O que ver no Museu do Louvre - Destinos Por Onde Andei...

O que ver no Museu do Louvre

O que ver no Museu do Louvre é uma pergunta difícil de responder, talvez a melhor resposta seria: Muita coisa, mas muita coisa mesmo e vale muito a pena!

Porém, infelizmente, nem todos tem tanto tempo assim em uma viagem à Paris para ver tanta coisa em um dos museus mais importantes e visitados do mundo.

O que ver no Museu do Louvre
Foto turística antes de visitar o Louvre pela segunda vez!

Dito isto, elaborei uma lista suscinta com 10 dicas imperdíveis do que ver no Museu do Louvre para o visitante que tem pouco tempo ou que o visita pela primeira vez. Vamos lá?

O que ver no Museu do Louvre 10 dicas

Vitória de Samotrácia

O que ver no Museu do Louvre
Vitória de Samotrácia

A Vitória de Samotrácia é uma escultura de 3,28 metros de altura que está localizada na escadaria Daru, no primeiro andar da Ala Denon, no departamento de escultura grega.

Composta por um corpo feminino alado sobre uma base que representa a proa de um navio, foi encontrada no Mar Egeu, na Grécia, na ilha de Samotrácia, de onde deriva seu nome.

Foi encontrada em 1863 em partes que foram reconstituídas por especialistas, é uma das obras mais impressionantes do Museu do Louvre na minha opinião.

O que ver no Museu do Louvre
Escadaria Daru e a Vitória de Samotrácia ao fundo

Mona Lisa ou A Gioconda

O que ver no Museu do Louvre
Este é o cenário que te aguarda na sala da Monalisa

A Monalisa ou Gioconda é a obra mais importante do Museu do Louvre, embora diante dela podemos nos questionar de onde vem tal fama.

É um quadro de tamanho relativamente pequeno (77 cm de altura por 53 cm de largura) comparado aos inúmeros que constam do acervo do museu, porém no universo da arte é a obra mais cara do mundo.

Pintada por Leonardo da Vinci no Século XVI, com uma técnica chamada sfumato, atrai milhares de visitantes anualmente ao Museu do Louvre.

Mas a gente é insistente e chegou bem pertinho dela

As Bodas de Caná

O que ver no Museu do Louvre
Quadro As Bodas de Caná

O quadro As Bodas de Caná está exposto na mesma sala da Monalisa, na parede oposta, e parece ter sido proposital sua localização, porque chama muito a atenção principalmente pelas suas proporções comparadas à obra prima de Leonardo da Vinci.

Seu colorido também chama muito a atenção, é um quadro belíssimo, pintado pelo artista italiano Paolo Veronese, onde ele retrata uma cena bíblica, onde acontece o primeiro milagre de Jesus Cristo, a transformação da água em vinho em um casamento em Caná.

Difícil não ficar bastante tempo em frente à esta grande obra, o maior quadro do museu, e se encantar com a cena magistralmente registrada pelo artista.

Vênus de Milo

O que ver no Museu do Louvre
Vênus de Milo

A Vênus de Milo foi descoberta em 1820, na ilha grega de Milos, é considerada uma das mais importantes obras primas esculturais.

Possui orifícios de fixação que sugere que ela era ornada de jóias, mais um detalhe que a torna ainda mais especial.

Representa a deusa Afrodite, deusa do amor e da beleza na mitologia grega, está localizada na sala 16 da Ala Sully, e não pode ser ignorada em uma visita ao Louvre.

O que ver no Museu do Louvre
Pertinho da Vênus de Milo

A Coroação de Napoleão

A Coroação de Napoleão é uma obra impactante

Outro quarto muito importante e de dimensões consideráveis é a obra A Coroação de Napoleão, de 1807, do artista francês Jacques-Louis David.

A obra retrata o momento da coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França, na Catedral de Notre Dame, em 2 de dezembro de 1804.

Na obra, Josefina recebe a coroa de seu marido Napoleão sob o olhar do Papa Pio VII. Uma curiosidade é que a mãe de Napoleão aparece no quadro, embora não estivesse presente à cerimônia.

A obra está localizada na sala 75, 1º andar da Ala Denon.

O que ver no Museu do Louvre
Meu marido em frente à Coroação de Napoleão

Apartamentos de Napoleão

Os apartamentos de Napoleão ficam na ala Richelieu do Museu do Louvre. Muitos acham que se trata de Napoleão Bonaparte, mas na verdade esses apartamentos referem-se ao sobrinho de Bonaparte, Napoleão III, Presidente e, posteriormente, Imperador da França.

Se prepare para ver muito luxo e ostentação em um dos ambientes mais interessantes do museu, está localizado no 1º andar da Ala Richelieu. Não perca!

