Fim de semana em Tiradentes, Minas Gerais - Destinos Por Onde Andei...

Fim de semana em Tiradentes, Minas Gerais

Fomos passar um fim de semana em Tiradentes, uma das cidades históricas mais tradicionais e interessantes de Minas Gerais, e mostramos o que você não pode perder neste destino que atrai um número cada vez maior de visitantes.

Tiradentes é rica em arte, cultura, boa gastronomia, história e religiosidade, uma cidade que quem visita sempre fica apaixonado e quer voltar.

Foi o que aconteceu conosco, já a visitamos em três oportunidades e também queremos mais, sempre dispostos a usufruir de tudo que a cidade oferece.

Comece a descobrir Tiradentes se hospedando em uma de suas charmosas pousadas. Desta vez, nos hospedamos na charmosa Pousada Don Quixote, uma opção muito bem localizada e aconchegante, ideal para um confortável fim de semana em Tiradentes.

Pousada Don Quixote, Tiradentes, Minas Gerais

Confira nossas outras experiências em: Tiradentes, dicas de hospedagem na cidade.

O próximo passo é sair desbravando a cidade a pé, escolha um calçado muito confortável, pois várias ruas são calçadas por pedras, conhecidas como pés de moleque, não combinam com sapatos de saltos e nem desconfortáveis.

Admire o típico casario colonial, entre onde se sentir acolhido, desbrave cada cantinho, você verá que existem surpresas a serem descobertas a cada passo desta deliciosa caminhada.

Fim de semana em Tiradentes
Casario colonial e ruas de pedra, ao fundo, a espetacular Serra de São José

Contemple a beleza admirável da Serra de São José, e se tiver mais tempo na cidade, faça um dos muitos passeios guiados que são oferecidos, seja em caminhadas nas trilhas ou em cavalgadas, sempre com paradas nos principais mirantes.

Fim de semana em Tiradentes
A Serra de São José emoldurando Tiradentes

As igrejas são parte da viagem e você não pode deixar de visitá-las para conhecer mais da história da cidade e região. Destaque para a Igreja Matriz de Santo Antônio, no alto de uma colina, majestosa e em arquitetura barroca; o interior é ricamente decorado, ponto alto em uma visita à cidade.

Fim de semana em Tiradentes
Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes, Minas Gerais

Uma das atrações mais disputadas é o passeio de Maria Fumaça que sai da Estação Tiradentes com destino à vizinha São João Del-Rei, outra cidade história que merece ser conhecida.

Chegando em Tiradentes, se antecipe em comprar seu bilhete na estação, pois o passeio é bastante concorrido, vale a pena não perder esta experiência.

Maria Fumaça de Tiradentes

A Michela do blog Mapa na Mão conta o que fazer em Bichinho, uma pequena vila próximo à Tiradentes, vale a pena conferir!

Percorrendo a cidade a pé podemos encontrar um comércio variado e muito típico, várias lojas de artesanato, de roupas, de objetos em estanho, além de ateliês de artistas que criam obras exclusivas por encomenda ou que se encontram disponíveis para pronta entrega.

Fim de semana em Tiradentes
O comércio é uma atração a parte em Tiradentes

Na área gastronômica, Tiradentes oferece o que tem de melhor em produtos típicos da culinária mineira. Tudo pode ser encontrado nesta cidade onde acontece um dos maiores festivais gastronômicos do Brasil, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, um grande encontro que reúne chefs renomados, com programação variada e que já virou uma super tradição na cidade. Recomendo!

Fim de semana em Tiradentes
Tradicional loja com produtos típicos da culinária mineira em Tiradentes

E por falar em alta gastronomia mineira, não podemos deixar de indicar o maravilhoso restaurante Viradas do Largo, da simpática e competentíssima Chef Beth Beltrão, um destaque para saborear as maravilhas da cozinha mineira com requinte em um fim de semana em Tiradentes.

A Beth, além de comandar magnificamente a cozinha, faz questão de visitar cada mesa e cumprimentar os clientes pessoalmente, uma gentileza que ela mantém com muito prazer.

Não deixe de conferir a receita do ano do Prato da Boa Lembrança e levar este item maravilhoso para casa como recordação de uma ótima refeição em Minas Gerais.

Eu coleciono e tenho vários destes pratos pintados em cerâmica de Minas e do Brasil, é um mimo que me faz recordar dos melhores momentos e sabores de cada refeição que fiz na companhia da família e dos amigos. Adoro!

Varanda e horta do Restaurante Viradas do Largo, em Tiradentes, Minas Gerais

Gostou de nossas dicas para um ótimo fim de semana em Tiradentes? Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo [8on8], na qual postamos sobre o mesmo tema, com 8 fotos e sempre no dia 8 de cada mês.

Confira abaixo as dicas das queridas amigas blogueiras sobre o tema deste mês, “Fim de semana“, e aproveite bastante em suas próximas viagens:

Chicas Lokas na Estrada – O que fazer no Rio de Janeiro apenas no fim de semana

Mulher Casada Viaja –  Viagens perto de São Paulo num bate-volta ou fim de semana  

Viajante Econômica – Sorocaba: o que fazer num final de semana

Entre Mochilas e Malinhas – O que fazer em São José dos Campos em um fim de semana

Travel Tips Brasil – Lugares para visitar em Campos do Jordão

Let’s Fly Away – Fazenda no Vale do Café no Rio de Janeiro: Fazenda Cachoeira Grande

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

14 comentários sobre “Fim de semana em Tiradentes, Minas Gerais

  1. Marcia Picorallo

    Tenho um sonho de viver um pouco em cada lugar e aí eu com certeza poderia aproveitar fim de semana em Tiradentes, como moradora de BH. Mas fui num bate-volta faz tempo, tá na hora de voltar. Adorei as dicas de restaurante e pousada, Gisele. Bejios

  2. Denise Barreto

    Adoraria passar um fim de semana em Tiradentes! É um dos destinos de Minas Gerais que está na minha lista, mas todas as vezes que tentei ir deu algo errado rs. Aaah! Esse passeio de trem… Ai! Como eu quero!

  3. Cintia Grininger

    Visitei Tiradentes e São João del Rei num mesmo fim de semana e achei muito pouco para aproveitar o que essas lindas cidades têm! Achei Tiradentes um charme e já anotei a dica da pousada para uma próxima vez.

  4. Zudi Dadalt

    Gisele, que passeio de fim de semana maravilhoso. Nada como morar em Minas. Eu não me conformo de não conhecer as cidades históricas de Minas Gerais. Você não vai acreditar como coisas acontecem e não consigo concretizar essa viagem tão sonhada. Mas assim que ela deixar de ser plano, você logo ficará sabendo 😉 vou precisar de muitas dicas. bjs

    1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

      Pode contar comigo, Zudi, espero que este sonho se realize o mais breve possível. E seja bem vinda à Minas.

  5. Cecilia

    Gisele, Tiradentes está na minha lista de cidades para visitar em Minas Gerais. O calçamento e os casarios me fazem lembrar de Paraty, uma queridinha que sempre visito quando posso.
    Agora que você disse que um fim de semana em Tiradentes dá pra aproveitar muito e até andar de trem, já sei que preciso reservar um para visitar esta charmosa cidade.
    Obrigada por compartilhar essas dicas. Bjs

  6. Mariana

    Oi Gi, belo post sobre um fim de semana em Tiradentes, Minas Gerais. Eu fui a São João del Rey quando era adolescente, mas não conheci Tiradentes.
    Quero fazer o passeio da maria fumaça, principalmente se estiver com meu filhote. Ele adora trens.
    Beijão,
    Mari

  7. Lulu Freitas

    Sou louca para conhecer Tiradentes e estou esperando um feriadão para poder fazer esse passeio. Não sabia que o trenzinho era tão concorrido. Bom saber que é importante comprar o ingresso logo.
    Amei a dica da pousada, super charmosa, e dos programas.
    Salvei o post para, se Deus quiser, poder usar em breve 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *