Fizemos uma visita à Catedral de Santiago de Compostela e mostro aqui uma das mais lindas catedrais do mundo, porque vale muito a pena conhecer esta maravilha.
Nossa visita à Catedral de Santiago de Compostela começou em nosso projeto de viagem para o Porto, norte de Portugal, quando tomei conhecimento, através de um casal de amigos, de que era possível fazer um bate e volta à cidade de mesmo nome.
Fiquei bastante animada, porque iria realizar um dos meus grandes sonhos de viagem, já que o projeto do Caminho de Santiago, o “Camino”, não seria possível no momento.
Santiago de Compostela está localizada na Galícia, Espanha, e fica a duas horas e meia de carro do Porto, cidade onde eu e meu marido estávamos hospedados.
Decidimos não alugar um carro e contratamos os serviços de um dos parceiros do blog, o GetYourGuide, especializado em passeios e tours com guias muito profissionais pelo mundo.
E por falar em profissional, nosso guia foi o máximo, nos pegou e entregou na porta do hotel, em uma van com muito conforto e comodidade, além de ser extremamente gentil com todos.
Fomos com uma família de japoneses e ele explicava tudo em inglês para eles e em português para nós, adoramos.
Saímos do Porto por volta de 8:00 horas da manhã e partimos em direção à Santiago de Compostela, parando para um café da manhã em San Simón, já na Espanha.
Pelo caminho passamos também por Vigo e Pontevedra, duas importantes cidades espanholas da Galícia.
Conheça muito mais de Pontevedra neste registro rico e elaborado da querida amiga Ruthia: Visitar Pontevedra, que dá de beber a quem passa.
Chegando à Santiago de Compostela, o guia nos deixou bem perto da Catedral, apenas alguns quarteirões nos separava do nosso objetivo principal, e de lá já avistávamos as suas lindas torres.
Seguimos em direção à Catedral, pelo caminho indicado por nosso guia e motorista, e chegamos à ela sem o menor problema.
Por fim, chegamos à grande Praça do Obradoiro, onde a Catedral se encontra, e é ali que a magia acontece.
Centenas de pessoas, muitas chegadas pelo “Camino”, outras centenas como nós, que pularam a etapa, mas se sentiam recompensadas somente por estarem ali.
Uma energia contagiante, um lugar alegre e vibrante, místico e mágico, só estando ali para sentir a vibração.
A Patrícia do blog Bagagem de Memórias não pulou etapa para chegar à Santiago de Compostela, fez o caminho mais tradicional, o francês. Ela conta sua jornada em vários posts, comece lendo por este: CAMINHO DE SANTIAGO – A PARTIDA.
Próxima parada, a Catedral de Santiago de Compostela, com tudo a que tínhamos direito, mesmo em obras, entre os andaimes, com uma fila enorme, mas que fluía respeitosa e bem.
Apesar dos andaimes que congestionavam o interior da Catedral, a beleza estava ali para ser contemplada por todos, em arcos, esculturas, mármores e dourado.
Enquanto a fila seguia no seu ritmo, meu olhar reparava em cada detalhe; nos raios de luz que penetravam pelas janelas, nas colunas gigantescas que sustentavam o teto e até nas velas acendidas pelos fiéis.
Sou católica e também acendi uma vela, pedindo bençãos para minha família que tinha ficado no Brasil, nunca é demais agradecer também.
Não conseguimos assistir à missa do peregrino; devido às obras de restauração da Catedral, elas foram transferidas para a Igreja de São Francisco, ficando assim para uma outra oportunidade.
O momento mais aguardado da missa dos peregrinos é quando o Botafumeiro, um grande incensário, é colocado em funcionamento, como um pêndulo, acionado por um pequeno grupo de homens.
Confira no vídeo abaixo, toda a beleza da missa do peregrino com o botafumeiro em ação, foi o mais lindo que encontrei no YouTube.
As obras de restauração serão finalizadas até o Ano Santo de 2021, quando o dia 25 de julho, Dia de Santiago, cairá em um domingo.
Segundo a história, o corpo de São Tiago, um dos apóstolos de Cristo, estaria enterrado ali, e foi sinalizado à um ermitão por um campo de estrelas, de onde se originou a palavra Compostela.
E lá está o túmulo de São Tiago, que fomos conhecer na Cripta, embaixo do altar, onde existe a imagem que recebe o abraço de todos os visitantes, junto com seus pedidos.
Entramos por um lado, subindo uma pequena escada, abraçamos São Tiago, com muita fé, fizemos nossos pedidos, descemos pelo outro lado, e seguimos em direção à saída.
Havíamos cumprido nosso objetivo na cidade, e foi melhor do que o esperado, mais intenso e emocionante, uma verdadeira benção.
