Fiz uma viagem de trem no Paraná, tão bonita, que merece ser compartilhada, para que outros viajantes conheçam e possam ter a mesma experiência encantadora.
Esta viagem fez parte dos vários passeios que fiz, junto com outros colegas blogueiros de viagem, no Encontro da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, em Curitiba, novembro de 2018.
Saímos de Curitiba de ônibus em direção à Morretes, percorrendo a Estrada da Graciosa, uma antiga rota de tropeiros, que segue em direção ao litoral do Estado do Paraná.
A Estrada da Graciosa é considerada uma das rodovias mais bonitas do Brasil, pudemos conferir que o título não é exagero.
A viagem de trem no Paraná partiu de Morretes com destino à Curitiba e é uma forma excelente de apreciar toda a beleza da Serra do Mar Paranaense.
A viagem é feita em trens da Serra Verde Express , confortáveis e com amplas janelas, de onde podemos ver a linda paisagem da Mata Atlântica.
Em Morretes, tivemos também a oportunidade de experimentar o famoso e tradicional Barreado, um prato típico e delicioso do Paraná: O melhor barreado de Morretes, Paraná.
Nossa viagem de trem no Paraná
Nosso trem partiu às 15:00 horas e a viagem teve uma duração aproximada de 04 horas e 15 minutos de pura beleza e adrenalina.
Beleza por conta da paisagem verde, exuberante e rica da Mata Atlântica, e adrenalina devido aos trilhos que em determinados trechos são tão altos que chegam a dar medo, é muito divertido.
Este percurso foi eleito pelo jornal inglês The Guardian como um dos mais belos passeios sobre trilhos do mundo, e é realmente maravilhoso.
O trajeto de Curitiba à Morretes parte às 8:30 horas, saindo da Rodoferroviária, o viajante precisa chegar com uma hora de antecedência.
Um percurso histórico e belíssimo
A ferrovia Paranaguá-Curitiba também tem história para contar e se orgulhar, sua viagem inaugural contou com a ilustre presença da Princesa Isabel, em 1884.
A linha férrea possui centenas de pontes e ferrilhões e passa por 13 túneis ao longo da maior área de Mata Atlântica preservada do país.
Além da paisagem belíssima, com tempo bom, os passageiros são brindados com um maravilhoso pôr do sol chegando ao Planalto de Curitiba, uma festa para os olhos.
Tempo bom não foi o nosso caso mais precisamente, mas paisagens belíssimas não faltaram ao longo do percurso.
E o tal do por do sol não deixou de dar o ar da graça, já chegando à Curitiba, cidade onde ele é conhecido como um dos mais belos do Brasil. Viva!!!
A Maíra, do blog Aos Viajantes, nos dá mais dicas de passeios legais em 15 Cidades Bate e Volta de Curitiba. Vale a pena conferir!
Este post faz parte da Blogagem Coletiva #viagensdetrem, onde vários blogueiros contam suas experiências pelos trilhos no mundo todo. Confira abaixo as outras vivências incríveis!
Ligado em Viagem – Roteiro de trem por 5 capitais da Europa: Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdam e Berlim
Destino Compartilhado – Trens na Itália: Viagens pela Calábria
Mariana Viaja – Viagens de trem para fazer no Brasil
Pelo Mundo com Manu – Passeio de Trem Maria Fumaça – De Carlos Barbosa a Bento Gonçalves
Diário de Turista – Como visitar Neuschwanstein: O Castelo da Cinderela na Alemanha
Tripping Unicorn – Como Comprar Passagens & Passes de Trem na Europa
No Mundo da Paula – Trem na Itália : Guia de Como Funcionam
Viajante Econômica – Dicas para viajar de trem na Europa
Entre Polos – Trem de Paris para Moscou
Viaje na Web – Viagem de trem no Japão: Guia com preços, dicas de roteiros, malas e JR PASS
Recordações de Viagens – Conhecendo os Alpes Japoneses de Trem
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Pingback: Dicas para viajar de trem na Europa - Viajante Econômica
Pingback: Conhecendo os Alpes Japoneses de trem - Recordações de Viagens
Pingback: Trens na Itália: Viagens pela Calábria - Destino Compartilhado
Pingback: Como visitar Neuschwanstein: O Castelo da Cinderela na Alemanha | Diário de Turista
Tenho muita de vontade de fazer esse passeio. Obrigada por compartilhar com tantos detalhes do percurso. Belíssimas fotos. Bjs
Oi Cecília, como pôde ver no post, é uma viagem muito bonita, super recomendo. Grande beijo e obrigada.
