Cinque Terre é uma das regiões mais lindas e visitadas da Itália. Localizada na região da Ligúria, é formada por cinco vilarejos que, em conjunto, formam o Parque Nacional de Cinque Terre, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1997. Era um sonho antigo meu conhecer a região, e consegui realizar passando um dia em Cinque Terre, na companhia de minha família.
Partimos de trem da estação Gênova Brignole, em Gênova, com destino à La Spezia, fizemos uma parada para troca de trem em Sestri Levante e prosseguimos parando em Riomaggiore, o primeiro vilarejo a ser visitado.
Chegamos em Riomaggiore e fomos adquirir nossos Cinque Terre Cards, os tickets de trem para visitar os vilarejos de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.
Adquirimos para o período de um único dia, foi suficiente para visitarmos todas as terres, porém sugiro que seja feito em dois dias, para que o passeio seja em um ritmo bem mais tranquilo.
De posse dos tickets, fizemos uma pausa para o almoço e partimos para conhecer o ponto alto da viagem.
Cinque Terre e seus vilarejos:
Riomaggiore
Riomaggiore é uma gracinha, bem a cara do que a gente espera encontrar na região logo de início. Casinhas sobrepostas e coloridas, um cais com barquinhos e o mar mediterrâneo logo ali para quem deseja fazer um mergulho ou tirar uma bela foto.
É neste local que está localizada a Via dell´Amore, um caminho para pedestres nas rochas e com vista para o mar, que leva de Riomaggiore à Manarola, mas que está interditado devido às fortes chuvas de 2012.
Obras de recuperação estão em andamento, com previsão de reabertura para o verão de 2024, segundo o Presidente da Regione Liguria, Giovanni Toti.
Manarola
Nosso próximo vilarejo foi Manarola, um verdadeiro cartão postal de Cinque Terre, também com as mesmas características de Riomaggiore.
Lotada de turistas passeando ou aproveitando um banho de mar, colorida, alegre, cheia de lojinhas com artesanato e produtos da região, um verdadeiro encanto.
Possui um caminho de pedestres parecido com a Via dell´Amore, que oferece uma vista maravilhosa do mar e da região, onde barcos deslizam enquanto banhistas se deliciam nas águas ora verde esmeralda, ora azul celeste.
Corniglia
Corniglia é a terre do meio, são duas para a esquerda e duas para a direita e embora não pareça, vale muito a pena ser visitada.
Chegamos à ela de trem vindos de Manarola e pegamos o micro ônibus que leva ao vilarejo, o ticket está incluído no Cinque Terre Card.
Os turistas também podem ter acesso ao vilarejo através da Scalinata Lardarina, uma escadaria com 382 degraus, que exige fôlego e ânimo, mas que garante uma vista maravilhosa, além de lindas fotos.
Corniglia é muito interessante, um vilarejo medieval bem típico e simpático, com estreitas ruelas, onde pudemos encontrar a rústica Chiesa di San Pietro e um belvedere com uma vista imperdível da região e do mar mediterrâneo.
Tivemos sorte ao visitarmos Corniglia, porque o dia estava lindo e pudemos assistir um belíssimo por do sol no Belvedere, onde existe um bar que serve drinks que combinam com este momento de puro prazer e contemplação.
Vernazza
Vernazza também nos recebeu com o sol se pondo ainda, o céu alaranjado enfeitava ainda mais uma das terres mais bonitas.
Ao lado do pequeno porto de Vernazza se encontra a linda Chiesa di Santa Margherita d´Antiochia, construída em 1318, em estilo Gótico Ligúrico, sobre uma rocha à beira mar.
Segundo a tradição, a igreja foi construída em outro local ao encontrar-se na praia uma caixa de madeira com os ossos do dedo de Santa Margarida. Porém, a igreja foi destruída por uma terrível tempestade que fez com que a relíquia se perdesse.
Tendo sido reencontrada tempos depois no local original, ergueu-se ali a atual e graciosa igreja, que enfeita o local de forma primorosa.
Monterosso al Mare
Finalizamos nossa viagem por Cinque Terre em Monterosso al Mare, a única que possui uma praia de areia e pequenas pedras, de nome Fegina.
O cenário é encantador, principalmente pela presença de um penhasco que divide a praia, mais um ponto de visita de turistas encantados pela região de Cinque Terre, na Ligúria.
O mar calmo e com ondas pequenas parece uma poesia que traduz toda a beleza da região de Cinque Terre, adoraria ter tido muito mais tempo para contemplar e aproveitar mais da região, mas valeu demais tudo que vi e registrei com minhas lentes.
Conheça outros Patrimônios da UNESCO espalhados pelo mundo. A Lilian do blog Uma Senhora Viagem nos convida a visitar Ait Ben Haddou no Marrocos: maravilhoso Patrimônio da UNESCO.
Já a Adelaide do blog Turista Imperfeito nos impressiona com um Roteiro na Sicília Barroca: as cidades do Patrimônio UNESCO.
A Regina Oki do blog Turista Fulltime nos revela um Rio de Janeiro Patrimônio Cultural, imperdível, não é?
O blog Olívia Garimpando Por Aí nos presenteia com Angkor Wat no Camboja, Patrimônio Mundial UNESCO, fantástico.
- Onde comprar vinhos em Mendoza - 8 de dezembro de 2024
- Bodega Casa Vigil (El Enemigo), Mendoza - 22 de novembro de 2024
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
Cada dia com mais vontade de visitar! Obrigada por compartilhar tanta coisa boa!
Oi, Patty, que legal que gostou, fico muito feliz. Espero que quando puder visitar Cinque Terre possa aproveitar tanto quanto nós. Obrigada pelo comentário, grande beijo.
Cinque Terre na Ligúria esta na minha lista de desejos. Já estive duas vezes na Itália, mas não conheci essa região. Já salvei seu post para não perder nenhuma dica.
Obrigada por compartilhar.
beijos
Eu que agradeço pela visita, Olívia. Tenho certeza de que irá gostar muito também, beijos.
Sem dúvidas um dos destinos mais icônicos da Itália!
Tudo é bonito: os vilarejos, a paisagem, as trilhas.
Obrigada por compartilhar essa experiência de viagem!
Icônico mesmo, Adelaide, amei. Eu que agradeço pela visita!
Gi, eu me inspirei em você ao visitar Cinque Terre. Lembro que vc me deu todas as dicas de como fazer para visitar. Não visitamos Corniglia pois no dia interdditaram A por causa de um problema no trem. Agora, mais uma vez, estou matando as saudades desse lindo lugar através de seu post. Realmente uma visita imperdível!
Fico feliz que tenha te inspirado e ajudado, Lilian, conte sempre comigo, amiga. Grande beijo e obrigada.
Que delícia de post, Gi! Também visitei Cinque Terre em apenas um dia e concordo com você que dois dias teriam sido perfeitos para aproveitar tudo o que estes lindos vilarejos têm a oferecer.
Você e sua família ainda conseguiram pegar o pôr do sol. Eu nem isso, porque estava em um cruzeiro e tinha que voltar para o porto com medo de perder a saída do navio! rsrs
Espero poder um dia voltar com mais calma. Parabéns pelo post! Super completo e cheio de fotos lindas. Beijão!
Que pena, Regina, bom motivo para voltar sim e completar esta viagem maravilhosa. Beijos.