Tulum foi o primeiro lugar que visitei no México, saindo de Cancun, e estava na minha lista de desejos fazia tempos.
Fiz todos os passeios com a Attravel, uma excelente agência que recepciona brasileiros em Cancun e os leva a explorar todas as maravilhas da região.
Uma van da agência me buscou bem cedo no hotel e fui apresentada ao meu guia, o Jair, que me acompanhou por todos os lugares que fomos naquele dia.
De ótimo astral, educado e alegre, o Jair, um mexicano super legal, ia me contando sobre os lugares, histórias e lendas, sempre com um toque de humor, o que deixou tudo mais divertido.
Fez papel de tradutor, fotógrafo e até de GPS, me orientando sobre os melhores caminhos e locais ideais para os melhores ângulos fotográficos. Valeu demais, Jair!
Descobrindo Tulum
Tulum fica aproximadamente a duas horas de Cancun, uma viagem confortável em estrada quase sem curvas, margeada pela floresta tropical e densa.
Quando chegamos, passamos por uma área de comércio que dá vontade de ficar de tantos produtos interessantes para admirar e comprar, mas era só meu primeiro dia, teria tempo para fazer minhas pequenas comprinhas.
Fomos apresentados à outro guia, o Maurício, que nos explicaria tudo sobre Tulum e seguimos com os outros visitantes em direção à entrada da antiga fortaleza Maya, murada e protegida por pedras em uma parte e pelo mar azul turquesa do outro.
Uma extensa área abriga as ruínas por onde passamos em direção ao mar de um azul intenso, uma vista cobiçada e que atrai muitos visitantes. Tirar uma foto ali é tarefa difícil, mas não impossível.
Um Templo chamado “O Castelo” está às margens do mar e é o ponto mais desejado de Tulum para registrar a visita. Não ia perder a minha oportunidade de registrar estes momentos por nada.
Do outro lado existe uma grande escada que leva à praia, onde muitos se refrescam do calor da região.
Havia muitas algas na praia, mas mesmo assim, vários turistas não deixaram de aproveitar do pequeno trecho cercado por rochedos para se refrescarem do calor intenso.
Dicas importantes:
-
- Levar água mineral e algum lanche prático, como barras de cereais, biscoitos, chocolates; na área das ruínas não existe comércio,
- Usar sapatos confortáveis, o terreno é desnivelado e cheio de pedras,
- Usar roupas leves, boné ou chapéu para se proteger do sol,
- Usar filtro solar,
- Em determinadas épocas do ano pode ser necessário utilizar repelente contra insetos,
- Contrate os serviços de uma agência para aproveitar o máximo dos passeios e das informações passadas pelos guias.
Tulum é um sítio arqueológico, resquícios de uma cidade amuralhada Maya, a última moradia construída por eles e cheia de mistérios, vale muito a pena conhecer. Eu adorei!!!
Minha ida à Tulum foi uma cortesia oferecida pela agência Attravel , apesar disto, as informações, opiniões e avaliações retratadas aqui refletem minhas impressões pessoais, sejam elas positivas ou negativas.
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Show Gisele.
Parabéns
Muito obrigada, Rubens, grande abraço.
Legal seu passeio nesse paraíso. Não conheci Tulum quando visitei Cancun mas faz tanto tempo que preciso voltar e visitar tudo novamente. Beijos
Cancun tem passeios maravilhosos e para todos os gostos, Lilian, na próxima não deixe de incluir Tulum, vale muito a pena. Obrigada pela visita, querida. Beijos.
Fiquei com muita vontade de conhecer Tulum! Adoro esse tipo de viagem, com muita história. Nesses lugares, ter um bom guia é fundamental para aproveitar ao máximo a visita. Lindas fotos e ótimo post!
Muito obrigada, Cintia, concordo muito com você, um guia é fundamental para aproveitarmos ao máximo sobre as informações do local. Recomendo!
Gostei muito de conhecer Tulum com você, quanta história que vai além das praias fantásticas, né?! A Riviera Maia é um sonho…
É muita história mesmo, e em um local paradisíaco, não é pouca coisa, Gabriela, vale super a pena conhecer Tulum. Que bom que gostou de visitar aqui comigo. Grande beijo e obrigada.
Não sabia que tinha essa parte histórica e ruínas em Tulum, sempre via pessoas falando de praia e gostei de saber que tem essa parte tb
Tem sim, Paula, inclusive a parte histórica dá um show na parte das praias, embora sejam lindas também. Vale muito a pena conhecer tudo de Tulum. Obrigada pela visita.
Eu sou doidinha pra conhecer o México, e Tulum está no topo da lista! Seu post me inspirou muito, adorei!
Oi, Marcela, fico feliz com seu comentário, o objetivo é inspirar mesmo as pessoas a conhecerem os destinos que visitei e todos que ainda estiverem por vir. Obrigada, beijo.
Pingback: [8on8] 8 relatos de viagem para se inspirar | Mapeando Mundo