Este é um dos relatos mais emocionantes da minha vida, o dia em que finalmente conhecemos uma das atrações mais lindas da Itália e conseguimos fazer um passeio de barco pelo Lago de Como.
Era um sonho antigo, e como todo sonho, a gente imagina que não passará do desejo e da imaginação, mas eis que surge a oportunidade e o sonho se transforma em realidade.
Esta é a história deste dia especial e desta experiência maravilhosa que compartilho agora com você, provavelmente um(a) apaixonado(a) por viagens, como eu.
Retornamos à Itália para acompanharmos inicialmente nosso filho que faria um semestre de sua faculdade em um intercâmbio entre as universidades de Arquitetura da PUC Minas e da Universitá Degli Studi di Genova.
Uma das cidades de nosso roteiro pela Itália foi Milão, de onde partimos para conhecer outras regiões e cidades que desejávamos fazia algum tempo.
Em Milão, pegamos o trem para um bate e volta, partindo da estação Milano Centrale, com destino à Como, também na região da Lombardia.
Na chegada fomos conhecer Brunate, subindo de Funicolare, na pequena estação que fica localizada na Piazza Alcide de Gasperi, 4. Funciona todos os dias das 6h às 22:30h, sendo que aos sábados e verões, até meia-noite, com partidas de 30 em 30 minutos.
Confira toda nossa experiência em Brunate, a varanda dos Alpes e San Maurizio e seu Faro Voltiano.
Em seguida fomos fazer o passeio de barco pelo Lago de Como, com um roteiro de aproximadamente uma hora, passando pelas comunas que cito abaixo.
Nossa primeira parada foi em Tavernola, mas confesso que esta comuna não tem nada de interessante, a não ser alguns hotéis suntuosos, como o Sheraton Lake Como Hotel, que passamos em frente e parecia mesmo sensacional.
No sistema Hop-On Hop-Off, seguimos entrando e descendo do barco que passava frequentemente, à medida que nos interessávamos pela comuna que se apresentava.
Claro que todas pareciam interessantes, mas o tempo era curto para que pudéssemos conhecer todas como gostaríamos, então selecionamos a que nos pareceu mais bonita, Cernobbio, que foi nossa próxima parada, e onde dedicamos a maior parte de nosso tempo.
Cernobbio nos pareceu linda logo ao desembarcarmos, e foi lá que permanecemos por um tempo maior, inclusive cheguei a comprar imãs das comunas visitadas em uma das lojinhas que encontrei por lá.
Uma estação de embarque e desembarque em ferro e vidro, recebia um número maior de pessoas também.
Foi ali que tiramos nossas melhores fotos e pudemos admirar com calma a beleza do Lago de Como que se apresentava esplendoroso em um dia lindo, que sorte a nossa.
Logo na entrada, um enorme pátio com calçamento em pedra portuguesa incluía na paisagem uma torre com os sinos de uma igreja, pequenas embarcações, árvores verdejantes, grades que beiravam o lago e as montanhas ao redor que se exibiam até ficarem quase invisíveis pela distância.
Moltrasio foi a comuna a seguir, se espremendo entre enormes paredões de pedra cobertos pela vegetação abundante e típica da região.
Não descemos, apenas ficamos observando sua beleza, já que como as outras faz parte de um belo conjunto e precisaria de mais tempo para ser explorada.
Torno me pareceu tão acolhedora, mas seria necessário mais tempo para entrarmos e percorrermos suas ruazinhas estreitas.
Nos contentamos em ficar no seu pequeno cais à espera do próximo barco, admirando a arquitetura típica da região e o movimento dos barcos no Lago de Como.
Chegamos à Urio e nem descemos da embarcação, me pareceu bem pequena, principalmente pelo local onde os barcos atracavam para deixar e pegar os passageiros.
Somente uma pequena passarela de metal unia a comuna ao barco, não chegou a nos interessar e ainda tínhamos que conhecer Como, que nos parecia bem mais interessante e realmente foi.
Fomos presenteados pelo espetacular por do sol, finalizando nosso passeio de barco pelo Lago de Como, me sentindo privilegiada por ter realizado este sonho e poder compartilhar com todos que também desejam conhecer este lugar incrível.
Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo [8on8], na qual postamos sobre o mesmo tema, com 8 fotos e sempre no dia 8 de cada mês.
Confira abaixo as dicas das queridas amigas blogueiras sobre o tema deste mês, “Água“, e aproveite bastante as sugestões em suas próximas viagens:
Chicas Lokas da Estrada – Praia da Lua e Praia da Ponta Negra em Manaus
Entre Mochilas e Malinhas – Como conhecer as praias de Castelhanos e Bonete em Ilhabela
Mulher Casada Viaja – Bellagio no Lago Como: o que fazer e outras dicas
Let’s Fly Away – Fervedouros do Jalapão: tudo você ter uma incrível experiência [8on8]
Bodega Casa Vigil (El Enemigo) é uma vinícola renomada localizada no coração de Mendoza, Argentina,…
Porto Antico di Genova (Porto Antigo de Gênova) é uma área portuária linda, histórica e…
Ficamos hospedados no Hotel Wyndham Foz do Iguaçu, e considero que foi uma excelente escolha…
Fizemos um bate e volta de Santiago à Viña del Mar, que considero um dos…
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos, localizado em Santiago, Chile, é uma instituição…
Altar da Igreja Matriz de Santo Antônio Em uma viagem à Catas Altas, cidade próxima…
View Comments
Tão bom quando a gente realiza um sonho né? Como você, tenho muita vontade de conhecer essa região que todos dizem ser muito bonita. Achei a imagem de Moltrasio especialmente atraente!
Finalizar esse passeio de barco pelo Lago de Como com um por do sol deve ter sido incrível!!!! bjus
Foi incrível sim, Analuiza, deu saudades escrevendo este post. Beijos.
Um pôr do sol espetacular no Lago Como é um encerramento perfeito para um lindo passeio de barco. Uma ótima sugestão de bate-volta de Milão. Como viajar de trem é prático, não é? Quem dera haver essa opção por aqui no Brasil.
Muito prático, Lulu, é uma das coisas que sempre comento, seria maravilhoso se tivéssemos esta estrutura para viagens no Brasil.
Como é bom realizar um sonho, não? Ainda mais um sonho incrível desses rsrs Sempre que leio e vejo fotos do Lago de Como fico encantada com as paisagens. Adorei saber que o passeio é hop on hop off, assim dá para conhecer um pouquinho de todas as paradas.
Tem vários tipos de passeios de barco pelo Lago de Como, Cíntia, este é somente um deles e nos agradou bastante. Quando for conhecer, não deixe de escolher o que mais te agrada e aproveitar tanto quanto nós. Beijos.
A viagem sonhada é sempre uma daquelas que nos rendem grandes histórias, não é? Esse pôr do sol no Lago de Como realmente deve ter sido memorável! Fiquei com vontade de conhecer esta região!! A Itália é um país que sempre despertou minha curiosidade!
Vai adorar quando for à Itália, Denise, se prepare para ficar apaixonada e querer voltar outras vezes. Beijo.