Existem outras belas catedrais européias que já conheci e outras que pretendo conhecer, são atrações que estão sempre nos meus roteiros.
Em seguida fomos encontrar com nosso grupo de simpáticos japoneses e o guia, para um almoço que estava incluído no tour.
Provamos típicos pratos espanhóis, como a Paella, minha escolha, acompanhados por vinho tinto da casa e finalizamos com a tradicional torta de Santiago, que estava divina.
Voltamos muito realizados para o Porto, e até comentamos que nem sentimos a distância, de tão interessante e bonito que foi o trajeto.
No caminho ainda paramos em Valença do Minho para conhecermos a Fortaleza de Valença, com sua construção em arquitetura militar abaluartada. Mas isto é assunto para outro post, aguardem.
Quer conhecer outro destino encantador na Espanha, ou seria no Marrocos? Confira este roteiro incrível sobre Ceuta e tire suas próprias conclusões: Roteiro de 1 dia em Ceuta na Espanha: Visite a Europa dentro da África!
Outro templo religioso bastante famoso na Espanha é a Mesquita de Córdoba, na verdade uma Mesquita-Catedral, que nos é apresentada em detalhes pela Sylvia do blog Lugares de Memória em Mesquita de Córdoba: um templo de muçulmanos e católicos. Imperdível!
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
A Espanha era um dos destinos que queríamos conhecer e agora adiamos um pouco o sonho. Santiago de Compostela deve ser mesmo incrível. Obrigada pelas dicas!
É incrível mesmo, Andréa, nós adoramos conhecer. Espero que consiga conhecer em breve também. Obrigada.
Sou católica e amo conhecer lugares assim, sou apaixonada por turismo religioso e com sua publicação, sobre a visita a Catedral de Santiago de Compostela, essa minha paixão só aguçou mais. Se um dia eu tiver a oportunidade quero conhecer também.
Espero que conheça sim, Maria, que bom que gostou. Beijo e obrigada.
Confesso que não tenho disposição e nem motivação para fazer o Caminho, mas tenho muita vontade de conhecer a Catedral de Santiago de Compostela. Bom saber que esse esquema de pular etapa, funciona. Me agradou bastante. Deve ser uma energia incrível mesmo essa visita.
É uma energia maravilhosa, Léo. Fazer um bate e volta partindo do Porto foi uma excelente idéia, nós adoramos. Obrigada.
Gostei muito de saber sobre a possibilidade de se fazer um bate volta de Porto a Santiago de Compostela. Recentemente, o caminho de Compostela entrou em minha lista de desejo. E a partir do momento em que descobri que são vários os caminhos de Santiago, e vi que o caminho partindo de Portugal era mais curto e favorável, já considerei esta possibilidade de aproveitar nossa viagem futura a Portugal. Adorei ler aqui as dicas, inclusive as gastronômicas, e conhecer, pelas fotos, a bela Catedral. Obrigada!
Eu que agradeço pela visita, Deyse. Você vai adorar conhecer a catedral e a cidade também. Também pretendo fazer o caminho. Espero que seja em breve. Beijos.
Seu post sobre a visita a Catedral de Santiago de Compostela veio a calhar. Estou procurando informações sobre o Caminho para Santiago. Sou louca para conhecer essa catedral
Que ótimo, Hebe, espero ter inspirado você ainda mais. Buen Camino!
Que cenário incrível. Realmente a visita a Catedral de Santiago de Compostela vale muito a pena. Adorei
Obrigada, Mairim, vale muito a pena sim. Beijo.
Eu adoro visitar igrejas. As catedrais do Velho Mundo são belíssimas e a de Santiago de Compostela não deixa nada a desejar. Que maravilhosa! Ainda quero muito conhecer pessoalmente!
Também adoro conhecer igrejas, Lúcio, estão entre as minhas atrações preferidas nos destinos visitados. Tendo oportunidade vá conhecer também, obrigada.
Gosto muito de visitar igrejas e fiquei encantada com essa sua visita à Catedral de Santiago de Compostela. Ela realmente é linda! Que pena q não conseguiram assistir à missa do peregrino.
Quero muito um dia fazer essa viagem. Adorei o post.
Se puder vá mesmo, Sil, nós adoramos esta viagem. Obrigada.
Que emoção essa visita à Catedral de Santiago de Compostela. Não sabia que o túmulo de São Tiago se encontrava aí. Adorei as dicas! Vontade de provar essa torta!
Sim, Angela, é uma visita muito emocionante e a torta deliciosa, rsrs. Vale a pena experimentar!
Entrar na catedral de Santiago de Compostela é mesmo um sonho, tanto por seu valor arquitetônico, como pelo que ela representa como ponto de chegada de uma jornada árdua pelo Caminho de Santiago. Parabéns pela postagem
Muito obrigada, Sylvia, é um sonho mesmo. Beijos.