Era meu sonho fazer esse tour de trem, em 2017 realizei meu desejo! Foi encantador, maravilhoso, incrível! Um passeio imperdível e fantástico que merece ser visitado…..
Acredita que também era um sonho antigo, Paloma? Minha irmã fez esta viagem há muitos anos atrás, e sempre desejei, consegui realizar este sonho em 2018, foi incrível mesmo. Grande beijo!
Pingback: Viagem de trem no Japão com JR Pass: Guia com TODAS as informações e preços | Viaje na Web
Olha lá, que maravilha que eu nem conhecia. Confesso que nunca fiz uma viagem de trem no Paraná e fiquei surpresa e orgulhosa por ter essa beleza reconhecida internacionalmente. Parabéns pelo excelente post. Deu vontade de ir 🙂
Oi, Patti, é uma viagem bem famosa sim, merece mesmo dar uma boa conferida, vale muito a pena. Obrigada.
Uau! Muito bom. Conheço pouquíssimo das viagens de trem pelo Brasil e essa ainda parece ter paisagens incríveis pelo caminho. 🙂
Sim, Carol, são poucas mesmo e cada vez mais raras, então temos que aproveitar quando temos oportunidade, não é mesmo? Se puder, vale a pena conferir esta, vai gostar muito. Obrigada.
poderia me mandar está viagem de trem a morretes no Paraná roteiro valores pretendo fazer
Olá Sirley, claro, segue abaixo o link onde poderá comprar este passeio, obrigada pela visita, espero que goste da viagem, aproveite!
https://www.getyourguide.com.br/curitiba-l1849/excursao-de-um-dia-a-cidade-colonial-de-morretes-t24886/
Pingback: Trem na Itália : Guia de Como Funcionam - No Mundo da Paula
Pingback: Roteiro de trem na Europa: Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdam e Berlim
Que legal essa viagem, bastante vontade de ir. Nós fomos para Morretes de carro, mas de trem parece ser bem mais legal.
As duas formas são muito legais, mas a viagem de trem é imperdível, precisa voltar e conferir! Abraços.
Tenho muita vontade de fazer esse passeio de trem no Paraná! Acho que no dia que eu for pra Curitiba, vou correr pra fazer esse passeio de trem!
Vai amar, Paula, vale muito a pena, grande abraço.
Suas fotos ficaram lindas e olha que o tempo nem tava ajudando no dia. Imagina só fazer esse passeio com o tempo bom?! Mesmo assim o passeio foi incrível! Amei todas as experiências. Penso até em voltar um dia pra fazer tudo com mais calma e com certeza vou querer fazer o passeio de trem novamente.
Muito obrigada, Fernanda, se tiver oportunidade faço novamente também, e se for em um dia com tempo bom, melhor ainda. Grande abraço.
Ahhh… esse trajeto de trem é meu antigo conhecido. Já fiz algumas vezes… Sempre levava amigos estrangeiros que vinha me visitar e eles ficavam maravilhados com a paisagem. Lindo demais!
É muito lindo mesmo, Zudi, gostaria de fazer de novo, e várias vezes, se possível, kkkk, grande beijo.
Essa viagem de trem no Paraná é realmente uma lindeza, e tu descreveste muito bem o passeio!
Sem contar que Morretes é uma gracinha de cidade e o barreado é delicioso!
Bateu vontade de repetir tudo! 😀
Quero repetir tudo também, Helen, quem sabe eu dou essa sorte de provar novamente o barreado e viajar neste trem maravilhoso? Esperando aqui ansiosa. Grande beijo.
Quando eu fui a Curitiba fiz esse passeio de trem para Morretes e adorei. Foi a primeira vez que andei de trem no Brasil. Amei ler seu texto, ver as fotos e relembrar…
Que legal, Mari, fico feliz que o post tenha te trazido boas recordações. Eu já havia viajado de trem várias vezes e sempre adorei. Beijos.
Acompanhei na época este passeio que foi feito pelas redes sociais e fiquei babando! Difícil saber o que é mais encantador!!!!!
Oi, Emília, difícil mesmo, é um passeio maravilhoso, vale a pena esta experiência. Grande beijo e obrigada.
Pingback: Trem de Paris para Moscou | Como é? | Onde comprar? | Entre Polos