Tivemos oportunidade de conhecer a Puente del Inca em um bate e volta partindo de Mendoza, Argentina, foi uma experiência muito interessante que compartilho aqui com você.
Alugamos um veículo com nosso parceiro aqui do blog, a Rentcars, e foi uma decisão acertada, pois nos deu muita liberdade para fazermos com muito conforto e flexibilidade o Tour de Alta Montanha.
Você também pode fazer este e outros passeios em Mendoza em grupo com nosso super parceiro GetYourGuide, confira abaixo:
Quando chegamos já senti que estava em um lugar não muito frequentado, onde poucas pessoas vão, mas que tem uma energia diferente, mística e contagiante.
Deixamos nosso carro no estacionamento gratuito e passamos por um portal de pedra, não existe bilheteria, a Puente del Inca tem acesso grátis também.
Após este portal surge uma área de comércio, com barraquinhas e pequenas lojinhas com peças artesanais e materiais naturais da região.
Imagine-se em um lugar onde a natureza desenha uma paisagem surreal, onde a história se entrelaça com lendas antigas, e a beleza da Terra se revela em sua forma mais única.
Este era nosso objetivo e seguimos direto para ele, afinal era um dos locais mais desejados do nosso tour de alta montanha em Mendoza.
O paredão à nossa frente impressiona e causa até um certo medo de que algumas pedras rolem lá de cima.
Eis que aos poucos a Puente del Inca vai surgindo e a pequena igreja que fica um pouco distante dela completa a paisagem com uma aura de mistério.
Bem-vindo(a) à Puente del Inca, um dos tesouros escondidos de Mendoza, Argentina.
O que é a Puente del Inca
É uma formação geológica extraordinária, situada a cerca de 2.700 metros acima do nível do mar, aos pés da majestosa Cordilheira dos Andes.
O nome “Puente del Inca” se traduz como “Ponte do Inca” e faz referência à ponte natural de pedra que se formou sobre o rio Las Cuevas.
História e lendas
A história da Puente del Inca é tão fascinante quanto sua aparência. Ela foi usada por séculos pelos povos indígenas locais e, posteriormente, tornou-se uma parada importante para viajantes que percorriam a rota dos Andes.
Uma das lendas mais conhecidas é a do “Inca”, que, de acordo com a crença popular, teria usado as águas termais da região para fins medicinais e espirituais.
As águas termais
Uma das características mais impressionantes da Puente del Inca são as águas termais que brotam das montanhas.
Essas águas ricas em minerais criaram formações incríveis ao longo dos séculos e eram o principal motivo que atraia os hóspedes para o hotel que existia ali e que foi destruído por um terremoto.
Dicas para visitar a Puente del Inca
- Leve roupas adequadas para o clima, pois as temperaturas podem variar consideravelmente na região.
- Se hidrate bastante.
- Não se esqueça de protetor solar, pois o sol nas altitudes elevadas pode ser muito forte.
- Prove a comida local em um dos restaurantes próximos e experimente os pratos tradicionais da região, como as deliciosas empanadas que comemos e aprovamos.
Lembrancinhas da visita
Como falei acima, existe um pequeno comércio na entrada pra a atração, o que não falta são pequenos objetos que você pode adquirir se quiser trazer uma recordação dessa visita.
Eu, que amo imãs de geladeira, tratei de comprar um que achei lindo, em uma das lojinhas, quando já estávamos de saída.
A Puente del Inca é uma joia escondida na Argentina, uma mistura perfeita de beleza natural e história intrigante.
Minha visita me deixou com uma sensação de admiração pela natureza e pelo passado misterioso deste lugar.
Se você tiver a oportunidade de explorar Mendoza, não deixe de incluir a Puente del Inca em seu itinerário. É uma experiência verdadeiramente mágica que você não vai querer perder.
Conheça outros destinos interessantes pelo ponto de vista de queridas e experientes amigas blogueiras:
A Regina Oki do blog Turista Fulltime nos conta como foi o Bate e volta que fez de Aberdeen a Dundee na Escócia.
A Olívia do blog Olívia Garimpando Por Aí nos indica um ótimo Roteiro de bate e volta de Praga a Kutná Hora.
A Lilian Azevedo do blog Uma Senhora Viagem mostra tudo em Essaouira e El Jadida no Marrocos: roteiro de 1 dia.
A Adelaide do blog Turista Imperfeito nos encanta com Eguisheim, um vilarejo fofo da Alsácia.
PLANEJE SUAS VIAGENS AQUI!
Organize suas viagens com nossos parceiros abaixo e ajude o blog a te ajudar cada vez mais, e você não gasta nenhum centavo a mais por isto!
– Hospedagens com o Booking.com
– Seguros viagens com os melhores preços e condições com a Real Seguros
– Fretamento de veículos com a Rentcars
– Chip internacional com internet ilimitada com a EasySim4U e Viaje Conectado
– Ingressos e passeios sem fila com a GetYourGuide
e muito mais, confira na lateral direita do blog, a gente agradece!
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
- Hotel Wyndham Foz do Iguaçu - 8 de outubro de 2024
- Bate e volta de Santiago à Viña del Mar - 8 de agosto de 2024
Que passeio maravilhoso, a paisagem é mesmo impressionante como você descreveu!! Adorei seu relato (adorei o artesanato também!). Um dia visitarei a Cordilheira e já coloquei a Puente del Inca na minha lista.
Abraço!
Muito obrigada, Adelaide, espero que você goste também. Beijos.
Que lugar interessante! Cada post que você publica sobre Mendoza e arredores me faz ficar com mais vontade ainda de visitar esta região, que deve ser incrível. É muito curioso como é possível ir além do principal motivo que te levou a um determinado destino e se surpreender. E você mostrou exatamente isso com seu relato minucioso sobre essa formação geológica. Parabéns pelo relato! Beijo!
Foi exatamente isto que aconteceu, Regina, Mendoza nos surpreendeu demais por tantas opções além das vinícolas maravilhosas. Beijos.
Puente Del Inca já está anotado como um passeio para fazer ao visitar Mendoza pois adoro lugares não tão turísticos. Geralmente tem um número menor de turistas e quem vai é quem realmente admira a simplicidade da beleza da natureza. Uma experiência diferente e mais uma oportunidade de se aprender um pouco da história do povo Inca. ótima dica, Gi
Obrigada, Lilian, acho que você vai gostar sim, é bem diferente. Beijos.