Blogagens Coletivas

O que fazer com peixe em conserva de Portugal

Antes de responder à questão “O que fazer com peixe em conserva de Portugal”, vamos à origem deste produto tão rico e saboroso.

Devido à abundância de peixes em Portugal e à inclinação para as artes de pesca, surgiu a necessidade da abertura de fábricas de conservas de peixes no país.

Em 1884 existiam 18 fábricas de conservas de peixes e elas foram se multiplicando até chegarem a 400 em 1925.

A fama das conservas portuguesas percorria o mundo, devido à excelente qualidade e tradição no preparo, criando no consumidor estrangeiro uma predileção pelo produto.

Uma das mais famosas e tradicionais fábricas de conservas de peixes é a Comur, fundada em 1942, em Aveiro, e foi dessa marca que trouxemos algumas unidades para o Brasil.

Quer conhecer a cidade onde tudo começou? Todas as dicas estão em Bate e volta do Porto a Aveiro, Portugal.

Esta indústria tem em seu diferencial as lindas lojas de pescados em conserva de Portugal, conhecidas como Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, porém nem só de sardinhas vive a marca.

Além da tradicional sardinha, existe uma grande variedade de pescados, entre eles, enguia, peixe espada, polvo, salmão, atum, bacalhau e tudo que o mar tem de melhor a oferecer.

Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, no Porto

No Porto, o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa está localizado no Largo dos Loios, Nº 1, próximo à Torre dos Clérigos.

As lojas são lindamente decoradas, em ambientação com um misto de circo e de parque de diversões, coloridas, alegres e divertidas.

A loja encanta crianças e adultos

Cada lata tem um tipo de ilustração com elementos e anos que remetem à algum acontecimento importante do último século em Portugal e no Mundo.

Organização, variedade e cores

Elas ficam dispostas em pilhas que fazem parte da decoração das lojas, criando um ambiente ainda mais colorido e atraente.

É até difícil escolher o que levar pra casa!

Compramos nossas latinhas na linda loja do Porto e fizemos alguns quitutes bem gostosos com elas, e claro, sempre acompanhados de um bom vinho português.

Detalhes da lata decorada
Descrição do conteúdo e registro da data histórica

E para ilustrar sobre o que fazer com peixe em conserva de Portugal, trago uma receita com o bacalhau assado em azeite com alho, uma variação de pescado bastante apreciada por todos.

Bacalhau assado em azeite e alho

Torta de Peixe em Conserva

Massa:

3 ovos

1 xícara de leite

1 e 1/2 colher de sopa de queijo ralado

6 colheres bem cheias de farinha de trigo

1 colhes (sopa) de fermento em pó

1/2 colher (chá de sal)

Recheio:

1 sachê de molho de tomates de sua preferência

1 lata de peixe em conserva de sua preferência (bacalhau, atum, sardinha), ou até mesmo presunto fatiado ou peito de frango desfiado

Parmesão ralado a gosto para gratinar

Orégano a gosto

Modo de Fazer:

Bata os ovos com o leite. Acrescente a farinha de trigo, batendo aos poucos, e depois o queijo ralado, o fermento em pó e o sal.

Despeje a massa em um refratário untado com manteiga. Misture o molho de tomates e o peixe em conserva e acrescente por cima da massa.

Polvilhe com queijo parmesão ralado e orégano a gosto.

Leve ao forno aquecido previamente a 200 graus e deixe assar até que ao inserir um palito o mesmo saia seco.

Corte em fatias pequenas e sirva quente ou frio. É uma receita muito saborosa, além de econômica.

Garanto que fica uma delícia!

Gostou da nossa dica de receita? Se também gosta de cozinhar ou está começando a dar os primeiros passos, confira a Lista de utensílios de cozinha: do básico à cozinha completa, do blog bemafiada.com.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do grupo 8on8, cujas postagens são publicadas no dia 8 do mês e com 8 fotos.

Neste mês o tema proposto foi “O que fazer…“, o que deu bastante liberdade criativa para nossas amigas blogueiras. Confira o que elas escreveram e têm a nos mostrar nos posts abaixo:

Chicas Lokas na Estrada – O que fazer para conhecer outras culturas

Viajante Econômica – O que fazer para aproveitar seus Pontos Livelo

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

  • Adorei a receita simples e fácil de fazer. Vou testar ainda hoje. As lojas parecem ser mesmo lindas pelas suas fotos, fiquei com vontade de conhecer 😘

  • Este post me deu água na boca. Agora que já sei o que fazer com bacalhau em conserva, preciso ir lá em Aveiro comprar minhas latinhas. Não vejo a hora de conhecer Portugal.
    Amei, amiga. Beijinhos

    • Quando for à Portugal vai adorar o país, amiga, e com certeza vai trazer muitas dessas latinhas lindas na bagagem, rsrs. Beijos e muito obrigada.

  • Quanta história pode guardar uma lata de peixe!! Muito criativo o seu post sobre o que fazer com peixe em conserva de Portugal. Agora fica a missão para os leitores prepararem a receita! Um beijo!

    • Isto mesmo, Denise, quanta história em uma latinha de peixe, eu adorei visitar esta loja e comprar algumas latinhas lá. Espero que os leitores gostem da receita mesmo. Obrigada. Beijos.

  • Oi Gisele!! Eu fiquei aqui babando nessa torta de bacalhau em conserva vindo de Portugal! Já fiquei imaginando no sabor delicioso! Achei muito fofa a embalagem decorada latinha, bem criativa, e o passeio em Portugal muito encantador! Vou testar a sua receita! Obrigada por compartilhar!

  • Que fofa essa loja, Gisele! Quem diria que até sardinha em lata pode render um lugar bonito e cheio de história assim? Adorei o post contando sobre esses locais que vendem peixe em conserva em Portugal e o detalhe da receita no final, muito bom! não tenho sardinha portuguesa mas vou experimentar fazer com sardinha brasileira mesmo.

    • Oi, Cíntia, é uma loja muito divertida e bonita mesmo, uma das atrações de Portugal. Faça sim a receita com sardinha brasileira mesmo, eu já fiz também e ficou uma delícia. Beijos.

  • Que charme essa parede cheia de latas de peixe em conserva! Adorei a receita e a dica para quando voltar em Portugal!

  • Que lindas essas latinhas! Eu ia querer guardar a latinha Hehehe. Provavelmente traria bacalhau e Salmão, nossos peixes favoritos aqui em casa. Sua receita parece ser deliciosa!
    Adorei o post!!

    • As latinhas são lindas mesmo, Cíntia, pena que quando abrimos não servem mais para serem guardadas, já que a tampa se desloca da latinha, uma pena. Obrigada.

Recent Posts

Igreja Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara, MG

Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…

17 horas ago

eSIM Internacional: O Futuro das Conexões Móveis ao Redor do Mundo

Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…

1 semana ago

Visita à Torre Grimaldina no Palazzo Ducale, em Gênova

Fizemos uma visita à Torre Grimaldina, quando fomos conhecer o Palazzo Ducale, em Gênova, Itália,…

2 meses ago

Praças de Mendoza, refúgios da cidade

Bem vindo(a) à Mendoza, uma cidade encantadora onde praças pitorescas são o coração pulsante da…

3 meses ago

Santissima Annunziata del Vastato, Gênova

A Basilica della Santissima Annunziata del Vastato é uma igreja localizada em Gênova, Ligúria, Itália.…

3 meses ago

Museu Arte Nova de Aveiro

Chegando ao encantador Museu Arte Nova de Aveiro Foi uma ótima decisão termos escolhido Aveiro…

4 meses ago