Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Destinos Por Onde Andei...

Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal

Braga é uma das cidades que mais gostei de conhecer em Portugal, e o Santuário do Bom Jesus do Monte foi a “cereja do bolo” em nossa visita à cidade.

A imagem abaixo é a mais fotografada e divulgada quando o assunto é o Santuário do Bom Jesus do Monte, mas neste post você vai ver muito mais desta espetacular atração de Braga. Vem comigo?

Escadaria do Santuário do Bom Jesus do Monte

Como chegar ao Santuário do Bom Jesus do Monte

Saímos de comboio (trem) da Estação São Bento, na cidade do Porto, rumo à Braga, em um trajeto que durou aproximadamente 1 hora, e logo em frente à estação, pegamos o ônibus que nos levou ao Santuário.

As linhas de ônibus 12 e 88 são as que levam ao Santuário, mas os visitantes também podem ir de automóvel, porque existe estacionamento no local.

Para conferir os horários e valores dos comboios e dos ônibus que levam ao local, acesse os sites Comboios de Portugal e Transportes Urbanos de Braga.

Nosso ônibus nos deixou perto da estação do Elevador do Bom Jesus, um antigo funicular com sistema de funcionamento por contrapeso de água, inaugurado em março de 1882, o primeiro a ser instalado na Península Ibérica.

Estação do funicular que leva ao Santuário

Os valores dos bilhetes do funicular são 1,20 euro para subida e 2,00 euros para subida/descida.

O que ver no Santuário do Bom Jesus do Monte

Basílica do Bom Jesus

Chegando ao topo da colina, já nos deparamos com a maravilhosa imagem da Basílica do Bom Jesus, uma edificação em estilo neoclássico com planta em formato de cruz latina.

Santuário do Bom Jesus do Monte

Em frente à Basílica, pátios e jardins ricamente ornamentados com flores e esculturas, formando um conjunto harmonioso e belíssimo.

Pátios e jardins do Santuário

O Santuário do Bom Jesus do Monte recebeu a classificação de Patrimônio Mundial da Humanidade em 07 de julho de 2019, bem próximo de nossa visita, o cartaz azul anunciando o merecido título ainda estava afixado em frente à Basílica.

Basílica do Bom Jesus

Fomos conhecer o interior da Basílica do Bom Jesus e ficamos admirados com sua beleza e inúmeros detalhes.

Interior da Basílica do Bom Jesus

Acima, o belíssimo altar representando o “Calvário”, ladeado por ricas ilustrações com passagens bíblicas.

Teto da Basílica do Bom Jesus

A Basílica foi encomendada ao arquiteto Carlos Amarante pelo então Arcebispo de Braga, D. Gaspar de Bragança, para substituir a igreja que havia no local.

Suas obras se iniciaram em 01 de junho de 1784 e foram finalizadas em 1811.

Teto de uma das capelas no interior da Basílica do Bom Jesus

Estátua de São Longuinho

Uma das estátuas nos jardins é a imagem de São Longuinho em seu cavalo, um santo bastante popular em Portugal.

Segundo a crença, São Longuinho foi um dos soldados que presenciou a crucificação de Jesus Cristo, tendo se convertido depois.

Jardins do Santuário, ao fundo estátua de São Longuinho

A gruta do Santuário do Bom Jesus do Monte

Uma gruta localizada ao lado da Basílica chama a atenção de todos, por sua beleza e aparência natural.

A linda gruta do Santuário

Os visitantes podem entrar em seu pequeno interior, de onde podem ver a belíssima paisagem.

Parque do Bom Jesus

Subimos a escadaria ao lado da gruta em direção ao grandioso Parque do Bom Jesus, um recanto ideal para programas em família.

Vista do Santuário subindo para o Parque do Bom Jesus

O parque é repleto de árvores e caminhos que levam para várias direções, ótimas oportunidades para uma boa caminhada.

Parque do Bom Jesus

O lago cercado por um verde gramado faz a alegria dos casais e famílias com crianças, que alugam pequenos e coloridos barcos a remo.

Lago do Parque do Bom Jesus

O preço é de 1,50 euro por pessoa para um passeio de 15 minutos, sendo que o valor mínimo por barco é de 3 euros, mesmo para uma pessoa.

