RIO ACIMA - O que ver na cidade - Destinos Por Onde Andei...

RIO ACIMA – O que ver na cidade

Terminando nosso passeio no Trem das Cachoeiras, passamos a explorar cada ponto de Rio Acima atrás das indicações do simpático povo da cidade ou do que já sabíamos antecipadamente.
E as surpresas começaram a aparecer diante de nossos olhos, o dia estava mais do que ganho andando na Locomotiva Elisabeth e mais estava por vir.
Rio Acima o que ver na cidade
Um dos marcos da Estrada Real
A primeira surpresa foi encontrar um dos mais de 1.000 marcos da Estrada Real, bem próximo da Estação da Cultura. Maior surpresa ainda foi descobrir que o meu atual chefe, Gustavo Rosa, participou ativamente do Projeto de Sinalização dos Marcos da Estrada Real, quando trabalhava no Instituto Estrada Real.
O Gustavo é formado em Turismo e me explicou que os marcos indicam ao viajante se ele está no caminho certo e que quando existe uma bifurcação, a presença dele, do lado direito ou esquerdo, é que vai determinar se vai seguir para a direita ou esquerda. Além disto, que os marcos são numerados para você saber em qual deles está, que em cada um existe uma placa em metal que indica no mapa onde você está e que consta informações históricas importantes do local. Ele sabe tudo de Estrada Real, além de me passar valiosas dicas sobre outros destinos incríveis. Valeu, chefe!!!
Rio Acima o que ver na cidade
O mapa da Estrada Real também está por toda a cidade
O Trem das Cachoeiras passa ao lado da Gandarela, uma antiga fundição onde eram fabricados fogões e panelas de ferro.
Rio Acima o que ver na cidade
Ruínas da Gandarela
Instituto Gandarela transformará as ruínas da antiga fábrica no Complexo Cultural Gandarela, que abrigará a primeira réplica oficial do Shakespeare Globe Theatre, o célebre teatro londrino, em 2016, quando serão celebrados os 400 anos da morte de William Shakespeare, conhecido como “o poeta nacional da Inglaterra”. Será um grande feito para Rio Acima, que atrairá milhares de visitantes, trazendo prosperidade e empregos para a cidade.



Booking.com

Rio Acima o que ver na cidade
A antiga fachada aguarda a transformação
Outros imóveis antigos chamam a atenção de quem visita a cidade, como é o caso da Câmara Municipal, que já foi residência dos funcionários da antiga RFFSA.
Rio Acima o que ver na cidade
A Câmara Municipal está em reforma
A lojinha da Estação da Cultura parece casa de boneca
com as simpáticas Elenice (Informação Turística do Crat), Deise (Secretária de Cultura) e Eliane (Chefe da Estação Cultural), da esquerda para a direita.
Estas mulheres são moradoras de Rio Acima e pessoas muito especiais, que trabalham em função da divulgação do turismo na região, seja na Estação, no Crat ou na organização de eventos culturais, que atraem visitantes e moradores, como a festa abaixo.



Booking.com

As barraquinhas já estavam montadas
O palco, todo enfeitado, pronto para as apresentações
e eu já entrando no clima.
A ponte sobre o Rio das Velhas é uma das atrações da cidade, somente permite a passagem de uma fila de carros por vez.
Interessante e divertida
Em 13 de Junho é comemorado o dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade
O Rio das Velhas e a Igreja ao fundo
A Paróquia de Santo Antônio
de interior singelo,
 altar encantador
e imagens
perfeitas

E quando pensávamos que tinham acabado as atrações, fomos informados de uma cachoeira bem no centro da cidade, pertinho da praça da Paróquia e da Estação.



Booking.com

Panorâmica da Cachoeira do SAMSA
A cachoeira tem este nome por se encontrar ao lado da SAMSA – Siderúrgica Américo Gianetti, uma antiga usina desativada. Sua queda tem aproximadamente 30 metros de altura e é gelada como todas as outras 102 da região. Haja coragem para nadar em qualquer uma delas, mas mesmo assim são muito frequentadas e admiradas.
Paredões de pedra contornam
a piscina natural
Passamos um sábado bem agradável em Rio Acima e voltamos satisfeitos para casa, por vermos tantas atrações interessantes em um destino tão próximo.
Na volta, as belas montanhas de Minas
e o arco-íris que nos recebeu em BH



Booking.com

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *