Centro Histórico de Santiago de Compostela - Destinos Por Onde Andei...

Centro Histórico de Santiago de Compostela

Quando viajamos para o Porto, no Norte de Portugal, tivemos a oportunidade de visitar também o centro histórico de Santiago de Compostela em uma viagem de bate e volta.

Foi uma experiência maravilhosa que gostaria de compartilhar com quem deseja conhecer este destino imperdível, capital da comunidade autônoma da Galícia e uma das cidades mais importantes, quando se fala de peregrinação cristã.

Decidimos não alugar um carro e contratamos os serviços de um dos parceiros do blog, o GetYourGuide, especializado em passeios e tours com guias muito profissionais pelo mundo.

Chegamos bem cedo e o dia estava muito bonito, o sol tratando de iluminar tudo que iríamos ver neste passeio tão esperado pelo centro histórico de Santiago de Compostela.

Nosso motorista e guia nos deixou super bem localizados e seguimos a pé para desbravarmos tudo pelas ruelas e construções históricas.

Centro Histórico de Santiago de Compostela
Chegando à Santiago de Compostela
Centro Histórico de Santiago de Compostela
Igreja de São Frutuoso, uma das igrejas católicas que podem ser visitadas pelos fiéis.

Nosso objetivo maior era a Catedral de Santiago de Compostela, também o destino principal dos inúmeros peregrinos que partem anualmente de todas as partes do mundo e com todas as mazelas chegam até ela.

A Ruthia do blog O Berço do Mundo descreve sua experiência no Caminho Português de Santiago | Caminho Central a solo. Vale a pena conferir esta aventura maravilhosa.

Percorremos as ruas da cidade cruzando com vários deles, sozinhos ou acompanhados, e quase sempre com o tradicional e imprescindível cajado, um dos símbolos e utensílios mais utilizados pelos peregrinos.

Centro Histórico de Santiago de Compostela
Peregrinos são vistos por todos os cantos da cidade

Enquanto nos dirigíamos para a Catedral, íamos observando a arquitetura tão típica do centro histórico de Santiago de Compostela, com suas ruas e construções em pedra, algo de místico no ar.

Inúmeros edifícios com muita história para contar

Não é a toa que o centro histórico de Santiago de Compostela está incluído na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 1985.

Em 1993 também foi incluído nesta lista o Caminho de Santiago, que já havia sido classificado como o primeiro itinerário cultural europeu pelo Conselho da Europa desde 1987.

Centro Histórico de Santiago de Compostela
Construções típicas do centro histórico de Santiago de Compostela

Neste ponto viramos à direita, subimos uma escadaria e seguimos por um trecho íngreme até a Praça do Obradoiro, onde se destacava, majestosamente, a impressionante Catedral de Santiago de Compostela.

Centro Histórico de Santiago de Compostela
Enxebre, restaurante do Parador de Santiago de Compostela

É aqui que toda a magia acontece, ponto de encontro dos visitantes e peregrinos, independente dos sacrifícios de cada um, é muito emocionante estar ali.

Centro Histórico de Santiago de Compostela
Minha primeira visão da Praça do Obradoiro e da belíssima Catedral de Santiago de Compostela

À esquerda, a magnífica Catedral de Santiago de Compostela se destacava no amplo espaço da Praça do Obradoiro ocupado pelos visitantes, peregrinos ou não, como nós.

Centro Histórico de Santiago de Compostela
Fachada do Obradoiro da Catedral de Santiago de Compostela
Centro Histórico de Santiago de Compostela
Um sonho realizado por estar ali!

Confira nossa visita à Catedral de Santiago de Compostela, uma emoção que permanece guardada em nossos corações.

Centro Histórico de Santiago de Compostela
Impressionante de qualquer ponto de vista

À direita, o Pazo de Raxoi, atual sede do Governo Municipal e da Junta da Galícia, um dos mais importantes prédios do centro histórico de Santiago de Compostela.

Centro Histórico de Santiago de Compostela
Pazo de Raxoi
Centro histórico de Santiago de Compostela
Praça do Obradoiro com o Pazo de Raxoi ao fundo
Na Praça do Obradoiro várias placas no chão indicam a importância do local
Homenagem aos 25 anos de inscrição do Caminho de Santiago na lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO

Na Praça do Obradoiro também existe um ótimo e importante hotel, o Parador e Hostal dos Reis Católicos, uma sugestão de hospedagem que fará com que suas noites sejam muito confortáveis em Santiago de Compostela, além da excelente localização.

