Esta é uma Blogagem Coletiva do grupo 8on8, quando blogueiras amigas escrevem sobre um mesmo assunto, sempre publicando no dia 8 e usando 8 fotos, e este mês o tema escolhido foi “destinos maravilhosos”. Minha inspiração foi escrever sobre 8 destinos maravilhosos que adoro na Itália.
Sou suspeita para falar da Itália, porque além de já ter visitado o país em três oportunidades maravilhosas, tenho cidadania italiana por matrimônio, já que meu marido é neto de italiano da região do Vêneto.
Portanto, a Itália, além de ser meu país predileto, é um dos que mais recomendo que os viajantes conheçam em uma viagem ao Velho Mundo. Vamos para minha seleção?
A “Cidade Eterna”, como Roma é conhecida, dispensa apresentações, é a porta de entrada de muitos brasileiros que chegam ao país e não decepciona ninguém.
Sua história, cultura, arquitetura e gastronomia são fatores importantes que atraem milhões de visitantes anualmente, o que a torna uma das cidades mais visitadas do mundo.
Ponto de partida para outras inúmeras cidades italianas ou países próximos, é um destino que nunca deve ser ignorado em uma viagem à Europa.
Roma ainda conta com o menor país do mundo, o Vaticano, localizado no seu coração, ou seja, um país dentro da capital de outro país. Não é interessante?
Me lembro de quando visitei Florença pela primeira vez como se fosse hoje. Fiquei encantada, e continuo, por esta cidade onde tudo me fascinou.
Dois anos depois, voltei à ela com minha família, e pude apresentá-la tal qual a conheci, e juntos e felizes conseguimos explorá-la ainda mais.
Tão bom retornar aos destinos que gostamos e descobrir mais e mais novidades. São igrejas, museus, praças, bares e restaurantes, tudo envolto pela energia contagiante que esta cidade emana. Amo de paixão!
Milão nem sempre está nos roteiros dos viajantes que vão à Itália, mas considero um dos destinos mais interessantes que o país da bota tem a oferecer.
A começar pelo Duomo, uma magnífica catedral, cartão postal da cidade, que junto com a Galleria Vittorio Emanuele II, criam uma atmosfera impressionante no centro histórico; passar momentos ali durante o dia ou à noite é muito especial.
A cidade possui muitas outras atrações, dentre elas, o imperdível Cenacolo Vinciano, onde está a famosa Última Ceia de Leonardo Da Vinci, além do Castelo Sforzesco, uma fortificação que concentra vários museus importantes e que merecem uma visita.
A cidade de Como fica na região da Lombardia, a mesma de Milão, e foi de lá que partimos em um trem que em menos de uma hora nos levou ao nosso maravilhoso destino.
Conhecer a cidade de Como por si só já seria um belo programa, porém ela nos oferece muito mais. Primeiro visitamos Brunate e San Maurizio, depois fizemos um lindo e inesquecível passeio de barco pelo Lago de Como.
Um bate e volta que vale muito a pena e que sempre faço questão de recomendar à quem tiver esta deliciosa oportunidade.
Foi também partindo de trem de Milão que chegamos à Veneza em um lindo dia de sol, que cidade surpreendente e fascinante.
Pegamos o trem na estação Milano Centrale de manhã bem cedo e voltamos no final do dia seguinte, ou seja, passamos dois dias inteiros e uma noite na cidade.
Desta forma, conseguimos visitar suas principais atrações, tais como, a Praça e Campanário de São Marcos, o Palácio Ducal, a Ponte de Rialto, dentre outras.
Conseguimos também andar bastante pelas ruelas da cidade e fizemos um encantador passeio de barco que incluia as ilhas de Murano, Burano e Torcello. Temos ótimas recordações desta viagem à Veneza!
Gênova entrou em nossas vidas por ser a cidade escolhida por nosso filho para fazer o intercâmbio de um semestre de sua graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas.
Por ser uma importante cidade portuária banhada pelo Mar Mediterrâneo, é um destino que ficamos fascinados logo de início, e que foi nos cativando a cada dia.
Tenho muito carinho por esta cidade que acolheu nosso filho com muita ternura por sete meses e que proporcionou à ele uma experiência inesquecível.
Um dos destaques de Gênova é o renovado Porto Antico que conta com um ascensore panorâmico chamado Bigo, uma das grandes atrações do local.
Também está instalada no Porto Antico uma unidade da famosa rede de mercados gastronômicos conhecida por Eataly, onde fizemos algumas de nossas melhores refeições. Fica a dica!
Ah, como sonhei conhecer Cinque Terre! E foi conhecendo Gênova que tive esta oportunidade que considero uma das mais legais da minha vida.
Partimos de trem saindo pela manhã de Gênova com destino à mais distante das terres, Riomaggiore, a primeira antes de La Spezia, considerada como a sexta terre e base para quem quer ficar mais dias na região.
Em Riomaggiore adquirimos nossos Cinque Terre Cards e fomos retornando de trem em direção à Gênova, sentido contrário de nossa viagem inicial.
Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, as famosas e lindas Cinque Terre, que fazem parte de um parque nacional considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, inserido na belíssima costa da Riviera Italiana, e também um de nossos 8 destinos maravilhosos pela Itália.
Por último e não menos importante, apresento Portofino, eleito por mim o lugar mais lindo que já visitei na vida.
Não somente pelo mar, pelo clima, pelo alto astral, mas pelo conjunto da obra humana e divina, um verdadeiro paraíso na terra.
Pense em um pequeno vilarejo banhado pelo azul esverdeado do Mar Mediterrâneo, casas coloridas, ruas de pedras, natureza exuberante, flores por toda parte, barcos e iates luxuosos, lojas de grife, restaurantes típicos, a encantadora Igreja de São Jorge e um castelo que assiste à tudo do alto de um penhasco, o Castelo Brown.
Para ilustrar este cenário, confira o vídeo onde o tenor Andrea Bocelli faz dupla com a cantora brasileira Sandy, cantando Corcovado, a famosa música escrita pelo maestro, compositor, cantor, pianista e arranjador brasileiro Tom Jobim.
Confira abaixo outros “destinos maravilhosos” pelo olhar das queridas amigas blogueiras:
Dani Turismo – 5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil
Entre Mochilas e Malinhas – Fazenda Histórica no Vale do Café: como é a visita à Fazenda Vista Alegre
Viajante Econômica – Oito cidades imperdíveis entre Frankfurt e Milão
Mulher Casada Viaja – Lugares para conhecer na França, inspirados por Emily in Paris
Chicas Lokas na Estrada – Quais são as Maravilhas do Mundo que estão no Brasil?
Let´s Fly Away – Roteiro pela Toscana de 7 dias
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…
View Comments
Que delícia rever as cidades italianas com o seu olhar. Amo cada uma e não vejo a hora de mostrar para a Julia.
A Itália nos surpreende a cada dia com sua arte, arquitetura e culinária
Beijos
Dani
Realmente, Dani, a Itália é um país muito especial. A Julia vai adorar! Beijos e obrigada.
Imagino que tenha sido muito difícil restringir essa lista de destinos maravilhosos na Itália a apenas 8, Gisele! É um dos países da Europa que melhor combina belezas naturais com história, não é mesmo?
Concordo com você, Cíntia, a Itália é uma país lindíssmo mesmo, foi difícil sim escolher somente 8 destinos incríveis, rsrs. Beijos.
Gisele, quantas listas de 8 destinos maravilhosos na Itália poderíamos fazer, né? Da sua lista, sou apaixonada por Veneza e ainda preciso conhecer Gênova e Portofino. Esta dica da Eataly é boa mesmo, nunca fui à Eataly na Itália...
Precisa conhecer Gênova e Portofino mesmo, Márcia, tenho certeza de que vai adorar! As listas de destinos maravilhosos na Itália são intermináveis, rsrs. Beijos.
Desde a adolescência tenho um fascínio por esse país e ler seu post sobre destinos maravilhosos na Itália só traz inspirações. Da lista conheço apenas Veneza, mas quero conhecer todos os outros destinos que você citou.
Veneza é muito linda, você começou bem, Denise, agora é se programar para conhecer estes outros 8 destinos maravilhosos na Itália e muitos mais. Beijos.
Sem dúvida a bela Itália tem destinos maravilhosos para os viajantes. Eu tive a sorte de conhecer uma parte da sua lista de oito destinos. Mas ainda faltam alguns como Veneza, Cinque Terre, Gênova, Portofino e Florença. Mas não faltará oportunidade para que isso aconteça. E quando eu for pegarei com vc todas as dicas.
Amei seu post. Beijos
Vá mesmo, Cecília, são lugares maravilhosos que você vai adorar conhecer também. Beijos.