A Retrospectiva 2019 chegou e todo fim de ano eu faço este post que já virou uma tradição aqui no blog, para recordar e dar dicas de lugares incríveis que conheci e que indico para o ano seguinte.
Resumindo: Um compilado de novos destinos conhecidos e finalmente riscados da lista, inspirações experimentadas para 2020!
Portugal
Porto
O Porto parecia um destino maravilhoso e este ano pude confirmar que é isto mesmo, ele realmente é!
Tanto para contemplar, experimentar, saborear, o Porto nos reserva muitas experiências fascinantes, um destino que vale super a pena conferir.
Foi a base de nossa segunda viagem à Portugal e de onde partíamos quase que diariamente para conhecer outras cidades e atrações no Norte do país.
Vila Nova de Gaia
Estando no Porto, é super fácil conhecer esta cidadezinha encantadora chamada Vila Nova de Gaia, basta atravessar a pé a Ponte Dom Luis I admirando a maravilhosa vista e você chegará lá rapidamente.
O melhor de conhecer a cidade está em visitar uma ou mais caves de Vinho do Porto, e saborear a tradicional bebida da região.
Foi o que fizemos quando visitamos a Ramos Pinto e a Sandeman, duas das caves mais conhecidas. Confira nosso tour pela Sandeman no vídeo abaixo.
Braga
Braga foi outro destino que me surpreendeu muito e que super recomendo. Fomos visitar o Santuário Bom Jesus do Monte e ficamos admirados com tanta beleza em um único lugar.
O Santuário Bom Jesus do Monte foi classificado como um dos Patrimônios da UNESCO, devido à sua grande importância histórica e arquitetônica.
Guimarães
Guimarães é de arrepiar, como não amar um destino desses em Portugal?
A cidade já te recebe com o enorme e florido Jardim do Largo, no Centro Histórico e te oferece nada menos que o Castelo e o Paço dos Duques, duas construções surpreendentes e super preservadas para você conhecer.
Foi lá que nasceu Portugal, por isto a cidade é conhecida também como “cidade berço“, com uma história marcada por reis e batalhas. Um destino muito rico e que vale a pena conferir.
Aveiro
Aveiro não me surpreendeu tanto como eu esperava, talvez devido à fama de “Veneza Portuguesa”, como é conhecida a cidade.
Comparando com a Veneza legítima, fiquei um pouco decepcionada, mas a cidade oferece outras atrações que valem a pena.
Entre elas, os famosos doces de ovos, que são envolvidos em uma capa tipo hóstia, deliciosos, chamados de Ovos Moles de Aveiro, e outra boa surpresa foi o Leitão à Bairrada que conseguimos experimentar lá, realmente uma iguaria que valeu a pena provar.
Peso da Régua, Vale do Douro
Peso da Régua é uma das cidades do Vale do Douro onde estão instaladas várias vinícolas produtoras do Vinho do Porto, por isto é conhecida como “Capital do Douro Vinhateiro”.
A bebida, muito parecida com um licor, é produzida nesta região e depois enviada para o Porto, onde ficam armazenadas nas caves, antes de serem engarrafadas e vendidas.
Fomos conhecer uma das vinícolas mais famosas de lá, a Quinta do Valado e fizemos o tour com direito à degustação, aprovadíssimo.
Depois fizemos o tradicional passeio nos típicos barcos que navegam o Rio Douro, sensacional, uma experiência muito marcante.
Valença do Minho
Valença do Minho é uma cidadezinha encantadora, localizada no Minho, bem na fronteira entre Portugal e Espanha.
É famosa por possuir uma fortaleza em arquitetura militar abaluartada e que servia para proteger Portugal dos ataques dos espanhóis.
Vale a pena conferir de perto o centrinho histórico, a Capela do Bom Jesus e a fortaleza desta cidade, uma das mais importantes de toda linha fronteiriça de Portugal.
Espanha
Santiago de Compostela
Santiago de Compostela estava na minha lista de desejos da vida, e em espaço nobre, porém seria um destino a ser alcançado após fazer o Caminho de Santiago.
