Visita à Catedral de Santiago de Compostela - Destinos Por Onde Andei...

Visita à Catedral de Santiago de Compostela

Fizemos uma visita à Catedral de Santiago de Compostela e mostro aqui uma das mais lindas catedrais do mundo, porque vale muito a pena conhecer esta maravilha.

Fachada barroca da Catedral de Santiago de Compostela

Nossa visita à Catedral de Santiago de Compostela começou em nosso projeto de viagem para o Porto, norte de Portugal, quando tomei conhecimento, através de um casal de amigos, de que era possível fazer um bate e volta à cidade de mesmo nome.

Fiquei bastante animada, porque iria realizar um dos meus grandes sonhos de viagem, já que o projeto do Caminho de Santiago, o “Camino”, não seria possível no momento.

Nossa visita à Catedral de Santiago de Compostela

Santiago de Compostela está localizada na Galícia, Espanha, e fica a duas horas e meia de carro do Porto, cidade onde eu e meu marido estávamos hospedados.

Decidimos não alugar um carro e contratamos os serviços de um dos parceiros do blog, o GetYourGuide, especializado em passeios e tours com guias muito profissionais pelo mundo.

E por falar em profissional, nosso guia foi o máximo, nos pegou e entregou na porta do hotel, em uma van com muito conforto e comodidade, além de ser extremamente gentil com todos.

Fomos com uma família de japoneses e ele explicava tudo em inglês para eles e em português para nós, adoramos.

Saímos do Porto por volta de 8:00 horas da manhã e partimos em direção à Santiago de Compostela, parando para um café da manhã em San Simón, já na Espanha.

San Simón, Espanha
Esta era a vista em San Simón, Espanha

Pelo caminho passamos também por Vigo e Pontevedra, duas importantes cidades espanholas da Galícia.

A famosa ponte de Pontevedra, que deu nome à cidade que significa Ponte Velha

Conheça muito mais de Pontevedra neste registro rico e elaborado da querida amiga Ruthia: Visitar Pontevedra, que dá de beber a quem passa.

Chegando à Santiago de Compostela, o guia nos deixou bem perto da Catedral, apenas alguns quarteirões nos separava do nosso objetivo principal, e de lá já avistávamos as suas lindas torres.

Visita à Catedral de Santiago de Compostela
A Catedral pode ser vista de vários pontos da cidade

Seguimos em direção à Catedral, pelo caminho indicado por nosso guia e motorista, e chegamos à ela sem o menor problema.

Rumo à Catedral de Santiago de Compostela

Por fim, chegamos à grande Praça do Obradoiro, onde a Catedral se encontra, e é ali que a magia acontece.

Colocando os pés em um dos marcos de Santiago de Compostela

Centenas de pessoas, muitas chegadas pelo “Camino”, outras centenas como nós, que pularam a etapa, mas se sentiam recompensadas somente por estarem ali.

Uma energia contagiante, um lugar alegre e vibrante, místico e mágico, só estando ali para sentir a vibração.

A Patrícia do blog Bagagem de Memórias não pulou etapa para chegar à Santiago de Compostela, fez o caminho mais tradicional, o francês. Ela conta sua jornada em vários posts, comece lendo por este: CAMINHO DE SANTIAGO – A PARTIDA.

Praça do Obradoiro
Praça do Obradoiro, que emoção estar ali

Próxima parada, a Catedral de Santiago de Compostela, com tudo a que tínhamos direito, mesmo em obras, entre os andaimes, com uma fila enorme, mas que fluía respeitosa e bem.

Catedral de Santiago de Compostela em reformas

Apesar dos andaimes que congestionavam o interior da Catedral, a beleza estava ali para ser contemplada por todos, em arcos, esculturas, mármores e dourado.

Catedral de Santiago de Compostela em reforma
Detalhes surpreendentes, mesmo em obras

Enquanto a fila seguia no seu ritmo, meu olhar reparava em cada detalhe; nos raios de luz que penetravam pelas janelas, nas colunas gigantescas que sustentavam o teto e até nas velas acendidas pelos fiéis.

