque natural protegido pela UNESCO desde 1997, precisasse de alguma desculpa.
Portofino é um dos lugares mais lindos do Mundo, tenho certeza disso, não é a toa que atrai tantos turistas atrás da beleza dos seus rochedos banhados pelo Mar Mediterrâneo, sua gastronomia deliciosa e um astral que faz desse lugar um verdadeiro paraíso. Amei, amei, amei!!!
Se eu tivesse que escolher um lugar para voltar na Itália, Portofino seria um forte candidato, gostaria muito de repetir esta experiência.
Santa Margherita é passagem obrigatória para quem quer conhecer Portofino, já que é a cidade onde fica a estação onde param os trens para este destino maravilhoso.
De lá pegamos o ônibus que nos levou direto para Portofino, mas na volta paramos e prosseguimos caminhando à beira-mar, aproveitando a sua beleza, suas lojinhas e o frescor da brisa que sopra . Deu vontade de ficar uns bons dias por ali!
Esse é um dos destinos que vale muito a pena conhecer, fazendo um bate-e-volta partindo de Milão, é fácil, lindo e eu conto tudo neste post aqui embaixo:
Lugano, Suíça, bate e volta à partir de Milão
Considero mais um dos muitos lugares lindos que já conheci e recomendo demais a todos que puderem visitá-lo, realmente um sonho. E os chocolates???
Visitei a capital portenha para o I Encontro de Blogueiros Brasileiros em Buenos Aires e pude confirmar porque é tão querida pelos brasileiros.
BsAs, como também é conhecida, tem tudo que agrada aos visitantes mais exigentes: gastronomia deliciosa, história surpreendente e um charme que está presente em todos os lugares que visitamos.
Uma cidade que vale muito a pena conhecer, recomendo demais, além de ser bem perto do Brasil em termos de destino internacional.
Conheça um pouco mais de BsAs lendo os posts abaixo:
Buenos Aires, como é se hospedar no Esplendor Palermo Soho
Janio, um legítimo restaurante argentino em Buenos Aires
Buenos Aires, visita ao Museo River
Restaurante La Baita, um italianíssimo em Buenos Aires
Outra cidade argentina que visitei quando fui para Foz do Iguaçu e pude ir ao Bar de Gelo e fazer o By Night, conhecendo de perto o comércio noturno da cidade.
Um programa noturno e diferente, que agrada aos jovens e mais velhos também, todos estavam muito animados, dançando e tomando uns bons drinks no Ice Bar Iguazu, inclusive eu, claro, afinal, ninguém é de ferro, rsrs.
Os posts sobre esta viagem estão aqui:
By Night Puerto Iguazu: Bar de Gelo
By Night Puerto Iguazu: O que fazer na cidade
Simplesmente um parque natural completo, com uma infraestrutura de cair o queixo, realmente não esperava ser tão positivamente surpreendida.
A Garganta do Diabo é o espetáculo maior do parque, realmente impressionante o volume de água que cai das diversas quedas que desaparecem lá embaixo, sem que a gente consiga ver o fundo. Impressionante!!!
Foz do Iguaçú hoje está entre os destinos que mais indico para quem quer viajar no Brasil, um destino que todo brasileiro deveria ser obrigado a conhecer, pois ainda é pouco divulgado e é simplesmente maravilhoso.
Possui excelente estrutura para os turistas, com passeios maravilhosos, como o Parque das Aves, as Cataratas do Iguaçú, o City Tour e as comprinhas com preços ótimos, tanto na Argentina quanto no Paraguai.
Confira alguns posts dessa viagem a seguir:
Foz do Iguaçu – Dica de hospedagem com ótimo custo benefício
Foz do Iguaçu – Parque das Aves: animais, plantas e índios
Todos que buscam Foz do Iguaçú vão atrás desta grande atração brasileira, que possui excelente estrutura para receber e encantar os turistas.
O parque conta com ônibus modernos que transportam os turistas com muito conforto, restaurantes bons, banheiros e lojas, tudo para que não falte nada aos visitantes.
Considero as Cataratas do Iguaçú um programa imperdível, para crianças, jovens, adultos e idosos, um verdadeiro paraíso que merece ser conhecido.
Confira as #topviagens2016 de outros blogs também e já faça a sua wishlist para 2017
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Que maravilha, Gisele! Adorei os destinos por onde você andou... Eu acompanhei tudo e já quero ir nesses lugares todos lindos. Que venha 2017 com mais e mais viagens. Bjs
Que venha 2017 com muitas viagens para nós, Mariana, obrigada, beijos.
Gostei Gisele, principalmente as viagens pela Itália onde estive em 2012. Muito Legal, Parabéns!
Que bom que gostou, Herbert, a Itália é um espetáculo mesmo, não é? Obrigada.
Viajou bastante mesmo!!! E 3a vez já na Itália? Invejinha, a minha viagem desse ano pra lá foi só a 1a! Ah, quero ver mais dicas suas de Gênova por aqui!
Oi, Fernanda, sim foi a terceira vez de outras tantas que quero fazer para lá, afinal, quem não quer, não é? Tem posts de Gênova prontinhos aqui e outros no forno para sair. Obrigada.
Gisele, que viagens maravilhosas! A Itália é tudo de bom, né? Pretendo voltar em breve, pois conquistou meu coração! Um feliz 2017, com muitas viagens!
Muito obrigada, Carol, um Feliz 2017 com muitas viagens para nós mesmo. Beijos.
Que delícia de viagens! :) Espero que 2017 venha com mais e mais e mais :)
Um super beijo!
Gisele, já fui à Itália e não consegui visitar Cinque Terre... vou ter que voltar! E Foz está batendo o recorde nesta blogagem coletiva. Muito legal ver o pessoal desbravar o nosso brasilzão tb. E Veneza é demais, mesmo! Só estando lá para entendê-la... mas o passeio de gôndola achei caça turista. Fiz e está feito. Não pretendo repetir... Bj
Que lugares lindos na Italia
Também conheci Foz nesse ano e adorei!
Bjs e Feliz 2017!
Juliana Almeida Rios // http://www.junypelomundo.com.br
Quanto destino maravilhoso você visitou este ano. Itália é um dos países que mais tenho vontade de conhecer na Europa, sonho com Cinque Terre. E aqui no Brasil preciso programar a minha a Foz para o próximo ano urgente. Este ano também fui a Buenos Aires e fiquei completamente encantada com a cidade portenha.
Feliz 2017. Beijos
Viajou mesmo!!! Quantas viagens lindas! Ainda quero explorar mais o interior da Itália. Parabéns pelas viagens e pelos posts! bjs
Muito obrigada, Cris, a Itália toda vale muito a pena conhecer, aproveite. Beijos.
Uau, Gi... você só foi em lugares maravilhosos!!! Parabéns pela retrospectiva incrível!!!
Muito obrigada, Vivi, foram lugares maravilhosos mesmo. Espero que outros venham em 2017, se Deus quiser! Beijos.