Fizemos uma visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras em Belo Horizonte, um passeio muito prazeroso e bonito que gostaria de compartilhar com você.
Logo na chegada, o Parque do Palácio das Mangabeiras nos recebe com algumas obras de arte espalhadas por seus gramados, criando uma junção de arte e natureza que considero muito interessante.
É um amplo espaço aberto ideal para receber visitantes que procuram ar puro, tranquilidade, um certo afastamento do agito da cidade grande e rodeado por muitas plantas. Vamos conhecer?
O Palácio das Mangabeiras foi a residência oficial dos Governadores de Minas Gerais. Foi inaugurado em 1955, no governo de Juscelino Kubitschek, que chegou a residir lá com sua família.
O projeto inicial do Parque e Palácio das Mangabeiras foi feito pelo importante arquiteto Oscar Niemeyer, com lindos jardins planejados por Roberto Burle Marx.
A entrada principal nos leva para um amplo salão com piso de tacos claros em madeira nobre, onde se destacam uma maravilhosa escada em espiral e um lindo piano antigo em madeira escura.
Em outra parte deste salão visitamos a interessante exposição (i)móveis do arquiteto e designer de mobiliário Porfírio Valladares.
A exposição, como o próprio nome sugere, apresenta móveis em marcenaria fina artesanal, sem corrediças metálicas e outros insumos, em formatos de edifícios (imóveis), obras do talentoso amigo de décadas e marceneiro Zé Dias.
O salão também possui uma lareira e leva para uma grande sala de reuniões, onde se encontra uma mesa com cinco cadeiras.
À direita, outro salão, com paredes revestidas em madeira, nos transporta para um jardim de inverno com grandes portas de vidro e pequenas plantas, um pequeno pátio onde o sol penetra iluminando o ambiente.
Subimos a escada em espiral e fomos conhecer o segundo andar que é muito arejado e iluminado pela claridade externa que passa pelos panos de vidro das janelas circulares.
Esta é a parte mais bonita do Palácio das Mangabeiras na minha opinião, onde a moderna arquitetura se mistura com a paisagem natural.
A Serra do Curral é a moldura perfeita para este local bucólico e tranquilo, localizado no elegante bairro das Mangabeiras, uma região nobre e mais alta de Belo Horizonte, e que atrai muitos visitantes, principalmente nos feriados e finais de semana. Confira na sequência de fotos abaixo.
Leia também: O que fazer em Belo Horizonte em 3 dias
Ainda no segundo andar, deparamos com um salão em paredes azuis e outra lareira, onde apreciamos a linda exposição Niemeyer, do fotógrafo Jomar Bragança, com registros em preto e branco de várias obras do arquiteto espalhadas pela capital mineira.
O cuidado com a beleza arquitetônica se pode ver até nos fundos do Palácio das Mangabeiras, com formas geométricas se unindo à natureza local.
Saímos do edifício em direção ao Parque do Palácio e encontramos mais arte, obras expostas na última Casa Cor que aconteceu no local e que acrescentam um certo ar de modernidade.
Logo abaixo fica a belíssima piscina, que em conjunto com o Café Magrí tornam o local ainda mais delicioso nesta visita ao Parque e Palácio das Mangabeiras.
Eu e meu marido adoramos passar algumas horas da manhã ali, em um dia comum de uma semana normal, com vista para a Serra do Curral, sem pressa, tomando um bom café e comendo pão de queijo.
Meu lema de vida sempre foi que a gente não precisa de muito para ser feliz, e este lugar em BH me trouxe esta certeza.
Estar ali em ótima companhia, cercada de verde, ar puro, sol, arte, sabores mineiros e muita gratidão, que presente. E isto é tudo que desejo para você também.
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva onde damos dicas de lugares interessantes na cidade onde vivemos. Confira abaixo as sugestões das minhas queridas amigas blogueiras, vale muito a pena!
A Lilian, do blog Uma Senhora Viagem, carioca da gema, mostra um tour imperdível Pela Orla de Copacabana: um passeio incrível do Forte de Copacabana ao Forte do Leme , uma deliciosa paisagem para preencher a alma.
A Olívia, do blog Olívia Garimpando por Aí, sugere que a gente Conheça alguns restaurantes de culinária internacional no Rio de Janeiro , já imaginou quantas delícias?
A Adelaide, do blog Turista Imperfeito, nos apresenta o Quadrilátero da Moda de Milão para os apaixonados por roupas de grifes, nem que seja para dar apenas uma olhadinha nas luxuosas vitrines, rsrs.
E por falar em luxo, a Regina, do blog Turista FullTime, mostra todo o Esplendor Real: Um Roteiro pelos Palácios do Rio de Janeiro ; prepare as lentes, porque é muita coisa bonita para contemplar e registrar.
PLANEJE SUAS VIAGENS AQUI!
Organize suas viagens com nossos parceiros abaixo e ajude o blog a te ajudar cada vez mais, e você não gasta nenhum centavo a mais por isto!
– Hospedagens com o Booking.com
– Seguros viagens com os melhores preços e condições com a Real Seguros
– Fretamento de veículos com a Rentcars
– Chip internacional com internet ilimitada com a EasySim4U e Viaje Conectado
– Ingressos e passeios sem fila com a GetYourGuide
e muito mais, confira na lateral direita do blog, a gente agradece!
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Nada como ter um palácio para visitar e tomar um café num dia de semana comum. Este Palácio das Mangabeiras já entrou na minha lista. Obrigada
Acho que você vai gostar muito, Cecília, depois me conte. Beijos.
Gostei demais do post sobre o Palácio das Mangabeiras e com certeza incluirei em minha próxima visita a B.H.
A integração do interior com a natureza, que você tão bem destaca, é um recurso arquitetônico que traz a beleza do exterior para dentro da residência e transmite muita paz. A moldura da Serra do Curral proporciona vistas lindíssimas. Que passeio legal!
Belo Horizonte sempre com belezas que tornam qualquer horizonte belo.
Beijocas
Venha me visitar e vamos lá juntas para você conhecer, querida! Beijos.
Nossa, Gi, nenhum dia de semana ou café da manhã pode ser comum em um lugar incrível como esse! Amei saber dessa joia rara em Belo Horizonte! Com certeza, entrou para a lista interminável de motivos para visitar a capital mineira. E a riqueza de detalhes que você usou para apresentar o Palácio e Parque das Mangabeiras me deixou ainda mais curiosa em conhecê-los. Parabéns pelas fotos e pela compilação primorosa!
Muito obrigada, Regina, venha para BH, vamos lá para você conhecer, sei que vai gostar muito. Beijos!
Que lugar maravilhoso em BH esse Palácio das Mangabeiras. Belo e necessário post. Adoro lugares que mesclam arte, natureza, história e cultura. Precisamos de mais espaço como esse, preservados e abertos ao público.
Obrigada por dividir sua experiência.
Beijos
Fico feliz que tenha gostado, Olívia, obrigada pela presença aqui, grande beijo.
Um passeio lindo que merece com certeza ser incluído nos roteiros de BH. A arquitetura, a paisagem dos arredores, a exposição de Niemeyer, adorei tudo.
Uma ótima sugestão para quem curte como eu a conexão entre natureza e arte.
Obrigada por compartilhar!
É um passeio lindo mesmo, Adelaide, vale a pena. Grande beijo e obrigada pela visita.