Raios de luz invadiam o interior da catedral de Santiago de Compostela

Sou católica e também acendi uma vela, pedindo bençãos para minha família que tinha ficado no Brasil, nunca é demais agradecer também.

Velas na catedral de Santiago de Compostela

Não conseguimos assistir à missa do peregrino; devido às obras de restauração da Catedral, elas foram transferidas para a Igreja de São Francisco, ficando assim para uma outra oportunidade.

Catedral de Santiago de Compostela em obras
Catedral de Santiago de Compostela sendo restaurada

O momento mais aguardado da missa dos peregrinos é quando o Botafumeiro, um grande incensário, é colocado em funcionamento, como um pêndulo, acionado por um pequeno grupo de homens.

Confira no vídeo abaixo, toda a beleza da missa do peregrino com o botafumeiro em ação, foi o mais lindo que encontrei no YouTube.

As obras de restauração serão finalizadas até o Ano Santo de 2021, quando o dia 25 de julho, Dia de Santiago, cairá em um domingo.

Detalhes da Catedral de Santiago de Compostela

Segundo a história, o corpo de São Tiago, um dos apóstolos de Cristo, estaria enterrado ali, e foi sinalizado à um ermitão por um campo de estrelas, de onde se originou a palavra Compostela.

E lá está o túmulo de São Tiago, que fomos conhecer na Cripta, embaixo do altar, onde existe a imagem que recebe o abraço de todos os visitantes, junto com seus pedidos.

Túmulo de São Tiago de Compostela

Entramos por um lado, subindo uma pequena escada, abraçamos São Tiago, com muita fé, fizemos nossos pedidos, descemos pelo outro lado, e seguimos em direção à saída.

Catedral de Santiago de Compostela

Havíamos cumprido nosso objetivo na cidade, e foi melhor do que o esperado, mais intenso e emocionante, uma verdadeira benção.

Um sonho realizado!

Existem outras belas catedrais européias que já conheci e outras que pretendo conhecer, são atrações que estão sempre nos meus roteiros.

Em seguida fomos encontrar com nosso grupo de simpáticos japoneses e o guia, para um almoço que estava incluído no tour.

Provamos típicos pratos espanhóis, como a Paella, minha escolha, acompanhados por vinho tinto da casa e finalizamos com a tradicional torta de Santiago, que estava divina.

Torta de Santiago

Voltamos muito realizados para o Porto, e até comentamos que nem sentimos a distância, de tão interessante e bonito que foi o trajeto.

No caminho ainda paramos em Valença do Minho para conhecermos a Fortaleza de Valença, com sua construção em arquitetura militar abaluartada. Mas isto é assunto para outro post, aguardem.

Quer conhecer outro destino encantador na Espanha, ou seria no Marrocos? Confira este roteiro incrível sobre Ceuta e tire suas próprias conclusões: Roteiro de 1 dia em Ceuta na Espanha: Visite a Europa dentro da África!

Outro templo religioso bastante famoso na Espanha é a Mesquita de Córdoba, na verdade uma Mesquita-Catedral, que nos é apresentada em detalhes pela Sylvia do blog Lugares de Memória em Mesquita de Córdoba: um templo de muçulmanos e católicos. Imperdível!

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

36 comentários sobre “Visita à Catedral de Santiago de Compostela

1. Andrea Oliveira

A Espanha era um dos destinos que queríamos conhecer e agora adiamos um pouco o sonho. Santiago de Compostela deve ser mesmo incrível. Obrigada pelas dicas!

2. Maria

Sou católica e amo conhecer lugares assim, sou apaixonada por turismo religioso e com sua publicação, sobre a visita a Catedral de Santiago de Compostela, essa minha paixão só aguçou mais. Se um dia eu tiver a oportunidade quero conhecer também.