Os barcos passam por baixo de uma linda ponte que atravessa o lago, a vista é encantadora.

Ponte sobre o lago

Mirante com vista para Braga

Descemos do parque e fomos andar pelo espaçoso pátio arborizado, em um lago redondo com peixes jorrava um jato d´água que refrescava o local que é bastante frequentado pelos visitantes.

Santuário do Bom Jesus do Monte

Neste local fica o Hotel do Elevador, ideal para quem quer aproveitar mais tempo no Santuário, um bar/restaurante e o mirante que oferece uma vista maravilhosa da cidade.

Hotel do Elevador

Procurando outras opções de hospedagem em Portugal? Confira no Booking, o parceiro de hospedagens do blog, e ache o hotel ideal para descansar em qualquer destino.

Booking.com

Um mirante brindou nossa visita ao Santuário com uma vista esplendorosa da cidade de Braga, o dia estava lindo.

Mirante com vista para Braga, Portugal

Continuamos a passear pelo Santuário e descobrir cada cantinho que esta atração nos reservava, e foram muitas descobertas, ficamos fascinados com tanta beleza.

Tudo maravilhoso, como um colorido quebra-cabeças, todas as peças se encaixando perfeitamente, amei este lugar.

Santuário do Bom Jesus do Monte

Confira as excelentes dicas da Ruthia do blog Berço do Mundo: Comer em Braga, Roteiro Gastronómico.

Escadório do Bom Jesus

O Escadório ou Escadaria do Bom Jesus é um conjunto de degraus e pátios que se entrelaçam como uma longa trança, que começa na Basílica e termina no Pórtico do Bom Jesus.

É denominado de Via Sacra do Bom Jesus, por onde foram construídas 17 capelas e várias fontes, um caminho de entrada e saída do Santuário com uma vista linda da cidade.

Muitos visitantes optam por subir os degraus em vez de pegarem o funicular, nós preferimos subir por ele e descer pela escadaria.

Escadório do Bom Jesus

Fomos parando e admirando tudo que se exibia pela escadaria; cada fonte, capela, escultura, um rico e elaborado trabalho.

Santuário do Bom Jesus do Monte

Ao final da escadaria, nossa alegria por termos conseguido usufruir tanto de uma das atrações mais importantes de Braga.

Abaixo, com meu marido e grande companheiro nesta aventura pelo Santuário do Bom Jesus do Monte; em seguida, tomamos o ônibus novamente e seguimos para a estação de Braga, onde pegamos nosso comboio para o Porto.

Realizados pela visita especial ao Santuário do Bom Jesus do Monte

Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo Pequenos Grandes Viajantes com o tema Lugares Religiosos. Venha viajar para destinos incríveis com os outros blogueiros, acessando os posts abaixo:

Vamos viajar pra onde agora – Santuário de Fátima em 1 dia

Across The Universe – Igrejas de Brasília: 7 templos icônicos para conhecer na capital

Dani Turismo – Turismo Religioso em Minas Gerais

Mulher Casada Viaja – Catedral de Amalfi: relíquia entre paisagens arrebatadoras

6 Viajantes – Praça do Templo de Salt Lake City. Visitando a sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Chicas Lokas Viagens Os 4 mais Belos Santuários em Minas Gerais

Viajante Móvel – Madonna della Corona, Itália – incrível igreja encravada na rocha

Uma Viagem Diferente – Os Principais Templos em Bangkok

Recordações de Viagens – Necrópole do Vaticano e o túmulo de São Pedro

Gisele Prosdocimi
Últimos posts por Gisele Prosdocimi (exibir todos)

29 comentários sobre “Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal

1. Pingback: Santuários em Minas Gerais | Chicas Lokas na Estrada | Dicas de viagem

2. Pingback: Catedral de Amalfi: relíquia entre paisagens arrebatadoras

3. Pingback: Santuário Nacional de Aparecida - O Maior Templo Mariano do Mundo

4. Pingback: Necrópole do Vaticano e o túmulo de São Pedro - Roma

5. Zudi Dadalt

Oi Gi, adorei seu passeio. Quero muito conhecer o Santuário do Bom Jesus do Monte e espero fazer isso em breve. Já passei por Braga duas vezes, mas em nenhuma deu tempo de ir até lá. Não fazia ideia da existência do Parque do Bom Jesus e que ainda possui um lago onde dá pra alugar barcos a remo. Parece ser um passeio fantástico e que muitos braguenses devem ir. Lindas fotos!

6. Angela Martins

Quero muito voltar em Portugal. Estive no Porto mas não consegui ir em Braga. Adorei as dicas do post! Muito interessante esse Santuário do Bom Jesus do Monte. A arquitetura é linda. Essa escadaria chama atenção!

7. Helen Pusch

Que lugar lindo esse Santuário do Bom Jesus do Monte, essa escadaria é maravilhosa! Merecidíssimo o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

8. Pingback: Os Principais Templos em Bangkok - Uma Viagem Diferente

9. Marcia Picorallo

Parabéns pelo post super completo, Gisele! Já vi muitas fotos e li sobre o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, mas não sabia deste lago, por exemplo. Que lugar delicioso! Eu também usaria o funicular e desceria pelas escadas ehehe

1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

Oi, Márcia, muito obrigada, fico feliz que tenha contribuído com mais informações sobre o Santuário do Bom Jesus do Monte. É um lugar que vale a pena conhecer, recomendo sim que suba de funicular e desça pelas escadas, seus joelhos vão agradecer e você vai conhecer os dois trechos de acesso ao Santuário. Beijos.

10. Diego Arena

Achei esse santuário bem bonito, principalmente com esse visual de arvores roxas na lateral que dao todo um charme ao local! Quero conhecer Braga em breve, quem sabe 2021 se tudo der certo.

11. Hebe

Gi, que delicia esse post sobre o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, estive em junho do ano passado e fiquei maravilhada com o lugar. Foi muito bom rever agora com outros olhos.

12. Polliana Ribeiro

A escadaria já impressiona, a gruta também é muito diferente. Estou encantada com o Santuário do Bom Jesus e nunca tinha lido sobre ele.

13. Danielle

Tenho uma amiga que mora em Braga e está adorando a rotina portuguesa! Adoro quando leio depoimentos onde o turista se vira bem por conta própria, pegando ônibus local.

Eu, geralmente, alugo carro, pois já estou acostumada a dirigir por horas nas estradas da vida.. kkk.. mas em alguns casos, acaba sendo chatinho ainda ter que procurar um lugar para estacionar o carro com segurança. Se eu tiver uma nova oportunidade em Braga, vou tentar usar mais os trens e ônibus.

1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

Oi, Dani, viajar de carro é ótimo também, mas o transporte público em Portugal é excelente, então realmente nos libera quanto à necessidade de acharmos estacionamentos.
      Se tiver chance de voltar à Braga, recomendo que use os trens e ônibus, vale muito ao pena e os preços são ótimos.
      Adorei o “dirigir por horas nas estradas da vida”, não existe coisa melhor, rsrsrs.

14. TÁBATA Cristina Batista

Que Santuário lindo! Essa escadaria, é uma verdadeira obra de arte. A gruta também me pareceu bem bonita. Parabéns pelo post, me deixou com muita vontade de conhecer o Santuário.

15. Ruthia Portelinha

O Santuário do Bom Jesus é lindo e o parque muito agradável para passear. Os bracarenses gostam de subir o escadório como exercício físico. Eu também já fiz, mas normalmente levo carro e terminamos a tarde a comer um gelado com vista sobre a cidade

16. Sil Mendes

Nossa, como é bonito e diferente o Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga. Os jardins são bonitos , parecem bem cuidados e as escadarias são realmente impressionantes. Quero conhecer.

17. Carolina Belo

Gisele! Estava aqui visitando seu blog e eis que me deparo com este post!!! Foi ótimo poder conhecer um pouco sobre este Santuário, pois eu faço um tour que passa por uma Igreja de Bom Jesus do Monte (e ela foi inspirada nesse local!).
    Que bom que vocês foram espertos e subiram de funicular e desceram pelas escadas, ha ha ha…
    Um super beijo e parabéns pelo post!
    Carolina

1. Gisele Prosdocimi Autor da Postagem

Que bacana, Carol, este Santuário é maravilhoso, você precisa conhecer também. Ficamos admirados com toda beleza que este local reserva aos visitantes, é realmente encantador. Grande beijo e muito obrigada pela visita.