e o suntuoso interior…
…que atrai todos os olhares
Obras de grandes pintores compõem o acervo do museu, tais como Rembrandt, Johannes Vermeer, Jan Steen, Frans Hals, dentre outros. As obras podem ser fotografadas, porém sem a utilização de flash e as fotos abaixo dão um idéia do impressionante acervo do museu.
Vem comigo que vou te mostrar!!!
Grandes obras
e aqui a mais importante, A Ronda Noturna de Rembrandt
Este quadro trás alguns mistérios não desvendados, um deles é que a única personagem feminina presente na imagem seria Saskia, a primeira esposa de Rembrandt, falecida aos 30 anos de idade e cuja morte trouxe enorme sofrimento ao artista.
A segunda hipótese seria que, uma das figuras masculinas e que se encontra escondida no meio do quadro, seria o próprio Rembrandt observando a cena. Veja e tire suas conclusões:
Interessante, não é?
As obras nos levam a refletir sobre como e quando foram criadas, qual a finalidade, quais os materiais utilizados, quem seriam as pessoas representadas e a apreciar a delicadeza e beleza dos traços, como por exemplo a tela abaixo, que achei impressionante.
As rendas do vestuário…
…ampliadas, parecem reais, não resisti e tive que fazer este zoom.
As casas de bonecas…
…admiradas por adultos e crianças
Antigas porcelanas…
…de Delft, cidade holandesa famosa por suas criações azuis.
E outras tantas, coloridas…
…e com vários formatos e utilidades.
Retrato da união de Isaac Massa e Beatriz van der Laen, de Frans Hals
Famosíssimos, A Leiteira mostra uma típica empregada de cozinha, de Vermeer…
…e Os síndicos do grêmio de tecidos de Amsterdam…
… e a Noiva Judia, ambos de Rembrandt.
A tela Mulher no seu quarto sugere uma cortesã, devido à meia vermelha, ao urinol e ao sorriso malicioso, quase imperceptível, representada por Jan Steen
E uma das melhores surpresas foi conhecer a biblioteca do museu, que possui a maior coleção de história da arte dos países baixos e é linda, além de ainda estar ativa. Todo o material pode ser consultado na sala de leitura que fica no centro da biblioteca.
Catálogos, livros e
periódicos, rigorosamente organizados
nas imensas estantes
Que programa maravilhoso foi visitar o Rijksmuseum, uma lembrança para o resto da vida e não é à toa que é mundialmente reconhecido como um dos mais importantes museus do mundo.
No hall de entrada, a propaganda do aplicativo
Grande matéria, Gisele. Você, o Flávio e o Vitor aproveitaram bem o tempo na Holanda! Lugar maravilhoso o Rijksmuseum! Um grande abraço a vocês!
Aproveitamos mesmo, Fiuza, foi sensacional. Obrigada pelo comentário e um grande abraço.