Ah, a Itália! Meu país preferido no mundo, já o visitei em três oportunidades e sempre voltei com o desejo mais forte de retornar. Nesta seleção de Top 10, escolhi alguns destinos imperdíveis na Itália, cada um com suas particularidades, encantos e que merecem ser incluídos em uma ou mais visitas ao “país da bota”. Vamos a eles?
Porta de entrada e um dos principais destinos italianos mais desejados por brasileiros, Roma merece estar no topo desta lista, não somente por ser a capital da Itália, mas também por oferecer tudo que os turistas buscam em uma primeira viagem à este país.
História, cultura, gastronomia, religião e arte, Roma possui tudo isto e muito mais, é um destino que recebe muito bem os turistas e que consegue transmitir a alma italiana para todos os visitantes.
O Vaticano não pode ser ignorado, este pequeno país ilhado na cidade também tem muito a apresentar, vale conferir de perto a Basílica de São Pedro, a Praça de São Pedro e os maravilhosos Museus do Vaticano.
A Capital da Moda e do Design não pode ficar de fora de uma visita à Itália, a cidade possui monumentos, igrejas e até um castelo (Castelo Sforzesco) que surpreendem aos mais exigentes visitantes.
O Duomo, a belíssima catedral gótica, é um dos mais conhecidos cartões postais da cidade, capital da Lombardia e uma das mais fascinantes cidades italianas.
Logo ao lado está a exuberante Galleria Vittorio Emanuele com suas luxuosas lojas de grife, cafés e sua cúpula de vidro impressionante.
Capital da região da Toscana, Florença é surpreendente, sua arquitetura preservada e sua rica história fazem deste destino um dos que mais recomendo.
O Duomo, catedral projetada por Brunelleschi, é um dos pontos centrais da cidade e, com certeza, uma das imagens que fazem parte das melhores memórias dos visitantes.
Outros pontos altos e imperdíveis são: a Piazzale Michelangelo, Ponte Vecchio, Palazzo Vecchio, Palazzo Pitti e se perder a pé pela cidade. E calma que tem mais destinos imperdíveis na Itália para te apresentar!
A Sylvia do Blog Lugares de Memória escreveu sobre a Ponte Vecchio: uma charmosa mistura de estilos e memórias. Confira para saber mais sobre esta grande atração de Florença.
Outro destino imperdível na Lombardia é a cidade de Como, que tem entre suas maiores atrações os passeios de barco pelo lago de mesmo nome.
Fomos conhecê-la de trem em uma viagem de aproximadamente 1 hora, foi muito especial, principalmente pelo passeio de barco parando nas aldeias às margens do lago e também pela visita encantadora à Brunate, de onde pudemos ter uma bela vista da cidade e região, que inclui até os alpes italianos.
Para subir à Brunate, pegue o funicular na estação que fica às margens do lago e tenha uma das vistas mais incríveis da Itália.
Gênova entrou em nossa vida por ser a cidade onde nosso filho estudou um período de sua formação em arquitetura. Com a desculpa de acompanhá-lo à sua nova vida, fomos conhecê-la e nos apaixonamos, temos as melhores lembranças e muita gratidão pela cidade que o acolheu tão bem.
Gênova surpreende pelo centro histórico, não muito bem cuidado, mas bastante interessante, devido aos seus famosos becos, pequenas ruelas conhecidas como vicos, onde o comércio borbulha, principalmente durante o dia.
Tem quem não goste, eu adorei, porque exibe a essência da cidade, onde a realidade se mostra de forma inusitada e sem maquiagem.
Atrações imperdíveis: O Aquário de Gênova, Porto Antico, o Bigo, o Eataly, a Via Garibaldi com seus palácios suntuosos, a Piazza De Ferrari, a Catedral de San Lorenzo, o bairro de Boccadasse, onde nosso filho morou, e o famoso pesto, uma das delícias gastronômicas da Ligúria.
Esta cidade é a porta de entrada para um dos destinos que mais amei conhecer na Itália, Portofino, devido à sua estação de trem.
Saímos de Gênova com destino à Portofino e por sorte nossa visita incluiu a belíssima Santa Margherita Ligure, um local alegre e colorido.
Da estação, pegamos o pequeno ônibus que nos levou direto para Portofino, mas na volta fizemos uma parada e percorremos a pé pela margem da praia até à estação novamente, parando para contemplar o movimento dos banhistas, os canteiros floridos e o entardecer nesta linda cidade.
Eis o destino que considero o mais bonito que já visitei na vida. Palco de uma apresentação lindíssima do tenor Andrea Bocelli, que contou com a participação de Sandy em uma canção, é uma pérola às margens do mar mediterrâneo.