Parador e Hostal dos Reis Católicos
Uma das salas do Parador e Hostal dos Reis Católicos

Após nossa visita à Catedral, saímos percorrendo os labirintos da cidade, parando em pontos interessantes para registramos nossa visita à cidade.

Passamos pela Praça das Praterías, localizada no lado sul da Catedral e que tem este nome por causa das oficinas de ourives que ficavam localizadas nas arcadas inferiores do claustro.

Nesta região existem lojas com souvenirs e jóias em prata, inclusive ganhei do meu marido um colar com uma concha de Santiago, uma linda recordação desta viagem.

Praça das Praterías

Outros objetos também estão disponíveis para venda em cada esquina dessa região, tais como os famosos cajados e as conchas de vieiras que simbolizam proteção e busca de conhecimento.

Segundo a tradição, elas devem ser devolvidas ao mar assim que os peregrinos cheguem à Finisterra, porém muitos as guardam como recordação dessa experiência. Eu faria o mesmo, rsrs!

Cajados e conchas de vieiras em Santiago de Compostela

Seguindo adiante chegamos à animada Praça de la Quintana, um ponto onde os visitantes fazem uma pausa para um café ou drink, e onde alguns músicos de rua se apresentam.

Centro histórico de Santiago de Compostela
Praça de la Quintana
Centro histórico de Santiago de Compostela
Praça de la Quintana

Caminhando em direção ao restaurante onde fizemos o almoço do nosso passeio, passamos por artistas de rua, fantasiados, em busca de alguns euros.

Artistas de rua

Vários bares podem ser encontrados nas ruas, locais de descontração e alegria dos habitantes ou visitantes da cidade, que possui campus universitários, sendo portanto, uma cidade que atrai muitos jovens em busca de formação acadêmica.

Um dos inúmeros bares da cidade

Seguimos a pé em direção ao nosso restaurante, nos afastando um pouco do burburinho do centro histórico, e pudemos vivenciar a experiência dos vinhos e gastronomia da região.

Região onde se localizava o nosso restaurante

O vinho da casa foi servido em jarras de cerâmica e o cardápio incluía saladas, carnes, peixes e a tradicional paella, prato típico espanhol que tratei de experimentar com muito gosto.

Meu marido preferiu um peixe grelhado com legumes, mas não dispensou o vinho espanhol para harmonizar e que por sinal era delicioso.

O vinho da casa
Minha paella de frutos do mar
De sobremesa pedi a tradicional torta de Santiago, feita com farinha de amêndoas

Terminado nosso almoço, seguimos em direção à van que nos aguardava no ponto de encontro definido pelo nosso guia para retornarmos ao Porto, mas sempre seguidos pelas torres da Catedral de Santiago de Compostela.

Destaque para as torres da Catedral de Santiago de Compostela
Último adeus às torres da catedral de Santiago de Compostela.

Foi uma experiência única visitarmos Santiago de Compostela, super recomendo para quem tiver oportunidade, seja da forma que fizemos, seja pelo Caminho, e se assim for: “Buen Camino!!!”

Amigas blogueiras escreveram sobre outros importantes Patrimônios Culturais, vale a pena conferir:

Expedições em Família – Belo Horizonte- Patrimônios Culturais que você precisa conhecer

Descobrir Viajando – Património Cultural Imaterial da UNESCO em Portugal

6 Viajantes – Grande Hotel Termas de Araxá: hospedagem de luxo em um patrimônio cultural

Vamos viajar pra onde agora? – 5 Patrimônios Culturais do RJ

Bate Papo Blog – Patrimônio cultural da Unesco no Reino Unido

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

10 comentários sobre “Centro Histórico de Santiago de Compostela

  1. Deyse

    Centro Histórico de Santiago de Compostela é um patrimônio cultural que sonho em conhecer. Que lugar maravilhoso, encantador, arquitetura linda e cheia de histórias. Amei as dicas. obrigada.

  2. Jessica Soares

    Está na minha lista de desejos visitar Santiago de Compostela e amei ler sua experiência. Uma forma bem agradável de ler e aprender mais sobre patrimônio cultural.

  3. Hebe

    Sou louca para conhecer o Centro Histórico de Santiago de Compostela, um verdadeiro patrimônio cultural mesmo.
    Está no topo da minha lista essa viagem, espero que para breve 🙏.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *