O aperitivo na Itália já estava me chamando a atenção em posts que lia, quando estava planejando minha terceira ida ao país da bota, e só aí finalmente pude vivenciar esta experiência que recomendo demais.
Como eu pude ter perdido essa oportunidade nas outras vezes que estive naquele país? Logo eu, que tanto aprecio tomar uma bebida acompanhada de comidinhas deliciosas, ainda mais em viagens, onde o único foco é conhecer lugares, comidas e costumes diferentes.
Milão é a cidade mais famosa em termos de se experimentar um aperitivo bem italiano, lógico, afinal, estamos na Itália, rsrs.
Mas, sério mesmo, sempre citam Milão como um lugar excelente para se ter esta experiência, já que a cidade, que fica na região da Lombardia, conta com inúmeros estabelecimentos que oferecem o aperitivo quando se pede uma bebida.
E o cliente só paga pelas bebidas, isso mesmo, só pelas bebidas, e as comidinhas são deliciosas!
Já fui à Milão por duas vezes, adoro a cidade, aproveito tanto que acho que não sobra tempo para o famoso aperitivo.
O mais próximo que cheguei dele foi quando estava visitando o Castelo Sforzesco com minha família e nos aproximamos de um restaurante que havia em uma das entradas, quando estávamos retornando do Parque Sempione.
Havia um certo movimento lá e fiquei observando as pessoas e o que elas estavam bebendo e comendo, porque a fome já apertava àquela hora.
Dei de cara com o tal do aperitivo e já aprovei só de olhar, e tive a cara de pau de tirar foto, mesmo sob os olhares surpresos dos frequentadores.
Estava bonito e parecia bem apetitoso, quis ficar por ali mesmo, mas meu marido e meu filho quiseram prosseguir em direção ao Duomo, que ainda iríamos visitar.
No caminho, na Via Dante, nos chamou a atenção uma loja de vinhos de várias regiões da Itália, entramos e vi no balcão de vidro várias bandejas exatamente iguais, prontinhas para serem servidas à quem escolhesse, comprasse e degustasse a sua bebida ali.
Demos uma boa olhada nos vinhos, mas prosseguimos para nossa outra atração do dia, o Duomo, que nos aguardava com horário marcado para fechar.
Pensei: OK, da próxima você não me escapa! E acabamos comendo algo depois que nem me lembro agora, era nosso primeiro dia em Milão e o cansaço também já estava dando o ar da graça.
Ficamos seis dias em Milão e de tanto pegar o trem e viajar para lugares tão sonhados, o aperitivo milanês me escapou pela segunda vez. Seguimos para Gênova, na região da Ligúria e a história tomou outro rumo.
Em Gênova, dele eu nem me lembrava mais, e prosseguimos por nove dias na cidade, onde meu filho passaria os próximos seis meses de sua vida acadêmica.
O foco era outro e até esbarramos em uma Oktoberfest fora de temporada, que participamos por três vezes, porque estava muito bom.
Leia o post aqui: Oktoberfest Gênova, o Festival da Cerveja na Itália
E esbarramos também com o aperitivo, meio sem querer, quando eu e meu marido resolvemos tomar umas bebidinhas em um fim de tarde delicioso, enquanto aguardávamos nosso filho resolver algumas questões na sua Universitá.
A tradição do aperitivo na Itália é como se fosse o nosso Happy Hour, aquele momento de descontração com os amigos, entre o trabalho e a volta para casa.
Sentamos na mesa de um bar na praça em frente à Catedral de Gênova, conhecida também por Cattedrale di San Lorenzo, um local bastante agradável.
Meu marido pediu uma taça de vinho tinto e eu uma cerveja, ficamos proseando com aquela pressa de quem não tem nada mais a fazer, além de passear, comer e dormir, quando um rapaz começou a trazer petiscos para a nossa mesa.
Estranhamos, porque não havíamos feito nenhum pedido ainda, mas deixamos a coisa prosseguir, achando aquilo engraçado.
Foi quando eu me lembrei e disse: Não acredito que isso é o famoso aperitivo!!! E era!
E o rapaz ia repondo à medida que o prato se esvaziava, claro que pedimos mais bebidas, e as mesas foram se enchendo ao nosso redor, afinal, é uma opção bastante econômica e deliciosa.
Ficamos por ali aproximadamente umas duas horas bastante agradáveis, e que serviram para que eu realmente conhecesse e recomendasse o aperitivo italiano.
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Que legal! Bem que essa moda podia pegar aqui no Brasil!
Se bem os custos do aperitivo, com certeza ,são embutidos no valor da bebida!
Oi Jair, pode até ser, mas como tem vários lugares na Itália onde você pediria uma bebida e não viria nada acompanhado e pelo mesmo preço, acho uma excelente opção o aperitivo. Acaba valendo a pena, porque as porções são bem fartas. Grande abraço, obrigada pela visita.
Só posso dizer muito obrigada! Agora que sei desse costume vou aproveitar um tantao quando estiver na Itália 🇮🇹 Rs... Fui em algumas cidades no norte da Espanha que adotam o mesmo costume! Amei!
Eu que só posso dizer muito obrigada, Cris, não sabia que na Espanha também tinha esta tradição. Quem vai aproveitar muito sou eu quando viajar para a Espanha. Beijos.
Obrigada por compartilhar suas experiências de viagem conosco. Não sabia que a Espanha tb adotou o costume dos italianos sobre os aperitivos.
Isso funciona qualquer época do ano ou só no verão?
Estive na Itália em fevereiro deste ano(2019) mas como ainda era inverno não procurei os locais onde tem esta tradição por ficar na dúvida sobre o funcionamento.
Olá, Sueli, bem vinda ao blog. O aperitivo é uma tradição que você encontra o ano todo na Itália. É uma experiência que merece ser vivida quando você retornar à Itália, tenho certeza de que irá gostar muito. Depois volte aqui e nos conte se gostou. Grande beijo e muito obrigada.
Nossa, amei essa tradição! Ela é comum em outras partes da Itália também! Ansiosa já pra tomar um vinho italiano provando todas essas delicias! Obrigada pela dica!
Olá, Helen, que bom que gostou. A Itália já é famosa por sua gastronomia e essa tradição do aperitivo é tudo de bom mesmo. Obrigada.
eu adorei esse aperitivo!! comemos varios na Itália, melhor coisa, enchia o prato sem vergonha na cara e voltava pra mesa hauehae
kkkk, pelo visto aproveitou muito mesmo, e fez muito bem. Beijos.
Come-se muito bem na Italia mesmo e esse é o tipo de coisa que adoro fazer, parar para comer um aperitivo, enquanto aprecia a vista e toma um bom vinho. Adorei as dicas, em especial das cidades que ainda não visitei.
Oi, Léo, você então sabe o que é bom na Itália. Não deixe de conhecer Milão e Gênova e apreciar um belo aperitivo. Obrigada pela visita, abraços.
Tô te esperando aqui em casa para um Aperitivo! Mas você e o Flavão nunca vem.........
Opa, vamos sim, é só chamar que estaremos aí, grande beijo, amigo, rsrs.