3. Leo Vidal

Confesso que não tenho disposição e nem motivação para fazer o Caminho, mas tenho muita vontade de conhecer a Catedral de Santiago de Compostela. Bom saber que esse esquema de pular etapa, funciona. Me agradou bastante. Deve ser uma energia incrível mesmo essa visita.

4. Deyse

Gostei muito de saber sobre a possibilidade de se fazer um bate volta de Porto a Santiago de Compostela. Recentemente, o caminho de Compostela entrou em minha lista de desejo. E a partir do momento em que descobri que são vários os caminhos de Santiago, e vi que o caminho partindo de Portugal era mais curto e favorável, já considerei esta possibilidade de aproveitar nossa viagem futura a Portugal. Adorei ler aqui as dicas, inclusive as gastronômicas, e conhecer, pelas fotos, a bela Catedral. Obrigada!

5. Hebe

Seu post sobre a visita a Catedral de Santiago de Compostela veio a calhar. Estou procurando informações sobre o Caminho para Santiago. Sou louca para conhecer essa catedral

6. LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR

Eu adoro visitar igrejas. As catedrais do Velho Mundo são belíssimas e a de Santiago de Compostela não deixa nada a desejar. Que maravilhosa! Ainda quero muito conhecer pessoalmente!

7. Sil Mendes

Gosto muito de visitar igrejas e fiquei encantada com essa sua visita à Catedral de Santiago de Compostela. Ela realmente é linda! Que pena q não conseguiram assistir à missa do peregrino.
    Quero muito um dia fazer essa viagem. Adorei o post.

8. Ângela Martins

Que emoção essa visita à Catedral de Santiago de Compostela. Não sabia que o túmulo de São Tiago se encontrava aí. Adorei as dicas! Vontade de provar essa torta!

9. Sylvia Leite

Entrar na catedral de Santiago de Compostela é mesmo um sonho, tanto por seu valor arquitetônico, como pelo que ela representa como ponto de chegada de uma jornada árdua pelo Caminho de Santiago. Parabéns pela postagem

10. Lilian Azevedo

Oi, Gi
    Também sonho fazer uma visita à Catedral Santiago de Compostela. Lendo seu texto fiquei arrepiada imagino você que esteve lá ao vivo e a cores.
    Não tinha ideia de ser tão perto do Porto. Bom ter um guia pois assim podemos apreciar a estrada.
    Beijocas

11. normeide neto de carvalho

Também estive de passagem conhecendo a Catedral de Santiago de Compostela, mas quero mesmo é fazer o Caminho de Santiago. Deve ser inclusive, meu primeiro destino internacional Pós Pandemia. E voltarei a visitar a Catedral.

12. Fabíola Moura

Sempre ouvi sobre o caminho de Santiago mas não conhecia a Catedral de Santiago de Compostela. Realmente a igreja merece muito a visita, apesar da concorrência com tanta gente, rs. Lindo templo.

13. Noelia

Incrível essa catedral. Amei saber mais sobre ela, eu tinha planejado fazer o caminho agora em setembro, mas vou deixar para o ano que vem. Obrigada pelo seu post, é de grande valia para nossa pesquisa!

14. Cintia

Que passeio maravilhoso, a Catedral é muito linda e suntuosa, realmente um espetáculo. Adoro visitar as igrejas e catedrais das cidades que estou conhecendo. Já a torta parece deliciosa!

15. Olivia

Essa Catedral de Santiago de Compostela, esse destino, é algo que quero muito conhecer. Sabe aqueles lugares que você planeja e acaba fazendo outra coisa e fica ali no imaginário. É esse. Obrigada por compartilhar sua experiência. Vou salvar o post para o meu planejamento, sem sombra de dúvida.
    beijos

16. Luciane

Sempre tive muita vontade de fazer uma visita a catedral de Santiago de Compostela. Depois de ler o seu post minha vontade só aumentou. Adorei!!

17. Diego Arena

Eu adoro visitar igrejas, catedrais e templos em viagens. Quando for para ai com certeza visitarei a Catedral de Santiago de compostela, um passeio imperdivel e claro, depois quero essa torta que parece deliciosa hahah