América do Sul

O surpreendente Parque das Cataratas em Foz do Iguaçu

O Parque das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foi uma das maiores surpresas que tive percorrendo este nosso grande e lindo país.

Felicidade resume!

Mas, pense em uma atração realmente surpreendente, este lugar é o Parque Nacional do Iguaçu, instituído Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, em 1986.

Pensa em uma atração maravilhosa!

A ex-primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, quando a visitou, fez o seguinte comentário: – Pobre Niágara!, comparando-a à outra atração natural que se divide entre os Estados Unidos e o Canadá.

A natureza foi muito generosa com o Parque das Cataratas

Parque das Cataratas: expectativa x realidade

Confesso que sempre achei o destino e a atração uma coisa meio sem graça, desinteressante até, pelas fotos que já tinha visto e pelos poucos relatos das pessoas que lá estiveram e não conseguiram me convencer do contrário.

Mas este mundo dá voltas, e nestas voltas que o mundo dá, fui viajar sozinha para Foz do Iguaçu e percorri a maioria das atrações que consegui, nos quatro dias em que estive na cidade.

Ingresso e mapa na mão

No dia da visita ao Parque das Cataratas, cheguei bem cedo e visitei primeiro o Parque das Aves, outra atração que não tinha muita expectativa, mas que me ganhou logo nos primeiros minutos que entrei nela.

O Parque das Aves fica em frente ao Parque Nacional do Iguaçu e recomendo demais, leia abaixo o post sobre minha visita:

Foz do Iguaçu – Parque das Aves: animais, plantas e índios

Ponto de chegada dos visitantes ao Parque das Cataratas

Como estava só, consegui uma boa alma para fazer este registro na entrada do Parque, ainda bem, porque não conseguiria fazer isto sozinha.

Chegando ao Parque Nacional do Iguaçu

Logo na entrada já vi que a estrutura é excelente para os turistas, muita organização e conforto, realmente uma ótima surpresa.

Saguão de entrada do Parque das Cataratas

Lojas, lanchonetes, toiletes, tudo para o conforto dos visitantes

Os ônibus que circulam no parque tem dois andares e amplas janelas

Os ônibus nos levam até as quedas d´água com todo o conforto, um passeio bem tranquilo e agradável, e passa em frente ao luxuoso Belmond Hotel das Cataratas.

Belmond Hotel das Cataratas

Este hotel recebe os visitantes que preferem se hospedar dentro do parque, que foi criado em 1939, e curtirem toda a natureza esplendorosa que o cerca.

Parque das Cataratas

O ônibus já nos deixa próximo às quedas e antes de chegarmos à elas, já conseguimos ouvir o ruído das águas que descem com muita velocidade, é surpreendente.

Local do primeiro contato com as quedas

Veja abaixo a minha primeira visão das cataratas, impossível não ficar maravilhada com o poder e beleza da natureza.

Parque das Cataratas, uma maravilha de cenário!

Quanto mais eu ia andando, mais eu me encantava, realmente surpresa com o que estava vendo, tão diferente em grandeza e beleza, em comparação às pequenas fotos que eu já havia visto, não se compara estar ali e presenciar tudo ao vivo.

Passarelas ao longo do parque

Ao todo são 275 quedas d´água ao longo dos 2,7 Km do Rio Iguaçu. Várias delas possuem entre 64 a 82 metros de altura.

Um arco íris de brinde

Quem se arriscaria a procurar o pote de ouro no fim do arco íris?

Vários pássaros sobrevoam as quedas, alheios à densa neblina que sobe e cobre como um véu branco, partes das cataratas, um verdadeiro espetáculo.

A Garganta do Diabo

O local de maior concentração de turistas é a Garganta do Diabo, onde uma passarela leva os turistas bem no meio das quedas, realmente uma experiência maravilhosa.

No lado de fora do parque, ambulantes vendem capas de chuva para serem usadas exatamente nesta área, e elas são muito úteis.

Tratei de comprar a minha e valeu cada centavo, porque embora não proteja 100%, ela evita muito que molhemos toda a roupa.

Um lindo arco íris apareceu para brindar a minha visita ao parque e enfeitar ainda mais as fotos que tirei de lá. Confira!

Arco íris na Garganta do Diabo

Encerrando a visita com chave de ouro

Depois da Garganta do Diabo, segui em direção à parte mais próxima de uma das grandes quedas, no final do percurso do parque.

Não é lindo?

Minha cara de felicidade

É ali que fica a lanchonete e o elevador que leva todos os visitantes para o alto para pegarem os ônibus de volta.

Ao longo do parque vários quatis transitam entre os visitantes, parecem dóceis, mas existem muitos casos de turistas que foram atacados quando perceberam que estavam com algo de comer.

Os quatis são uma graça, mas melhor tomar cuidado.

Portanto, todo cuidado é pouco, melhor se afastar deles, nunca se sabe o que um animal selvagem é capaz de fazer.

Quati xeretando em busca de comida.

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

Fiquei hospedada no Tarobá Hotel, uma acomodação excelente e que recomendo na cidade, pela localização, conforto e praticidade, já que existe uma agência no hall que dá todo suporte aos hospedes para aproveitarem ao máximo este destino incrível, a Combo Iguassu.

Cheguei à Foz do Iguaçu já com os ingressos e os dias dos passeios agendados, o que facilitou muito a minha vida, ganhei tempo só aproveitado tudo, sem ter que perder tempo com pesquisas ou filas. Confira no post abaixo o review da minha hospedagem no Tarobá Hotel!

Foz do Iguaçu – Dica de hospedagem com ótimo custo benefício

Booking.com

Gisele Prosdocimi

Amo viagens, fotografia e gastronomia, posto tudo aqui no blog com o objetivo de informar, registrar e compartilhar lugares e momentos maravilhosos com as pessoas que também curtem estes hobbies.

View Comments

• Olá Gisele, as cataratas de Iguaçu são incríveis, mesmo! Estive lá em 2005 e ainda recordo com saudade essa minha passagem pela região. Abraço e obrigado pelas boas recordações que me proporcionou.

• Que máximo, Filipe, sempre bom ter você por aqui, amigo. Fico feliz por ter te trazido boas recordações com o meu post. Aguarde o post do lado argentino que virá em breve. Grande abraço.

• As Cataratas são um passeio imperdível, já visitei duas vezes e voltaria com certeza, ambos os lados são incríveis.

• Concordo com você, Flávia, cada um mais lindo e interessante que o outro, tem que visitar os dois mesmo, são imperdíveis. Obrigada!

• Sem dúvida Giseli, é mesmo uma atração natural inigualável. Quando estivemos por aí, fizemos os 2 passeios, o Brasileiro e o Argentino. Foi uma imersão de beleza, água e spray pra agradar qualquer um. Lindo o seu artigo.

• Oi, Carlos Roberto, que bom que gostou do post, também visitei os dois lados e amei igualmente. Ainda vou fazer o post do lado argentino, aguarde. Muito obrigada pela visita, volte sempre.

• Gente, que vontade absuuuurda de conhecer! É um absurdo eu nunca ter ido pra foz... adorei seu post e fotos, é um desbunde da natureza, né?

• Oi Gabi, quem não conhece não imagina a beleza que é. É um absurdo mesmo, brincadeira, rsrs.
      Mas que precisa conhecer, precisa. Beijos e obrigada.

• eu amooo as cataratas! ja fui umas 5 vezes e tava pensando em visitar nesse fds! gosto muito do lado argentino tb, sao duas visões diferentes

• Também gostei muito e quero voltar, Angela, são diferentes mesmo, cada um com suas particularidades e beleza. Obrigada.

• Um destino no Brasil que me enche de orgulho! Um parque cinematográfico e com uma estrutura de primeiro mundo! Adorei rever as cataratas pelos seus olhos. Uma viagem que nunca esquecerei! Parabéns pela matéria, muito completa!

• Muito obrigada, Cris, você conseguiu descrever em poucas palavras esta atração brasileira riquíssima. Beijos, volte sempre!

• Um dos destinos mais bonitos do Brasil. Estive nesse paraíso ano passado e voltei completamente apaixonado.

• Também voltei apaixonada, Márcio, é um destino que pretendo voltar com minha família. Abraço.

• Eu simplesmente amo seus posts sobre Foz do Iguaçu, vou seguir tudoooo passo a passo quando for lá! Que maravilha de parque eim e as Cataratas são uma verdadeira obra de arte da natureza!
    Obrigada por nos proporcionar informações tão completas! Sou sua fã

• Muito obrigada, Paula Gabi, fiquei muito feliz com seu comentário carinhoso. Grande beijo, querida.

Recent Posts

Igreja Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara, MG

Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…

2 semanas ago

eSIM Internacional: O Futuro das Conexões Móveis ao Redor do Mundo

Facilidade na troca de operadoras, mais espaço nos dispositivos, maior segurança e confiabilidade, suporte a…

3 semanas ago

Visita à Torre Grimaldina no Palazzo Ducale, em Gênova

Fizemos uma visita à Torre Grimaldina, quando fomos conhecer o Palazzo Ducale, em Gênova, Itália,…

2 meses ago

Praças de Mendoza, refúgios da cidade

Bem vindo(a) à Mendoza, uma cidade encantadora onde praças pitorescas são o coração pulsante da…

3 meses ago

Santissima Annunziata del Vastato, Gênova

A Basilica della Santissima Annunziata del Vastato é uma igreja localizada em Gênova, Ligúria, Itália.…

4 meses ago

Museu Arte Nova de Aveiro

Chegando ao encantador Museu Arte Nova de Aveiro Foi uma ótima decisão termos escolhido Aveiro…