Em nossa visita ao Instituto Inhotim, este importantíssimo museu de arte contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, escolhemos fazer nosso almoço no Restaurante Tamboril.
Em Inhotim existem outras opções disponíveis para a alimentação dos visitantes, seja para um simples cafezinho com pão de queijo, um delicioso sanduíche ou um buffet completo como nosso almoço no Restaurante Tamboril, conhecido por sua cozinha sofisticada.
Chegamos cedo ao museu e fomos conferir o café com pão de queijo do Café das Flores, uma simpática cafeteria com mesas espalhadas em um espaço ao ar livre, rodeado pela natureza, um ambiente muito agradável e que deu vontade de permanecer o dia inteiro, porém tínhamos muito que conhecer em Inhotim.
Passeamos muito pelo museu, caminhando a pé por vias muito bem sinalizadas e de acesso confortável para todo tipo de visitante, inclusive os com mobilidade reduzida, ou seja, o Inhotim está preparado para receber muito bem todos os visitantes.
Uma sugestão de outro museu que gosto muito em Belo Horizonte é o Museu Histórico Abílio Barreto, vale a pena conhecer também.
Com o passar do tempo nosso apetite foi aumentando e chegou a hora de decidir onde iríamos almoçar, e nossa dúvida ficou entre o Restaurante Oiticica, de culinária brasileira, ou o Tamboril, que já havíamos ouvido falar muito bem, e foi ele nossa acertada decisão.
Chegando lá, encontramos um amplo pátio na entrada, com uma enorme árvore e um banco entalhado de um tronco gigantesco, dos muitos espalhados por Inhotim. Estes bancos me fascinaram muito e fiz vários registros sentada neles.
Entramos para nosso almoço no Restaurante Tamboril e pude perceber o cuidado em cada detalhe, seja nos arranjos de flores dos ambientes e das mesas, seja no capricho da escolha do cardápio do elaborado buffet em sistema self service.
Mesas muito bem arrumadas e dispostas na área externa eram também opções para os clientes que desejassem almoçar junto à natureza exuberante que circunda o restaurante, e essa foi nossa agradável escolha.
Já acomodados, pedimos nossas bebidas e seguimos para nos servir no farto buffet que estava disponível em vários aparadores espalhados pelo salão principal.
Muitos pratos da cozinha internacional e mineira disponíveis para todo tipo de paladar, um menu que agrada aos clientes mais exigentes, além de boa carta de vinhos e variadas cervejas artesanais.
O buffet tem ótima opção de saladas, massas, carnes, peixes e aves, tudo apresentado com muito capricho e bastante saboroso na minha opinião.
Com tanta variedade, confesso que passei do ponto, afinal, um almoço no Restaurante Tamboril em Inhotim não é todo dia, então a experiência foi uma verdadeira “Festa de Babette”, para quem assistiu o filme e entende a analogia, além das fotos não me deixarem mentir.
Como sou a louca dos doces, a mesa de sobremesas foi a cereja do bolo, quantas guloseimas que eu adoro e todas ali só pra mim, #sqn, rsrs.
Me fartei, porque se tem uma coisa que gosto é de uma boa e bem feita sobremesa, e o Restaurante Tamboril não me decepcionou.
Eram tortas, pudins, gelatinas, manjares, doce de leite, docinhos variados, tiramissú, brigadeirão, compotas e uma das minhas iguarias mineiras prediletas, a inigualável ambrosia, quanta judiação com uma pessoa só.
Difícil foi levantar da mesa após esse farto e delicioso almoço no Restaurante Tamboril em Inhotim, caso tenha oportunidade, espero que seja tão especial quanto foi o nosso. Aproveite!
O Restaurante Tamboril funciona às sextas das 12 às 16 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas, aceita cartões de crédito.
Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes com o tema “Dicas Gastronômicas”. Confira abaixo as sugestões de outros blogueiros amigos, em destinos variados, vale a pena conferir:
Felipe, o pequeno viajante – Onde comer em Kathmandu, Nepal
Luana Lôpo, do blog Viagem e Cura – Quais são as comidas típicas de Portugal
Oncotô Travel – Onde Comer em João Pessoa: Melhores Restaurantes e Bares
Blog Elizabeth Werneck – Onde comer em Campos do Jordão. Melhores restaurantes
Viajando com Moisés– Comida Peruana
Comidas Pelo Mundo – Comida Baiana
Uma Senhora Viagem – Dicas Gastronômicas em Barra Grande, Bahia
Uma Viagem Diferente – Restaurantes Temáticos no Rio de Janeiro
Entre Mochilas e Malinhas – Conheça o Beco Hexagonal em São Paulo
Cantinho de Ná – Onde comer no Porto: dicas da gastronomia local
De Lugar Nenhum – Onde comer em Maceió
3 Gerações e 1 Mala – Vale dos Vinhedos: Lugares para curtir uma boa gastronomia ao ar livre
Dani Turismo – Onde Comer em Jeri?