Estando no Porto, decidi pular esta etapa, adiando “O Camino” para o futuro, e indo conferir de perto a maravilhosa Catedral de Santiago, na região da Galícia.
Lá pude experimentar também iguarias típicas da região, uma deliciosa Paella de frutos do mar e a divina Torta de Santiago, cuja receita replicamos em casa com muito sucesso. Uma delícia!
Club Med
Club Med Lake Paradise – Mogi das Cruzes, SP
O Club Med Lake Paradise foi o primeiro de muitos da famosa rede francesa Club Med de resorts exclusivos que pretendo ainda conhecer.
Localizado em Mogi das Cruzes, São Paulo, fica às margens do lago da Represa Taiaçupeba, que pode ser utilizado pelos hóspedes para a prática de vários esportes náuticos.
Foi onde assisti um dos mais lindos pores do sol da minha vida, além de curtir demais tudo que este resort em sistema All Inclusive oferece, e não é pouca coisa não.
Confira neste post minha experiência no Club Med Lake Paradise!
Club Med Rio das Pedras – Mangaratiba, RJ
O Club Med Rio das Pedras é o segundo resort da Rede Club Med que conheci, o de Trancoso completa a lista dos instalados no Brasil, e que pretendo visitar também, claro, porque não sou nada boba.
Localizado em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, em uma região belíssima e com natureza exuberante, é um destino que merece a atenção de quem gosta de tratamento VIP e muita diversão. Valeu demais, super recomendo.
Praia do Rosa, SC
Fui convidada pelo exclusivíssimo Resort Solar Mirador para passar uns dias inesquecíveis na Praia do Rosa, em Santa Catarina.
O Resort é cercado por uma densa vegetação de Mata Atlântica preservada, possui uma lagoa que é o caminho que leva para a praia e uma estrutura toda preparada para dias de contemplação, lazer e tranquilidade.
Confira todo o conforto, a gastronomia e hospitalidade desta super acomodação na Praia do Rosa, em uma das região mais bonitas de Santa Catarina, neste post a seguir.
Solar Mirador, um oásis na Praia do Rosa
Florianópolis, SC
Da Praia do Rosa seguimos para conhecer finalmente a “Ilha da Magia”, Florianópolis, ou Floripa para os íntimos.
O difícil em Floripa é decidir qual região ficar e quais praias curtir, já que são tantas e tão lindas.
Decidimos ficar na Praia dos Ingleses e optamos pelo confortável Hotel Costa Norte Ingleses, um pé na areia que supriu todas as nossas necessidades e expectativas.
Florianópolis voltou para a lista novamente, porque é um destino que merece vários bis, recomendo demais!
Catas Altas, MG
Catas Altas foi outro destino que me surpreendeu muito positivamente em 2019.
Fui conhecê-la a convite da Prefeitura da cidade e foram tantas e incríveis as experiências vividas ali que é difícil até de resumir em poucas palavras.
Foram dias de trilhas, igrejas, gastronomia, gente boa e outras tantas maravilhas da Estrada Real que voltei com saudades e com desejo de quero mais.
Sei que vou voltar, e não vai demorar, quero viver tudo de novo e muito mais, só que desta vez acompanhada da família, para poder compartilhar da emoção deste destino especial.
Confira o melhor da cidade neste post: Catas Altas, um paraíso na Estrada Real.
Santuário do Caraça, MG
E estando em Catas Altas não poderia deixar de conhecer a maior atração daquelas bandas das Minas Gerais, o Santuário do Caraça.
Localizado em uma região de fauna e flora abundantes, é um paraíso para quem gosta da boa comida mineira, trilhas, cachoeiras, história e muita contemplação.
Dá para se hospedar por lá e curtir com tranquilidade tudo que o destino oferece, vale muito a pena.
Santa Bárbara, MG
Fomos conhecer Santa Bárbara debaixo de muita chuva, mas nem por isto a viagem deixou de valer a pena.
Foi muito rica nossa visita guiada à Igreja Matriz de Santo Antônio, onde pudemos apreciar de perto os preciosos afrescos do Mestre Ataíde, além de sua fachada, com características originais da época da sua construção.
A Ascensão de Cristo, localizada no forro da capela-mor, é datada de 1806 e representa uma das mais importantes obras do artista.
A Igreja Matriz de Santo Antônio está aberta diariamente de 14 às 18 horas e a entrada é gratuita.
Niterói, RJ
Niterói foi o único destino visitado em 2019 que eu já conhecia, porém aproveitei este retorno à cidade para conhecer algumas atrações que eu ainda não havia visitado.
Fui contemplar o por do sol no Parque da Cidade, e fiquei apaixonada pelo visual em 360 graus, até pedido de casamento rolou no dia, rsrs.
Outra atração que eu estava decidida a conhecer em Nikiti era o Solar do Jambeiro, um tradicional casarão que hoje abriga um importante Centro Cultural.
Super recomendo, confira neste post: Solar do Jambeiro, conheça em Niterói.
Retrospectiva 2019, o que vimos por aí:
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva do Grupo 8 on 8, onde contamos nossas andanças em 2019, para inspirar outros viajantes a conhecerem os mesmos destinos em 2020, confira abaixo todas as sugestões:
Mulher Casada Viaja – Deixa eu te contar: viajar sozinha não é um divisor de águas
Assunto: Conto sobre minha viagem sozinha à Suíça e falo sobre o ano novo exclusivo, cuja virada acontece em nossos aniversários.
O Berço do Mundo – Viagens de 2019: os melhores momentos do ano
Assunto: post em jeito de balanço, refletindo sobre o privilégio que é viajar com o meu filho e os destinos que mais nos surpreenderam em 2019.
Mapeando Mundo – Retrospectiva 2019 – Uma grávida no fim do mundo
Assunto: Apesar de poucas viagens, 2019 foi um ano repleto de realizações de sonhos, dentre eles a minha visita à Patagônia Argentina e o aumento da família Mapeando Mundo.
Viajante Econômica – 2019: o primeiro ano do blog Viajante Econômica
Assunto – Análise do primeiro ano do blog, com nossas viagens e descobertas sobre como viajar mais barato ganhando milhas no dia a dia.
Let’s Fly Away – Ideias de viagem. Inspire-se na nossa retrospectiva 2019!
Assunto: uma retrospectiva sobre viagem ao Jalapão, uma experiência de superação e encanto, bem como sobre os lugares que foram tema do blog em 2019.
Diário de Turista – Retrospectiva de viagens 2019 – melhores momentos do ano
Assunto: Recordação de bons momentos, conquistas, objetivos alcançados e as melhores experiências da vida: viajar!
Chicas Lokas na Estrada – Retrospectiva 2019 – nossas top viagens!
Assunto: Mudanças que ocorreram no blog e as principais viagens de cada integrante durante o ano de 2019.
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Pingback: Retrospectiva 2019 - nossas top viagens! | Chicas Lokas na Estrada
Pingback: Viajar sozinha não é um divisor de águas - não aos 50 anos
Quantos lugares lindos você visitou em 2019!!! Você mostrou que podemos fazer passeios super bacanas perto ou longe de casa. De Portugal a Minas, ótimas experiências que quero fazer também. 🙂
É isto mesmo, Lulu, às vezes não precisamos ir muito longe para encontrarmos novos destinos encantadores e experiências imperdíveis. Grande beijo e obrigada.
Que ano intenso, hein, Gisele? Adorei suas viagens. Algumas acompanhei pelo Instagram em tempo real. Não conheço ainda nenhum destes destinos que você visitou em 2019. Quem sabe em 2020 irei para alguns deles. Obrigada por ter entrado na minha vida este ano. E que em 2020 a gente consiga se ver pessoalmente. Feliz Ano Novo! Muitas viagens pra você! beijos
Oi Cecília, foi um grande prazer te encontrar em 2019 também, já te considero uma de minhas melhores amigas. Tenho certeza de que você também irá conhecer estes destinos em breve, e aproveite, porque são demais. Feliz Ano Novo, repleto de muitas viagens, paz, saúde e muita alegria no coração. Grande beijo.