Caminhamos calmamente por sua marina com grandes e luxuosos iates e paramos para almoçar em um restaurante em frente à pequena praia, precinho salgado, mas que valeu cada centavo pelo sabor e pela vista impressionante do mar e do Castelo Brown no alto de uma colina.
Fomos visitá-lo percorrendo a pé um caminho às margens do mar, pagamos 5 euros por pessoa para conhecê-lo e dele pudemos ter uma vista de 360 graus de uma das regiões mais bonitas da Itália. Quer um destino para se maravilhar? Indico Portofino!!!
Fomos conhecer Cinque Terre partindo de trem de Gênova, um destino há muito sonhado, mas que conseguimos conhecer durante nossa estadia na capital da Ligúria.
Chegamos ao Parco Nazionale delle Cinque Terre, Patrimônio da Unesco, e fomos adquirir nossos bilhetes que dá direito à acessar os vilarejos utilizando os trens que passam de tempos em tempos, subindo e descendo deles sem ter que comprar outros bilhetes.
As famosas “terres” são: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare, todas às margens do mar mediterrâneo e repletas de casinhas coloridas agrupadas tão próximas que formam um interessante conjunto arquitetônico. Amei!
Veneza dispensa apresentações, um dos destinos mais cobiçados e procurados por turistas do mundo inteiro, e merece mesmo a fama que possui.
Atrações imperdíveis: Praça de São Marcos, Basílica de São Marcos, Torre do Campanário, Tour pelo Palácio Ducal, Ponte dos Suspiros, Ponte Rialto, passear de gôndola ou de Vaporetto e fazer um passeio de barco às famosas ilhas próximas à Veneza.
Passamos dois dias inteiros e uma noite na cidade, e conseguimos fazer todas estas coisas, incluindo o passeio de barco à Murano, Burano e Torcello que são nossa próxima dica de destinos imperdíveis na Itália.
Um passeio e três lugares incríveis, por isto estão reunidos em uma só dica de destinos imperdíveis na Itália, conseguimos conhecer todos em um único dia e com bastante calma.
Saímos de barco de Veneza e partimos em direção à Murano, onde pudemos conhecer uma das tradicionais fábricas de vidros e a loja que vende estes objetos tão admirados.
Assistimos à uma apresentação da produção de um objeto e seguimos para a loja, não compramos nada, porque achamos os preços bem altos, mas gostamos muito do que vimos.
Depois de Murano, seguimos de barco para a próxima ilha, Burano, que tem como características as casas coloridas às margens do canal e a produção de bordados e rendas.
Várias lojas espalhadas pela centrinho histórico oferecem seus produtos, apresentados em desenhos coloridos e com qualidade inigualável.
As portas das casas são enfeitadas com leves cortinas e flores, criando um cenário delicado e característico.
Partimos em seguida para a bucólica Torcello, que muito nos surpreendeu. Partindo do pequeno cais, seguimos por um canal emoldurado por casas coloridas e pequenas pontes que interligam suas margens.
O canal nos leva à uma singela igreja em estilo veneziano bizantino, a Igreja de Santa Fosca, um local de paz e contemplação, rústica e bucólica. Vale muito a pena conhecer!
Gostou de nossas dicas de destinos imperdíveis na Itália? Esperamos que te surpreendam e te inspirem a conhecer em uma viagem à este país admirável.
Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes com o tema “Top 10”. Confira abaixo a seleção dos Top 10 de outros blogueiros amigos, vale a pena conferir:
Vamos Por Aí – O que fazer em Porto Seguro – 10 melhores passeios
Blog Viagem e Cura, por Luana Lôpo – Top 10 lugares para viajar sozinha no exterior
Oncotô Travel – Top 10 Melhores Destinos de Inverno na Europa
Vamos viajar pra onde agora – Top 10 em Arraial do Cabo
Elizabeth Werneck – Cunha, SP: 10 atrações imperdíveis + Dicas de Viagem
Mulher Casada Viaja – 10 Coisas para Fazer em Paraty
Uma Viagem Diferente – 10 Cidades para Conhecer no Uruguai
6 Viajantes – Top 10 aplicativos para viajar com crianças
Across The Universe – 10 Cachoeiras incríveis e próximas de Brasília
Dani Turismo – top 10: o que fazer em Jericoacoara?
T+M – Conheça as 10 principais vantagens de ter cidadania portuguesa
Bodega Casa Vigil (El Enemigo) é uma vinícola renomada localizada no coração de Mendoza, Argentina,…
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…