Apartamentos de Napoleão
O que ver no Museu do Louvre
Com meu filho nos Apartamentos de Napoleão
Sala de jantar básica para as refeições, rsrs

Departamento de Antiguidades Egípcias

Múmias do Departamento de Antiguidades Egípcias

O Departamento de Antiguidades Egípcias conta com uma coleção rica em papiros, múmias, sarcófagos, vestuário, jóias, amuletos, etc.

É uma viagem maravilhosa ao tempo dos faraós e ao Egito que pode ser vista na Ala Denon e em salas do Cour Carré. Imperdível!

Grande Esfinge de Tânis

O Escriba Sentado

O Escriba Sentado impressiona por sua preservação

O Escriba Sentado faz parte do departamento de Antiguidades Egípcias, porém está aqui em destaque por ser uma das importantes obras do acervo do Museu do Louvre.

Adquirida pelo museu em 1854, representa um escrita durante seu trabalho, é uma das obras primas da arte do Império Egípcio Antigo. Está localizada na Ala Sully.

Túmulo de Phillippe Pot

Escultura Túmulo de Phillippe Pot

Esta obra impressionante é uma escultura em pedra calcária policromada de autor anônimo. Representa um cortejo fúnebre onde oito figuras carregam o corpo de um defunto vestido com rica armadura e capacete com viseira aberta.

Aos seus pés a figura de um cão meio leão que significam fidelidade, monarquia e supremacia. Está localizada no térreo da Ala Richelieu, na sala 210.

Cavalos de Marly

Cavalos de Marly no Cour Marly

Esta é uma das áreas mais lindas do Museu do Louvre, um grande pátio repleto de belíssimas esculturas, entre elas os famosos “Cavalos de Marly”.

Considerados uma obra-prima da escultura nacional, esculpidos por Guillaume Coustou, os Cavalos de Marly são talhados em mármore de Carrara, o que lhes concede uma beleza ímpar.

As esculturas faziam parte da decoração do Chateau Marly, antiga residência real de Luis XIV, foram levadas à Paris em 1794, durante a Revolução Francesa, para a Place de la Concorde, sendo os originais transferidos posteriormente para o Museu do Louvre.

Podem ser vistas no “Cour Marly”, na Ala Richelieu.

O belíssimo Cour (Pátio) Marly

Muitas outras grandes obras merecem destaque em uma ou mais visitas ao Louvre.

Vale a pena incluir também no que ver no Museu do Louvre: A Liberdade guiando o povo, A Balsa da Medusa, Ruínas Medievais do Louvre, Código de Hamurabi, e vários quadros de importantes artistas como Monet, Van Gogh, Picasso, Caravaggio, dentre outros.

É permitido fotografar sem flash e filmar nas dependências do Museu do Louvre, porém é importante manter uma distância segura das obras expostas. No mais, aproveite bem sua visita!

Confira mais 10 dicas especiais de blogs que eu super recomendo:

Turista FullTime – Viagem de Cruzeiro pelo Brasil: 10 Dicas Para Você se Planejar!

Uma Senhora Viagem – Doha depois da Copa Vale a Pena: 10 atrações num roteiro de 4 dias

Olívia Garimpando Por Aí – 10 Experiências Gastronômicas Imperdíveis ao Redor do Mundo

Planejando sua viagem

Planeje suas viagens com nossos parceiros e ajude o blog a te ajudar cada vez mais, e você não gasta nenhum centavo a mais por isto!

– Hospedagens com o Booking.com 

– Seguros viagens com os melhores preços e condições com a Real Seguros

– Fretamento de veículos com a Rentcars

– Chip internacional com internet ilimitada com a EasySim4U e Viaje Conectado

– Ingressos e passeios sem fila com a GetYourGuide

e muito mais, confira na lateral direita do blog, a gente agradece!

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

11 comentários sobre “O que ver no Museu do Louvre

  1. REGINA OKI

    Muito interessante sua compilação, Gi! De fato, o Louvre é gigantesco e sem uma lista das obras que você deseja ver em mãos, às vezes você acaba não conferindo o que ele tem de mais relevante!

    Já fui duas vezes ao Louvre e se tivesse levado um roteiro desses, teria me poupado tempo e energia… rsrs! Vou usar suas sugestões da próxima vez. Beijos!

  2. Olivia

    Eu acho que já ✅ as 10 dicas do que ver no Museu do Louvre, mas já salvei e dá próxima com certeza vou conferir. Eu sou muito fã desse museu e sempre que visito Paris, é uma atração obrigatória.
    Obrigada por compartilhar.

    Beijos

  3. Lilian Azevedo

    Gi, visitar esses museus tão importantes é uma aula intensiva de história. Ter um guia com uma curadoria de 10 dicas imperdíveis ajuda demais. Muitas vezes vale mais a gente se ater a poucos mas ter um olhar mais aprofundado do que olhar tudo superficialmente. Muito legal seu post! Fiquei com vontade de voltar a Paris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *