Marken

MARKEN – Entre tamancos e flores

Após conhecermos Zaanse Schans, partimos para Marken, a segunda parada do nosso passeio ao interior da Costa Oeste da Holanda do Norte, e as surpresas e belezas só foram aumentando.
Pensa em um lugarejo super tradicional, florido e tranquilo nos Países Baixos. Pensou? Acertou, é Marken, uma antiga vila de pescadores, que hoje vive do turismo.

Logo na chegada, fomos recebidos por
este enorme canteiro de rosas

Marken já foi uma ilha e hoje é uma península, depois que o homem a interligou à Volendam através de um dique. Possui aproximadamente dois mil habitantes que mantêm as tradições e se orgulham disto, vestindo os trajes e tamancos típicos.

Esta ponte nos levou ao nosso destino

Nosso objetivo principal foi visitar uma fábrica de tamancos de madeira, programa mais do que obrigatório para quem visita a Holanda, não é? Fomos, vimos e gostamos. Mas não foi só isto que nossa passagem por Marken nos reservava.
A localidade é um charme e parece saída de contos infantis de tão perfeita, colorida e florida.

As casas parecem recém pintadas
e todas tem jardins
repletos de flores.
Tanta diversidade
que muitas eu nem conhecia
Nosso guia se divertia com nosso espanto, tamanha a beleza do lugar. Todos paravam para tirar fotos e contemplar a natureza.
Aqui ele com seu relógio, era a alegria em pessoa
Cisnes
e patos selvagens compunham o cenário,
enfeitado também pelos tamancos nas paredes,
árvores
e troncos
Chegamos rapidamente à fábrica e fomos recebidos por um rapaz que já nos aguardava para demonstrar a fabricação de um dos tradicionais tamancos de madeira holandeses.
Assim que todos entraram,
começou a explicar o processo de fabricação
Um pequeno museu expunha diferentes tipos de tamancos usados antigamente e a evolução do calçado.
Alguns decorados em alto relevo,
outros bem rudimentares
e estes só para tirar fotos.
Uma lojinha da fábrica vendia todo tipo de produto, de tamancos e tulipas de madeira aos deliciosos Stroopwafels, que meu marido diz que tem sabor de Holanda.
As tulipas e
os tamancos
coloridos
Os Stroopwafels em lindas embalagens
Finalizando a visita à fábrica, fomos direcionados para o porto de Marken, onde pegaríamos o barco em direção à Volendam, e para isto tivemos que percorrer as estreitas ruazinhas da cidade, enfeitadas de flores.
Muita limpeza,
colorido
capricho
e macieiras.
O pequeno porto é um cais com bares, restaurantes e lojas de souvenirs para que os visitantes não saiam de lá sem uma recordação; comprei dois tamanquinhos coloridos.
O porto é uma atração a parte
Mais flores, bicicletas
e um cenário de cartão postal.
O porto fica às margens do IJsselmeer, o maior lago navegável da Holanda e o maior da Europa Ocidental, com 1100 km² de área nos Países Baixos.
Entramos no barco e nos preparamos para seguir para Volendam, certos de que valeu muito a pena conhecer Marken. É um lugar para trazer junto ao coração de tão encantador, concordam comigo?
De partida
para nosso próximo destino.
Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

• Que delícia de passeio! Minha passagem pela Holanda foi rapidinha, fiquei só duas noites em Amsterdã, mas pretendo voltar assim que possível pra conhecer melhor o país.
    Ah e trouxe várias latinhas dessas de stroopwafel pra dar de presente pra família. Todos amaram!!

• Que pena que não conheceu Marken, vale muito a pena, Simone, não deixe de visitá-la quando voltar à Holanda.

• Marken foi uma surpresa tão boa pra mim também! Fui em julho, mas peguei um frio muito intenso na Europa então não estava florido, estava chuvoso. Mas mesmo assim me encantei com o lugar....

• Também fui em julho e demos muita sorte, pegamos todos os dias de sol, por isto mesmo que aproveitamos muito na Holanda. Obrigada pela visita.

Published by
Gisele Prosdocimi

Recent Posts

eSIM Internacional: O Futuro das Conexões Móveis ao Redor do Mundo

Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…

2 dias ago

Visita à Torre Grimaldina no Palazzo Ducale, em Gênova

Fizemos uma visita à Torre Grimaldina, quando fomos conhecer o Palazzo Ducale, em Gênova, Itália,…

2 meses ago

Praças de Mendoza, refúgios da cidade

Bem vindo(a) à Mendoza, uma cidade encantadora onde praças pitorescas são o coração pulsante da…

3 meses ago

Santissima Annunziata del Vastato, Gênova

A Basilica della Santissima Annunziata del Vastato é uma igreja localizada em Gênova, Ligúria, Itália.…

Museu Arte Nova de Aveiro

Chegando ao encantador Museu Arte Nova de Aveiro Foi uma ótima decisão termos escolhido Aveiro…

4 meses ago

O que fazer em Jundiaí em 3 dias

O que fazer em Jundiaí em 3 dias é o roteiro de uma Press Trip deliciosa…