O Solar do Jambeiro é um belíssimo palacete, localizado no tradicional bairro de São Domingos, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.
Um raro exemplar de arquitetura residencial urbana burguesa, de meados do século XIX, de uma beleza que merece longa visita e contemplação.
Construído em 1872 pelo rico comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, que o utilizou como moradia e o vendeu em 1892, para o diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy.
Por causa deste ilustre proprietário, o Solar do Jambeiro também ficou conhecido como Palacete Bartholdy.
Conheça o Solar do Jambeiro
Em 1974 foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por solicitação da família, com o objetivo de preservar a propriedade.
Em todo o exterior do sobrado, suas paredes são revestidas com azulejos autênticos de padrão, típicos de construções portuguesas.
Seu telhado ornamentado por uma aba de telhas pintadas à mão, exibe o cuidado e perfeição em cada detalhe.
No interior ricamente adornado, muitos detalhes em madeira nobre demonstram a riqueza da época em que foi construído.
São dois andares com amplos cômodos, atualmente quase sem mobiliário, porém, percebe-se claramente o requinte com que a construção recebia seus moradores.
Seus móveis, quadros e demais objetos de decoração foram leiloados em 1988.
Lustres de cristais iluminam um dos amplos quartos e um dos salões do andar térreo, além de delicados detalhes nos tetos.
Um enorme jardim rodeia o Solar, espaçoso e repleto de árvores, além de plantas decorativas. Um pequeno orquidário lembra os áureos tempos da antiga residência.
Na parte de trás do solar, um anexo foi projetado para abrigar atividades de apoio ao prédio principal, tais como depósitos, a administração, zeladoria e geradores, com o objetivo de não interferir no conjunto histórico tombado.
Atualmente o Solar do Jambeiro funciona como um espaço de lazer com importante e intensa agenda cultural.
Sua fachada representa um dos mais importantes acervos de azulejos do Brasil, uma relíquia arquitetônica que merece ser preservada e conhecida. Vale a pena conferir em Niterói!
Não deixe de conhecer as belas praias da cidade, uma de nossas dicas é a Praia de Itacoatiara, a mais bela de Niterói.
- Onde comprar vinhos em Mendoza - 8 de dezembro de 2024
- Bodega Casa Vigil (El Enemigo), Mendoza - 22 de novembro de 2024
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
Pingback: Retrospectiva 2019: visitei, amei e indico! | Destinos Por Onde Andei...
Pingback: O que fazer em Niterói em um fim de semana | Destinos Por Onde Andei...
Nossa, que dica de passeio incrível , o Solar do Jambeiro em Niterói. Eu sou apaixonada por conhecer casarões antigos, apreciar a sua arquitetura e história envolvida. Para mim faz toda a diferença em um passeio ou viagem! Adoraria conhecer o solar, como ele é lindo! Dica anotada, obrigada!
Oi, Deyse, é o tipo de atração que se parece mesmo com você, cheio de cultura e história, uma atração e tanta. Grande beijo.
Não conhecia o Solar do Jambeiro em Niterói e já gostei por meio de suas fotos e das características que você apresentou. Amo lugares assim, cheios de história. Se possível um dia quero conhecê-lo.
Espero que conheça mesmo, Maria, vale muito a pena conhecer o Solar do Jambeiro, é lindo e cheio de história mesmo, como você gosta. obrigada.
Simplesmente apaixonado por esse palacete. Quero muito conhecer Niterói e certamente irei conhecer o Solar do Jambeiro. Adoro lugares repletos de história e beleza.
Se for à Niterói, não perca mesmo, Lúcio, vale muito a pena. Muito obrigada.
Que lindo o Solar do Jambeiro, adoro estes locais cheios de história, e que bacana a família ter buscado também a sua preservação. Vou querer conhece-lo quando for a Niterói.
Não perca se tiver oportunidade, Andrea, é uma atração muito bacana mesmo. Obrigada.
Sempre estive em Niteroi de passagem, nunca parei para explorar e conhecer. Agora ja quero conhecer o Solar do jambeiro. Obrigada pelas dicas.
Na próxima vez, pare e aproveite deste destino que tem muito a oferecer ao visitante, Norma. Eu que agradeço pela visita e comentário. Beijo.
Fiquei imaginando como deveria ser o Solar do Jambeiro com todo o seu mobiliário requintado. Só assim já é lindo, imagine com a decoração. Uma ótima dica em Niterói.
Também fiquei imaginando como seria na época, Fabíola, deve ter sido muito legal, obrigada.
Que lindo esse Solar do Jambeiro ! Eu não sabia dessa atração em Niterói. Adoro conhecer lugares históricos. E esse tapete rosa criado pelo jambeiro é especial. Adorei essa dica!
Vale a pena conhecer o Solar do Jambeiro, Angela, que bom que gostou da dica. Obrigada.
Nossa não sabia desse local! Moro aqui no rio e nunca fui, já anotei sua dica para conhecer quando a pandemia acabar! Obrigada por compartilhar!
Precisa conhecer então, Hebe, tão pertinho de você. Vai adorar quando puder visitar o Solar do Jambeiro, o lugar é maravilhoso. Beijos.
Amo o solar do Jambeiro. Tive muitas aulas de fotografia aí. Amei suas fotos, me trouxe muita saudade !
Imagino quão bonitas são suas fotos também, Noélia, porque o lugar é realmente maravilhoso e muito inspirador. Obrigada. Beijos.