Vamos viajar pra onde agora – Onde Comer em Recife?
6 Viajantes – Como economizar com alimentação na Disney
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Pingback: Vale dos Vinhedos: Lugares para curtir uma boa gastronomia ao ar livre – 3 Gerações e 1 Mala
Adorei essa dica. Sou louca para ir a Inhotim, agora já sei onde vou comer por lá. Obrigada por compartilhar.
Que bom que gostou, Hebe, espero que curta bastante, como nós.
Que almoço maravilhoso, Gisele! Para combinar bem com um passeio como o Inhotim e recarregar as energias depois de tanto caminhar!
Exatamente, Cíntia, ótimo para recarregar as baterias de tanto andar por lá, kkk.
Adorei o ambiente do restaurante e a comida parece maravilhosa, já deixei a dica anotada para quando for conhecer Inhotim.
Que ótimo, Andrea, vai valer a pena conhecer. Beijos.
Que lugar incrível!! Adorei o post e a indicação de restaurante, já vou salvar aqui para quando for em Inhotim.
Obrigada, Luana, você vai gostar também. Beijos.
Ai, que vontade de conhecer o Inhotim!
Vale muito a pena, Cláudia, você vai gostar!
Adorei essa opção de almoço no restaurante tamboril, Inhotim é encantador até nesse aspecto
Sim, Moisés, até nesse aspecto Inhotim surpreende, foi muito boa nossa experiência, um abraço.
Quando for a Inhotim já sei onde irei almoçar, adorei o que vi aqui sobre o Restaurante Tamboril.
Que bom que gostou da dica, Cynara, espero que goste também!
Amei essa dica sobre almoço no restaurante Tamboril em Inhotim. Quando estivemos lá fizemos um lanche no Café das Flores. Num lugar tão lindo como Inhotim deve ter sido uma maravilha almoçar desfrutando de uma linda vista e contato com a natureza. Excelente dica para uma próxima oportunidade.beijocas
Foi maravilhoso sim almoçarmos no Restaurante Tamboril, Lilian, uma experiência muito especial, adoramos. Beijos.
Fiquei super feliz de você ter citado o Museu Histórico Abílio Barreto no post, é do lado da minha casa e é raro ouvir as pessoas falando dele. Acho uma delícia o almoço no Restaurante Tamboril, sempre como lá quando vou a Inhotim… meu único contra é que acho os valores um pouco “salgados”, mas é de se entender por se tratar de um restaurante mais isolado, dentro de um museu.
Que legal que mora perto do Museu Histórico Abílio Barreeto, Marjorie, adoro aquele lugar, que também é bem perto da minha casa. Quanto ao Restaurante Tamboril, tem os preços altos sim, mas acho que vale a pena, já que faz parte de um passeio bem especial e que não é para todos os dias, não é?
Uau, eu quero muito visitar o restaurante Tamboril. Inhotim deve ser incrível. Adorei as informações, obrigada por compartilhar.
Inhotim é incrível sim, Elizabeth, não deixe de conhecer, incluindo o Restaurante Tamboril, claro, rsrs.
Gente que dica incrível essa do restaurante tamboril! Já sei onde vou almoçar quando visitar Inhotim! Adorei
Que bom que gostou da dica, amigo, espero que goste quando for!
Que delícia de lugar!
Um ambiente com muitas plantas, mas ao mesmo tempo, sofisticado e regado de muitos pratos variados.
Ainda não conheço Inhotim.
Precisa conhecer, Dani, é um lugar muito especial mesmo, beijos.
Próxima vez que visitar o Inhotim vou querer comer nesse Restaurante Tamboril. Fiquei com água na boca kkkk.
Vai gostar muito mesmo, Angela, é uma delícia de menu e espaço, rsrs.
Que delicia esse almoço no Restaurante Tamboril no Inhotim. Eu visitei Inhotim faz muito tempo e gostaria muito de voltar um dia!
Se voltar, não perca a oportunidade de conhecer o Restaurante Tamboril, Roberto, vai gostar muito!