No centro histórico de Braga, capital da região do Minho, em Portugal, se encontra o lindo Jardim de Santa Bárbara, um espaço público municipal, de fácil acesso e com inúmeros canteiros repletos de flores.
Esta foi uma das grandes surpresas que Braga nos presenteou, além, da maior atração, o Santuário do Bom Jesus do Monte, principal motivo de nossa visita à cidade.
Confira nossa visita ao maravilhoso Santuário de Bom Jesus do Monte.
Quando chegamos nem acreditei na magia do lugar, um jardim tão bem cuidado e com flores de diversas espécies, muita cor e beleza por todos os lados.
Uma construção em estilo medieval trás mais estilo ao espaço, criando um cenário de contos de fadas.
Trata-se do Paço Episcopal Bracarense ou Paço Medieval de Braga, como é mais conhecido, hoje ocupado pela reitoria da Universidade do Minho.
O antigo Paço está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1967 e foi construído em fins da Idade Média por iniciativa dos arcebispos D. Gonçalo Pereira e D. Fernando da Guerra, nos Séculos XIV e XV.
O Jardim de Santa Bárbara ocupa um espaço do tamanho de um quarteirão, seus canteiros em formas geométricas trazem um toque encantador ao lugar.
Os visitantes do Jardim de Santa Bárbara passam bons momentos sentados nos bancos ou caminhando entre os canteiros, parece que por ali ninguém tem pressa, inclusive eu e meu marido, que adoramos o lugar.
No centro do espaço, um chafariz atrai muitos curiosos, sobre ele paira a imagem de Santa Bárbara, que dá nome ao jardim.
Santa Bárbara era a filha única de um rico e nobre habitante da antiga cidade de Nicomédia, atual Izmit, na Turquia.
Seu pai temendo que ela fosse corrompida pela sociedade corrupta da época, decidiu trancá-la em uma torre.
Por ser muito bela e rica não lhe faltavam pretendentes para casamentos, porém ela sempre recusava todos que se apresentavam.
Convencido de que as recusas da filha eram devido ao distanciamento da sociedade, seu pai permitiu que ela fosse conhecer a cidade, quando então ela teve contato com cristãos e tomou conhecimento dos ensinamentos de Jesus.
Vendo sua filha convertida à nova fé, diferente da Religião da Roma Antiga, decidiu entregá-la ao prefeito Marciniano que a mandou torturar com o objetivo de fazê-la renunciar.
Diante da recusa, Santa Bárbara teve seus seios cortados e foi levada para fora da cidade, onde seu pai a degolou.
No momento que a cabeça de Santa Bárbara caiu ao chão, um trovão estrondou no céu e um relâmpago atingiu seu pai, Dióscoro, que morreu imediatamente.
Por este motivo, Santa Bárbara é conhecida como “protetora contra os relâmpagos e tempestades”, e Padroeira dos mineiros, artilheiros e todos que trabalham com fogo.
Santa Bárbara ainda é uma santa muito popular, principalmente no Brasil e em Portugal.
Conheça outros jardins lindos pelo mundo pelo olhar de blogueiras amigas do grupo 8on8:
Travel Tips Brasil – Explorando 1 Campo de Lavanda na Washington Island, Wisconsin
Dani Turismo – Jardins no Rio de Janeiro – ensaio gestante
Entre Mochilas e Malinhas – Como é o Olival em Cunha
PLANEJE SUAS VIAGENS AQUI!
Organize suas viagens com nossos parceiros abaixo e ajude o blog a te ajudar cada vez mais, e você não gasta nenhum centavo a mais por isto!
– Hospedagens com o Booking.com
– Seguros viagens com os melhores preços e condições com a Real Seguros
– Fretamento de veículos com a Rentcars
– Chip internacional com internet ilimitada com a EasySim4U e Viaje Conectado
– Ingressos e passeios sem fila com a GetYourGuide e Civitatis
e muito mais, confira na lateral direita do blog, a gente agradece!
- Onde comprar vinhos em Mendoza - 8 de dezembro de 2024
- Bodega Casa Vigil (El Enemigo), Mendoza - 22 de novembro de 2024
- Porto Antico di Genova, Italia - 8 de novembro de 2024
Nossa Gi que lugar lindo o jardim de Santa Barbara em Braga! Muitas flores coloridas, é perfeito para registrar belas fotos, hein? E ainda é um local rico em história. Bela dica!
Beijos
Mari
É um lugar fascinante mesmo, Mari, vai gostar de conhecer se tiver oportunidade. Beijos.
Tão incrível a experiência de viajar na Primavera! Acabo viajando mais no Outono.
Braga e seus encantos… tantos lugares fascinantes para desbravar em Portugal.
Braga é uma das cidades que mais gostei de conhecer em Portugal, é muito linda mesmo e cheia de flores.Beijo.
Que história triste a de Santa Barbara, Gisele! Mas acho que assim eram as histórias de todos os santos antigos… Em compensação, os jardins em sua homenagem são mesmo incríveis de lindos! Adoro passear em lugares assim, ainda mais com tanta história por trás.
É uma história muito triste mesmo, Cíntia, também fiquei impressionada quando tomei conhecimento. O jardim é mesmo maravilhoso, fiquei fascinada também. Beijos.
Adorei essa experiência de viagem de Puente del Inca, num bate e volta de Mendoza, Argentina. A descrição da Puente del Inca como uma joia escondida que combina beleza natural e história intrigante é muito interessante. Essa experiência me transportou para a sensação de admiração pela natureza e pelo passado misterioso do local. Sem dúvida, a Puente del Inca é um destino imperdível para quem explora Mendoza. Obrigada por compartilhar essa experiência.
É sim uma experiência muito diferente e interessante, Olívia. Obrigada, querida.