Pingback: Retrospectiva de viagens 2019 – melhores momentos do ano | Diário de Turista
Só viagem top Migle, que 2020 venha com muitas viagens, dinheiro e saúde. É muito bom recordar nossas viagens, só da vontade de querer viajar ainda mais 🙂
#superinspirada
Com certeza, Paloma, cada vez a gente pensa mais em viajar, rsrs. É uma cachaça, fazer o que? Obrigada, querida, tudo de melhor para você em 2020 também. Beijos.
Parabéns Gisele! Que retrospectiva hein?! Maravilha amiga, espero fazer um roteiro desses para o novo ano. Adorei todos!!!
Muito obrigada, Simoni, que bom que gostou. Precisando de ajuda para montar os roteiros, é só me chamar, amiga. Grande beijo e Feliz Ano Novo!
Que ano bom pra viagens este de 2019! As de Portugal, até parece que conheço, depois de planejar o roteiro de meus pais. Linda esta foto de Niterói, ainda não conheço, acho lindo esse relevo do Rio! Que 2020 traga muitas novas experiências de viagem, Beijos!
Oi, Márcia, 2019 foi um ano incrível mesmo, aproveitei bastante. Vale a pena dar uma conferida em Niterói, não é só a vista para o Rio que é linda, como dizem os cariocas, a cidade surpreende muito a gente. Um 2020 maravilhoso e cheio de novos destinos para você também. Beijos.
Pingback: 2019: o primeiro ano do blog Viajante Econômica - Viajante Econômica
Você me pegou de jeito falando de Portugal e de Catas Altas! Amoooooooo!!!!!
Tenha um lindo 2020 <3
Oi, Giselle, que legal te pegar desse jeito, rsrs. São destinos maravilhosos mesmo, você é uma menina de bom gosto. Tudo de bom pra você também em 2020, beijo.
Querida Gisele, gostei do roteiro que fez em Portugal. Não há muitos brasileiros a esticarem a visita mais a norte do Porto, ou a chegarem a Valença. Foi realmente uma pena não nos termos cruzado na minha cidade, Guimarães. Mas são as voltas de quem tem amigos viajantes, haha.
O cosmos há-de conspirar para a gente se encontrar em carne e osso, se não for em Portugal, noutro ponto qualquer do planeta. Foi uma alegria acompanhar as suas aventuras de 2019. Continuarei a fazê-lo em 2020. Feliz Ano Novo
Oi, Ruthia, com certeza, viajantes se desencontram mesmo, mas se encontram também. Torço para que em 2020 nos encontremos pessoalmente, será uma grande alegria, tenha certeza disso. Grande beijo e obrigada. Feliz Ano Novo!
Eu morro de vontade de conhecer Portugal. Sabe pegar um carro e ir dirigindo conhecendo as cidades do interior? Amei o post e relembrar essa viagem com você! Feliz ano novo!
Sei sim, hahaha. Fiz isso, só que de trem, uma maravilha, adorei! Beijos.
Meu sonho da lista que seria (ou será, não sei) realizado é Portugal e Espanha em 2021. Esclarecedor seu texto, pois, sinceramente não sabia que do Porto era possível fazer tantos bate voltas Você menciona que para ir do Porto até a Vila de gaia, basta atravessar a pé, uma ponte. Essa distancia seria de quantos metros, ou quanto tempo, mais ou menos? Ah! E que pôr do sol maravilhoso a partir do Club Med Lake Paradise de São Paulo.
Oi Deyse, espero que realize seu sonho de conhecer Portugal e Espanha em 2021, vou torcer aqui por você. Em relação à distância do Porto para Vila Nova de Gaia atravessando a ponte D. Luis I, ela possui somente 385,25 metros, sendo uma caminhada bastante tranquila. O tempo da travessia vai depender de quanto você vai querer ficar parando para admirar a paisagem linda do rio e das duas cidades, eu demorei um tempo bom, porque vale a pena aproveitar esta caminhada e fazer registros lindos. Beijos.
Que ano maravilhoso 2019!!! você visitou lugares incríveis!! amei rever cada local e cada foto.
que 2021 seja repleto de lugares lindos também
Que Deus te ouça, Nathalia, dias melhores virão, porque 2020 não está mole não.